10 de maio de 2009

QUE É O HOMEM?


QUE É O HOMEM?


E QUAL É A ESSÊNCIA DO SEU SER?

Por Mario L. Pereira Dalmao

O ser humano é a obra prima da Criação de Deus, e não existe nada sobre a Terra superior a ele. É o mecanismo físico mais complexo e singular que jamais se tenha desenhado. O estudo de apenas um gene deixa aos cientistas tão extasiados que nenhuma outra coisa neste mundo pode criar emoções tão intensas. E ainda no século XXI conheceremos novas descobertas fantásticas sobre este ser que não sabe o que é, nem qual é o seu propósito sobre a terra e vive de forma errada e sem rumo, porque rejeitou o Manual de Instruções que lhe ensina como funciona, para que foi criado e o seu inigualável destino.

Quer saber isto?

No momento em que estava escrevendo as primeiras palavras deste estudo, lembrei-me da minha maior paixão quando estudava no ginásio: Filosofia. E lembrei-me dos meus grandes professores Ismael Rodríguez, Ida Bush e outros tantos aos quais dedico este estudo e esta homenagem, porque simplesmente mergulhávamos horas e dias inteiros nos mais profundos estudos sobre esta matéria.

Éramos verdadeiros apaixonados pelo ser HOMEM e intentávamos achar a melhor resposta para as intrigantes perguntas que ainda os homens se fazem: Que é o homem? De que está composto? De onde veio? E para onde vai?

Ao longo dos últimos 2.500 anos os filósofos intentaram achar a verdadeira, absoluta e única resposta. Depois de tudo, esse é o objetivo da Filosofia: achar a VERDADE. Mas, todos os filósofos até hoje, não a acharam, porém acharam algumas verdades que parecem válidas por algum período de tempo, e que são trocadas por outras, que também são efêmeras.

Tivemos em conta a todas as escolas filosóficas, desde os mais primitivos, até os do século XX. Nenhum ficou sem ser analisado e estudado. Nenhum teve a resposta.

O homem pode estudar as mais complexas estruturas do seu corpo, seus genes, o código genético, tecidos, nervos, sua mente, órgãos, fisiologia, metabolismo, mas ele mesmo em si, não sabe o que é.

Pode criar as mais complexas máquinas, conquistar o espaço ou explorar as profundezas dos mares, mas não sabe resolver problemas pessoais. Pode criar qualquer coisa, porque tem o dom de planejar e executar, mas não conseguiu instalar uma sociedade estável e justa, que satisfaça as necessidades básicas (educação, saúde, moradia e trabalho) e nunca viveu em paz.

Os governantes se reúnem para planejar como podem lograr a Paz Mundial e como resultado, se envolvem numa gigantesca guerra que arrasa às nações. Eles falam de paz, de fato, a procuram, mas só sabem fazer a guerra. Falam de Justiça, mas a sociedade aumenta em delinqüência, imoralidade, corrupção e impunidade.

Na medida em que a ciência progride aumentam os problemas e cada vez temos mais fome, mais epidemias, menos hospitais, menos empregos, mais inflação, menos educação, mais violência e mais moradores de rua.

Com meus professores limos todos os livros e vasculhamos todas as bibliotecas e sempre chegávamos ao mesmo ponto e à mesma interrogante: Por quê o homem não pode solucionar seus problemas? Por quê nada dá certo com ele? Por que não acha seu destino? Por quê não sabe o que é? Por quê não sabe os motivos da sua existência? Qual é à sua origem? Qual é o destino derradeiro da Humanidade? Que há depois da morte?

Queridos professores: houve um livro que havíamos desprezado. Lembro-me que nos referíamos a ele com desprezo, pois acreditávamos que ali só haviam coisas antigas, nada dignas de crédito e que julgávamos que cada pensador, por pior que fosse, era melhor que aqueles ignorantes profetas. Até hoje, quem lhes dá valor? A mínima menção desse livro nos tildava de “ignorante” e nenhum de nós queria passar como tal. Não pode ser que uma pessoa que acredita em Deus e nas suas revelações, possa ser inteligente!

Mas eu mergulhei na mais espantosa crise da minha existência e no meu desespero por achar o fim daquela situação, voltei-me em súplicas a Deus porque, esgotados todos os recursos, só havia ficado Ele. Lhe pedi que me mostrasse o caminho e assim o fez. Não só fez isso, senão que também me salvou, e foi na sua Santa Bíblia que encontrei às respostas que tanto procurávamos. Os filósofos e os cientistas jamais poderão acha-las porque elas só impossíveis de serem conhecidas pelo raciocínio ou pela pesquisa científica. Elas só são reveladas por Deus a quem Ele as quer revelar.

E não as podíamos achar porque nunca lhe perguntamos a Deus. Ora, a única pessoa indicada para dar-nos as respostas era o próprio fabricante! Foi Ele mesmo que escreveu o MANUAL! Mas nós rejeitávamos propositadamente ao Criador porque tínhamos orgulho. Queríamos encontrar por nós mesmos as respostas para sermos admirados e receber todas as honras e glórias pelas maiores descobertas filosóficas. Naquelas inesquecíveis aulas, chegávamos a misturar metade Platão – metade Aristóteles, como quem prepara uma química perfeita, mas a união de mentiras não cria a VERDADE.

Vou fazer também uma homenagem ao meu professor de Literatura Sr. Jardin. Que formidável que você era! E foi você quem me ensinou a Bíblia e me transmitiu toda a paixão por ela. Apesar de ser naquela época – um ateu convicto – a Bíblia sempre me acompanhava e era meu livro de cabeceira. Mas, ensinou-me que aquele livro era apenas a Obra Máxima da Literatura.

Você falava com uma empolgação tão grande que chegava a transformar-se. Todos ficávamos em estado de êxtase. Aquelas não eram simples aulas, eram atos históricos, memoráveis que perdurarão eternamente na memória dos seus discípulos. Mas, nem você, com tantos anos de ensino falando da Bíblia, chegou a encontrar nela o Plano da Salvação e as respostas que todos os homens procuram e procuraram ao longo dos tempos.

É como si se escrevessem todas as fórmulas químicas, físicas, matemáticas e as escritas rupestres, hieróglifas e cuneiformes e se mandasse a pessoas que não sabem ler nem escrever, caminhar sobre elas. Saberiam o que está escrito ali? Porém, elas diariamente se fazem perguntas e as respostas estão ali, caminham diariamente sobre elas, mas não as podem entender. Para elas H2O e E=mC2 são apenas riscos engraçados.

Se a filosofia não encontra as respostas, a Ciência tampouco pode da-la. Por quê? Porque ela só lida com coisas materiais que podem ser vistas, medidas e pesadas e o que está dentro do homem não é material. Não teria como analisa-lo.
E a Educação? Isto deve formar parte dos estudos universitários! Acaso a medicina, a química e a biologia não estudam ao homem e aos seres vivos? Eles são os maiores especialistas em “estruturas”! Porém, nos Campus Universitários a mínima menção da palavra Deus custa a expulsão do aluno ou professor e não existe nenhuma matéria de estudo do que é o homem e qual é à sua essência.
E a Religião? Bem. Você dirá que eu estou louco se afirmar que os religiosos são os que menos sabem sobre este tema, porque apesar de serem as pessoas mais próximas de Deus, jamais admitiram seus ensinos e o que eles afirmam é o que se ensina nas aulas de filosofia de qualquer ginásio. Diariamente Platão e as doutrinas egípcias e babilônicas são ensinadas e aceitas, sem a mínima discussão. E quem não acreditar, será expulso da congregação.
Não existe nenhuma igreja cristã que tenha estudado um único livro de história ou queira saber a origem da doutrina que ensina. Dão por sentado que o que se ensina como verdade não pode, nem deve ser analisada e se ensina e aceita dogmaticamente. Assim como os materialistas dizem que “a religião é o ópio dos povos”, podemos disser que “a filosofia e as doutrinas babilônicas são o ópio que mantém às igrejas nesse estado de morte, inércia, adormecimento, frieza e letargia”.

Que método do conhecimento devemos usar para saber o que o homem tem dentro? Nenhum sistema humano seja dedutivo, lógico, racional, empírico ou tenha o nome que tiver. Jamais, nem pelos sentidos, estudo, análise ou experiência podemos conhecer. Será pelo antigo método rejeitado no Paraíso por Adão e Eva: a REVELAÇÃO DIVINA!

Que é a REVELAÇÃO DIVINA! É um conhecimento que Deus transmite por meio do Espírito Santo e que o homem aceita e vive pela aplicação dos princípios revelados! Mas, você pode ter toda a vontade de conhecer, mas para isso é necessário capacitar-se para recebe-la e só pode acontecer se Deus fizer uma operação na sua mente e lhe colocar UMA TERCEIRA DIMENSÃO! Sem ela, será como um dos tantos que ouvem, mas nada entendem.

Mas, este conhecimento não é um pacote pronto que entra na nossa mente como um programa de computador ou um disco gravado que repetimos como papagaios, dogmaticamente e sustentamos esta verdade por meio do fanatismo. Nada disso!

Desvendar uma profecia é tarefa para uma pessoa obediente e temente a Deus e nunca poderá ser feita pelos computadores, nem pelo FBI, Scotland Yard (Polícia inglesa) ou KGB (Polícia russa), embora eles podem decifrar os mais intrincados códigos da espionagem mundial.

Se estuda História desde a escola até a Universidade e as bibliotecas mundiais estão cheias de livros sobre esta matéria, mas jamais alguém percebeu a Mão Invisível de Deus determinando que os fatos históricos fossem o cumprimento de profecias pronunciadas milhes de anos atrás. Tampouco encontraram as leis que a regem. Para qualquer pessoa ela é um amontoado de datas e personagens.
Nada acontece no mundo sem que antes Deus o tenha anunciado aos seus profetas e estas profecias estão escritas na Bíblia para serem cumpridas com data e hora marcada. Existe uma cronologia bíblica e Deus cumpre a agenda – pontualmente!

Mas, nem sequer as igrejas entendem isto. Por que? Porque elas também rejeitaram a REVELAÇÃO BÍBLICA! E nenhuma delas pode dizer o que o homem tem dentro e qual é a essência do seu ser.

No primeiro dia em que pisar dentro de uma delas, lhe dirão que Jesus aboliu o Antigo Testamento e que não deve obedecer nada do que está escrito lá – a excepção do dízimo! E esquecem que os livros proféticos marcam os tempos e os fatos que acontecerão, enquanto que o Novo Testamento explica como estes fatos se tornarão realidade, sem que exista contradição entre eles!

O Ponto de Partida para achar a VERDADE

“Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor” (Efésios 2 11-21).

Somos gentios, assim que para entender uma coisa que pertence a Israel temos que sujeitar-nos à comunidade de Israel, alianças, promessas e esperanças dadas a esse povo. Temos acesso espiritual a isto por meio de Jesus Cristo quem transfere para nós as promessas e as benções pertencentes ao povo israelita que de dois povos fez um, derrubando a parede que estava no meio e que nos separava. Mas, o que confunde é que Jesus não destruiu a lei dos mandamentos, como aparentemente se afirma ali. Porque isto seria uma contradição do próprio Cristo!

“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus” (Mateus 5:17-19).

Jesus disse que não veio para destruir a lei ou os profetas, mas para que a lei fosse cumprida! Os religiosos alegam que ao morrer na cruz, todo o Antigo Testamento ficou abolido. Então; Ele veio para abolir! Se for assim, o Senhor teria mentido. E isto Ele jamais fez! Porque a lei ficará permanentemente até que o céu e a terra passem, e isto não aconteceu no dia da sua morte.

Que foi o que Ele desfez? A inimizade criada pela lei dos mandamentos, e não os Dez Mandamentos!!!

Onde, como, quando e por quem se gera a inimizade com Deus por meio da lei dos mandamentos? Por meio do pecado quando o pecador peca! A transgressão de qualquer mandamento condena a morte a quem quer que seja como único castigo (Rom. 6:23 e I João 3:4). Somos reconciliados com Ele por meio de Jesus que com seu sangue nos purifica de todo pecado e nos perdoa das nossas iniqüidades por meio da Sua Graça (I João 1:7; Efésios 2:8-9).

O que Ele matou na cruz foram as inimizades e não os Mandamentos. As ordenanças mencionadas que foram destruídas são aquelas que estavam no lugar dEle, como o sacrifício dos animais, a purificação por meio do sangue deles e os objetos do altar que representavam o processo da salvação. Agora temos acesso ao Pai por meio do único Espírito que foi prometido a Israel e que agora se nos oferece por meio do batismo pentecostal, de modo que não somos mais um povo estrangeiro, e sim concidadãos dos santos, adotados pela Família Deus [e aqui vem o mais importante, ignorado pelas Igrejas], edificados sobre o fundamento dos Apóstolos e dos Profetas, e não somente dos Apóstolos ignorando completamente aos outros.

Jesus é o autor desta obra, representando à Igreja como um edifício, um Templo Santo, feito de pedras vivas (que são os convertidos) e que tem ao próprio Jesus como Pedra Angular. Note que tanto os judeus como os gentios convertidos, formam o Templo de Deus, a Igreja, que cresce em perfeita santidade.

Por meio do Espírito Santo, lavados e santificados pelo sangue de Cristo, temos acesso ao Santíssimo, ao Trono e presença mesma de Deus e que Ele nos revele as respostas das nossas perguntas.

A Bíblia – Um livro de antigüidades ou é o
Manual de Instruções de Deus?

Ela é o Manual de Instruções enviado por Deus, onde se revela a dimensão perdida do conhecimento: o incrível potencial e futuro da raça humana. E o único livro que nos diz o que somos, de onde viemos, para onde vamos e o caminho para chegarmos lá. Esse livro o chamamos a Santa Bíblia. Ela começa com a Criação de todas as coisas no versículo 1 e uma recriação no versículo 2. Neste se nos diz que a Terra estava em completo caos e confusão e que Deus refaz um mundo destruído. Mas, por que aconteceu isto? Deus primeiro fez ao mundo em confusão e desordem, para depois faze-lo de novo? Se Ele podia faze-lo assim desde o princípio, por que não o fez?

Os cristãos dizem que nada existia 6.000 anos atrás, mas a ciência diz que o universo tem milhões ou talvez mais de um bilhão de anos. Grande parte do cristianismo se nega a acreditar que os fósseis encontrados pertenceram em verdade a um mundo antigo, enquanto a ciência afirma que houve vida sobre a Terra antes desse período, e que esses animais pré-históricos viveram milhões de anos atrás. Quem tem a razão?

Devemos crer que além do homem existe outra criação anterior a ele. A Bíblia afirma que ANTES QUE O MUNDO MATERIAL EXISTISSE foram criados OS ANJOS e que só depois deles é que foi criado o Universo e a Terra – em estado perfeito, maravilhoso e paradisíaco.

A criação angélica está composta de espírito. Deus é Espírito, mas os anjos são de um espírito diferente e não têm poder criativo. Todos eles foram feitos num mesmo instante e quando Deus ordenou – apareçam!

Como caraterística notável dos anjos, em comparação com os humanos, fora da matéria que estão criados, é que não podem reproduzir-se.

Depois de feitos os anjos, numa especial criação, fez a outro anjo, diferente de todos, ao qual dotou de grande beleza, sabedoria e poder e recebeu a categoria de querubim. Este anjo foi chamado Lúcifer, que quer dizer “Portador de Luz”, ou seja, foi incumbido de transmitir o Conhecimento, a Palavra e a Revelação de Deus. Em categoria celestial estava a apenas um degrau de Deus e cuidava o Trono Divino.

Os anjos foram postos sobre a Terra com a mesma missão de Adão – GOVERNAR A TERRA. E sobre estes anjos, Deus colocou a Lúcifer como Governante e lhe deu um Trono (o mesmo que posteriormente herdara Adão). A função dele era a mesma: governar, dominar e sujeitar toda a criação sobre a Terra.

Se fossemos comparar Lúcifer com Deus, diríamos que é apenas um centímetro a menos. A diferença está em que enquanto em sabedoria são quase a mesma coisa, são diferentes em natureza espiritual, mas Lúcifer não tem poder inerente. Todo seu poder foi dado por Deus, porque Ele só o possui e Ele o dotou de sabedoria e conhecimento e nada pode criar.

É lógico que este fantástico ser achou muito insignificante o território do seu reino. Por que governar somente a Terra? Não poderia ele governar os outros planetas? E os outros sistemas solares? Ou até os confins do espaço? CLARO QUE SIM!

E era isso que Deus queria! Mas para isso, ele tinha que saber qual foi o propósito da sua criação e por que havia sido colocado na Terra como Administrador. Ele formava parte do Governo de Deus, mas não era sozinho o Governo Mundial.

O Governo de Deus (jamais entendido pelos anjos, nem pelo homem e nem pelos religiosos), é a Administração do Caminho de Deus, ou seja, o exercício e ensino do AMOR DIVINO, que desde os céus flui e é derramado sobre os homens quando praticam os Dez Mandamentos. Já naquela época, as benções e as maldições estavam sujeitas a obediência dos mesmos. Não existe outro meio para receber a paz, a alegria, a felicidade e as grandes realizações.

Eles tinham que aprender que cada vez que obedeciam a um mandamento acontecia uma recompensa tanto na parte material, como na espiritual e assim se capacitariam para que viesse sobre eles O Espírito Santo de Deus – a Natureza de Deus e eles passariam de criaturas a Filhos de Deus. Somente depois disto, estariam em condições de receberem a herança divina – o Governo e Posse de Todo o Universo!

Olhando para a vastidão do espaço, Lúcifer não podia entender como ele, apesar de toda sua capacidade, Deus lhe havia dado para governar somente a este perdido e insignificante planeta. Achou que Deus não estava sendo justo com ele. Pensando assim ficou magoado, ressentido, injustiçado e humilhado. Planejou então uma rebelião contra o Criador e para isso disseminou seus sentimentos entre os anjos e os animou a um ataque. Uma terça parte deles aceitou a idéia e atacaram o Trono Divino, mas Deus os derrotou. Lançou a Lúcifer sobre a Terra, caindo nela com o nome de Satanás (inimigo de Deus), perdeu o trono terrestre, e seu reino (a Terra), foi totalmente destruído ficando no total estado de caos, desordem e confusão como o indica o versículo 2 de Gênesis.

Deus colocou aos anjos rebeldes em prisão, aqui dentro da Terra e recolheu aos anjos obedientes para o céu. Assim findou o Reino Angelical – num grande fracasso!

Não sabemos quanto tempo a Terra permaneceu nesse estado, até que Deus pôs em prática o segundo projeto: A CRIAÇÃO HUMANA.

Desde o versículo 3 em diante, vemos como a Terra foi restaurada no período de uma semana: as diferentes formas de vida que inclui a flora e a fauna e a capacidade reprodutiva de cada uma delas. Nenhuma foi equipada com o processo de pensar, raciocinar e tomar decisões, nem têm nenhuma capacidade ética ou moral. Depois de acabadas as criações das plantas e dos animais, no dia seguinte, fez a uma outra criatura totalmente diferente das anteriores – o HOMEM; a obra prima, o pináculo da criação!

Que é o homem?

Somente na Bíblia, o fundamento do SABER, é que o homem pode ter a revelação ao respeito dele: o que é e o motivo e finalidade da sua criação, por que está sobre a Terra, qual é seu potencial e seu grandioso destino. Em nenhum outro lugar poderá encontrar tais respostas.

Enquanto a ciência afirma que somos um macaco evoluído, a Bíblia diz que somos uma criação independente e posterior a todos os animais. Todo o que é matéria e todos os seres vivos (tanto vegetais como animais), tiveram origem pela palavra de Deus. Ele ordenou e apareceram; todas já com vida; mas não foi assim com o homem. Amassou barro; fez uma forma humana e a essa forma deu-lhe vida. Sua origem é inconfundível: do pó da terra, mas feito diretamente pelas próprias mãos de Deus, justamente para que pudesse amá-lo acima de qualquer outra coisa criada!

Assim que como matéria prima somos pó (Gênesis 2:7). Repito que este ser criado era um corpo perfeito, mas sem vida sobre a face da terra, até que assoprou ar nos seus pulmões, e este ar com seu oxigênio é o “fôlego de vida”. Assim ele começou a viver.

Todos os seres vivos tem também o “fôlego da vida”, mas já apareceram com ele no momento em que foram criados. Então, por quê se narra especialmente esse fato na criação humana? Porque cada ser vivo cumpre uma função aqui na Terra, mas o homem tem uma especial e diferente de todas as outras, e tem que aprender que sua vida tem como fonte a Deus. Cada respiração provém especialmente dEle e a tira quando quer, e sua vida perece nesse instante. Recebeu vida, não apenas para viver e reproduzir-se, senão para que possa cumprir o grande objetivo divino e ele é um instrumento, mediante o qual executa seu Plano, Propósito e Vontade. Cada vez que respira deve lembra-se disto!

Este “fôlego da vida”, origem da vida física tanto dos seres humanos como dos animais, para nada se refere, ou deve ser entendido como uma “alma imortal” no homem, nem tampouco a uma vida independente do corpo físico. Se fosse assim, todos os seres vivos teriam uma “alma imortal”, pois todos têm “fôlego da vida” .
“E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem. Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu” (Gênesis 7:21-22).

“E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gên. 2:7).

Aqui aparece a palavra “alma” e todos os que defendem a existência de uma alma como sendo um outro espírito dentro do homem, usam todos os versículos que contém esta palavra para afirmar suas supostas verdades. Porém, que está escrito no original aramaico? “Nephesh”.

Quando se traduz uma palavra de um idioma para outro, muitas vezes não encontramos uma equivalente ou simplesmente ela é mal traduzida. No caso da Bíblia isto é bastante comum. Os tradutores, acreditando previamente na existência de uma “alma imortal” e como não encontram isto na Bíblia – TORCEM – como dizia o Apóstolo Paulo, para que suas idéias prevaleçam. A palavra “alma” foi mal traduzida, pois a mesma significa “ser”. “... e o homem foi feito ser vivente”. Porque antes era um “ser morto”. Esta seria a tradução correta.

Tanto o ser humano como os animais, morrem. E eles se tornam “nephesh” mortos; ou seja, seres mortos.
Para onde vão e em que se transformam todos os seres vivos, tanto animais como humanos?
“Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó” (Ecl. 3:20).
Exatamente. Todos apodrecerão (corromperão, traduz a Bíblia) e se transformarão novamente em pó (terra). Porém, o versículo seguinte faz uma pergunta de difícil resposta:
“Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?”

Por que o homem é mortal?

Vamos a retomar o estudo dos anjos onde tínhamos ficado. O Governo de Deus deixou de administrar-se com a rebelião do arcanjo Lúcifer e da terça parte dos anjos. Este fato não impediu o propósito divino nem levou a Deus a desistir dele. Ao fracasso angélico sucede a criação do Homem para que cumpra o propósito anterior.
Assim foi criado Adão com o potencial de substituir a Satanás no trono da Terra, Mas, ele tinha que preparar-se e mostrar-se apto para exercer tão alta função. Satanás não estava morto nem reduzido a impotência. Deus não o destruiu nem lhe tirou o poder. Apenas estava fora do trono e sem ninguém para tentar ou incentivar para recuperar seu domínio.
Coube a Adão a árdua tarefa de derrotá-lo por meio da OBEDIÊNCIA! Somente assim, ele conseguiria restabelecer o caminho a Deus e Seu Governo sobre a Terra. Este Plano não foi arquitetado momentos antes da criação humana 6000 anos atrás, senão, muito antes.
“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,...” (Efésios 1:4-5).
Isto aconteceu “antes da fundação do mundo”, quando nem ainda os anjos nem a matéria haviam sido criados. Os seres divinos planejando a Criação tiveram em conta a possibilidade dos anjos pecarem, qual seria o castigo deles e quem os substituiria.
E se o homem pecasse? Ora , isto era bem possível! Se os anjos que eram de espírito pecaram não estando sujeitos as tentações carnais, é de imaginar que o homem não resistiria um segundo sequer estando constituído de uma natureza tão frágil! Então, o Plano da Redenção Humana também foi planejado.
Se o homem pecasse rejeitando o Governo Divino, ele deveria sofrer primeiro as conseqüências da sua escolha, e é isto todo que vemos neste mundo: sofrimento, morte, angústia, derrota, fome, nudez, pranto, lágrimas, enfermidades, frustrações, miséria, desânimo, guerras, etc.
E se alguém, porventura, quisesse sair desse mundo? Querer parar de sofrer e clamar para sair do reino satânico e voltar-se para Deus? Permitiria Deus isto? Mesmo que fosse apenas uma única pessoa? CLARO QUE SIM!!!
Bastaria apenas uma pessoa para que Deus ponha em funcionamento seu Plano de Redenção porque a maioria das pessoas não gostam da vida que levam, mas não sabem como podem mudar e retornar ao Paraíso.
O primeiro passo ao retorno seria o ARREPENDIMENTO, ou seja; abandonar o caminho de Satanás e empreender o caminho do Governo de Deus. Observe que estamos falando de “Governo de Deus” e não apenas “voltar-se a Deus”. Governo quer dizer “domínio, controle, sob a autoridade de Deus”. Não é somente confessar “estou arrependido” e entrar numa Igreja e ficar sentado. Não! Deus tem que ter o controle e o domínio da sua vida, assim como antes o tinha Satanás, quem por meio da pessoa executava sua vontade. E isto é o mais difícil, porque enquanto jamais puseram limites a Satanás para a destruição das suas vidas, agora impedem a Deus de um total exercício da Sua Vontade para que tenha vida eterna.
O verdadeiro arrependimento é isto – não colocar limites à Vontade de Deus na nossa vida. Mas, para que isto aconteça é necessário que aceitemos a Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador, porque é Ele quem nos reconcilia com o Pai e perdoa o erro cometido quando decidimos pelo caminho satânico em vez do divino.
E como devemos viver depois que nos arrependemos? Porque todos sabemos viver do modo satânico, nisto somos especialistas e não necessitamos que ninguém nos ensine. No berço, antes que pudéssemos falar ou caminhar, já sabíamos como “satisfazer nosso ego” e tornar-nos o centro das atenções.
Se a condição para vencer a Satanás é a OBEDIÊNCIA, cabe perguntar-se – que é o que devemos obedecer? E todos responderão – AS LEIS DE DEUS! Só que quando perguntamos quais são, dizem que NENHUMA, porque Deus aboliu tudo!
Se Deus nos tirou da libertinagem provocada pelo pecado, estamos totalmente errados quando pensamos que existe uma “libertinagem santa”! A Lei que devemos obedecer é a única e permanece até hoje: a Lei dos 10 Mandamentos, conhecida também como a “Lei do Amor”, porque a prática dos mesmos demonstra amor para com Deus e para com o próximo (leia toda a Primeira Epístola do Apóstolo João).
Para poder solucionar o provável pecado do Homem, ficou acertado que nesse caso, um DELES teria que descer à Terra, nascer com um corpo humano e dar Sua Vida como resgate para pagar o preço do pecado. Porque no momento que pecassem, o único castigo é a morte, mas para poder salvar ao pecador se necessita da morte de um INOCENTE, ou seja, alguém que não tenha nada que ver com a natureza humana. Nenhum humano poderia resgatar a raça humana, a não ser um dos próprios Seres Divinos. Só Deus poderia salvar ao Homem.
Foi o Senhor Jesus quem desceu, tomou um corpo carnal e morreu na cruz pagando o preço do pecado. Sua vida “sem pecado” o tornou o “Sacrifício Perfeito” e com ele a redenção de toda a Humanidade.
Quando falamos de “Reino de Deus” o associamos a “Governo de Deus”. Por que? Porque todos devem entender que se trata de um domínio físico, territorial, que começa com o domínio espiritual – pessoal! No dia do Pentecostes, o Reino de Deus começou com quase 120 pessoas que permitiram o domínio divino nas suas vidas. Durante estes últimos 2.000 anos as pessoas que se convertem continuam a faze-lo e mediante a obediência estão sendo treinados para serem reis e sacerdotes no futuro Governo Divino na Terra.
A Lúcifer lhe foi dado um TRONO, ou seja, um domínio, um Reino. Neste caso, o Domínio Mundial da Terra. Este mesmo TRONO, lhe foi dado a Adão, que o perdeu para Satanás. Jesus veio para reconquistar esse trono, mas não veio com a sua natureza divina, porque isso não lhe teria custado nenhum esforço, posto que na Sua Glória é superior a ele em tudo. Foi decidido que o derrotaria na mesma natureza vencida do homem – na carne. Isso lhe dava a Satanás uma vantagem impossível de ser superada. A luta parecia perdida. Mas, como o venceu? Transferindo o Poder do Espírito Santo do Pai por meio da obediência. Jesus não usou força nenhuma. Apenas pôs em prática os 10 Mandamentos sem transgredir nenhum deles. E assim Ele derrotou a Satanás e ficou apto, qualificando-se para ser o Rei Universal.
Por isso o Senhor mostrou que apenas na carne é impossível obedece-los, mas com a ajuda do Espírito Santo isto seria possível. Todos os que hoje estão sendo chamados foram escolhidos para serem REIS junto com Ele. Os salvos devem rejeitar a Satanás e o seu caminho de vida pelo mesmo meio – a obediência a Deus. Se eles continuarem assim, nascerão de novo espiritualmente convertendo-se em espíritos imortais quando aconteça a primeira ressurreição:
“Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o SENHOR, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória” (I Cor. 15:42-54).

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito” (João 3:3-8).

Todos aqueles que ouvindo o Evangelho e não se arrependem nem aceitam o sacrifício de Cristo que pagou seus pecados e se não abandonam o caminho satânico submetendo-se voluntariamente ao Governo de Deus; esses perecerão, não terão mais salvação:

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Rom. 6:23).

“E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (Apoc. 20:14-15).

“PORQUE eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o SENHOR dos Exércitos” (Malaquias 4:1-3).

Deus deseja que todos os seres humanos que tenham vivido, tenham a oportunidade de arrepender-se e viver para sempre.
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (II Pedro 3:9).
“Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (II Timóteo 2:4).

Cada um de nós tem que escolher individualmente o caminho de Deus, por livre e espontânea vontade e ninguém é forçado a entrar. E se não aceitar? Tem que morrer, como temos visto. É por isso que o ser humano não foi feito imortal, porque a morte é conseqüência da sua escolha particular. Deixarão de existir para sempre e não terão mais uma outra chance de ressurreição e arrependimento. Não haverá mais memória deles.
Agora entendemos que o homem foi feito de carne, primeiro, para ser transformado em espírito depois, dando assim cumprimento ao propósito divino. Os anjos foram feitos de espírito imortal e não de carne, nem estavam sujeitos à morte. Mas o castigo dos anjos pecadores não é a morte física.

O mistério do crescimento do homem

Todos os animais se desenvolvem rapidamente e a maioria começam a caminhar logo após o parto. Alguns mamíferos poucos meses depois do nascimento já estão aptos para a reprodução. Mas, por que o ser humano demora um ano para caminhar e começar a falar? E demora 18 anos para adquirir um conhecimento básico! Por que ele demora tanto, se o seu cérebro é o mais notável da criação?
A resposta a esta pergunta nos deixa atônitos! Porque seus pais têm que receber, possuir e transmitir AMOR!
O recém nascido necessita receber AMOR para que sua vida psíquica, emocional e espiritual seja a mais perfeita possível. Se ele não recebe amor sofrerá pelo resto da sua vida traumas que o converterão numa pessoa acomplexada, tímida, apática, viciada ou violenta, podendo até ser um feroz assassino, intentando despejar na sociedade toda sua amargura e carência afetiva.
Cada etapa do seu desenvolvimento obrigou aos seus pais a transmitir amor das mais diversas maneiras. A mãe amamentando, o pai trabalhando para sustentar a prole. Depois veio o período da educação desde a escola até a faculdade e isso necessitou não só amor senão o exercício das notáveis qualidades pessoais tais como paciência, perseverança, bondade, mansidão, benignidade, longanimidade, paz e a fé em Deus.
Estes atributos notáveis são os dons que Deus derrama sobre seus filhos quando eles praticam seus mandamentos e que vão sendo derramados quando eles enfrentam as situações do dia a dia e nos relacionamentos entre esposos e filhos, e entre a família e Deus.
A criança tem que gravar indelevelmente tudo isto na sua mente e no seu caráter para que seja bem sucedido e ele possa ter um lar abençoado também, como foi o lar paterno. Ele, por sua vez, terá que repetir com a sua família o que aprendeu com seus pais. Ou, se eles agiram errados, não cometer o erro deles.
O filho por sua vez a partir dos 18 anos, viverá o resto da sua vida cometendo erros e corrigindo-os, porém, outros jamais se corrigiram e ensinaram aos seus filhos o caminho da displicência, o ócio, a corrupção, a imoralidade e a irresponsabilidade.
Os animais não cometem erros nem podem escolher. O ser humano sim. Por isso, Deus lhe deu um período de anos cuja duração dependerá de como foi seu comportamento com seus pais e para com Deus.
A desobediência juvenil tem trazido todo este aumento da mortalidade de jovens hoje em dia. A falta de respeito aos pais, a prática do sexo na adolescência ou quando ainda eram pre-adolescentes, a gravidez prematura, as bebedices, a drogadição e a violência obrigou a Deus a cumprir com a Sua Palavra:
“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá” (Êxodo 20:12).
Os anjos não tiveram quer passar pelo sistema da educação, mas coube a eles somente obedecer ou não a Deus, e erraram na escolha, mas a eles não lhes foi dada a chance do arrependimento.

Que aconteceu com os anjos caídos?

Deus não destruiu aos anjos porque eles não podem morrer nem ser destruídos por causa da sua natureza espiritual. O castigo da terça parte deles é a perda eterna da gloriosa oportunidade que Deus lhes havia dado de cumprir seu propósito na Terra. Por isso, os anjos não podem anunciar o Evangelho e sim ajudar a que se cumpram os desejos de Deus. Eles estão para servir e auxiliar aos escolhidos de Deus.
Suas mentes cheias de frustração, desesperança, rancor, amargura e rebelião os levaram a cometer o pecado de querer destruir a Deus e expulsá-lo do Trono Divino. Como conseqüência disso, Deus os colocou em prisões eternas embaixo da Terra e recolheu aos dois terços no céu.
Estes anjos caídos têm perdido para sempre a alegria e a felicidade e viverão eternamente numa agonia mental. Mas, Ele não permitirá que o homem sofra este castigo se o homem não se arrepender dos seus pecados. Ele morrerá e será como se nunca tivesse existido. A morte eterna do homem forma parte da infinita misericórdia de Deus.
Quando uma pessoa é chamada por Deus e compreende que tem pecado, ele deve ARREPENDER-SE. O arrependimento é a compreensão de que temos violado as leis de Deus e como conseqüência disso estamos vivendo esse tipo de vida cheia de fracassos, impotência, pobreza, frustração, dores, lágrimas, doenças, problemas, violência e de todas as piores coisas que existam neste mundo.
Mas, como podemos viver corretamente diante de Deus, quando somos tão fracos e impotentes da mínima mudança? Quando nos arrependemos é ali que atingimos o nível mais baixo da nossa força espiritual. Suponhamos que você cometa um erro e como castigo será duramente repreendido na frente de todo o mundo. Dirão-lhe as piores coisas e você aceitará porque de fato é assim; isso é verdade. Até ali você agüentaria e essa repreensão acabará e você recomeçará novamente. Mas acontece algo que jamais imaginou. A pessoa que lhe está dando esta reprimenda começa a tirar-lhe a roupa e você fica nu na frente de todos e o obriga a ir até sua casa dessa maneira, no meio de todas as pessoas da rua! Quer vergonha pior que isso?
Pois isso foi o que aconteceu com dois homens na Bíblia e que representam ao homem pecador: ADÃO e PEDRO!!!

“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?” (Gên. 3:6-11).

“Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o SENHOR. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar” (João 21:7).

O pecado trouxe como conseqüência a nudez do homem, até o dia de hoje, mas quando aconteça a restauração de todas as coisas, a antiga roupa voltará a vestir ao homem. Que roupa era esta? A GLORIA DE DEUS!
Os primeiros seres humanos a refletiam, porque estavam envolvidos por uma intensa luminosidade que lhes impedia de ver-se nus e esta luz apagou-se quando pecaram. Pedro não estava pescando nu por acaso. Ele estava na mesma situação de Adão e assim como eles se sentiram na presença de Deus assim nos sentimos quando reconhecemos nosso pecado e nos arrependemos.
Pedro foi restaurado e recolocado no caminho certo. Como é esse caminho do retorno?
Jesus se dirige a Pedro e lhe faz três vezes a mesma pergunta – uma para cada vez que o negou.
“E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros” (Vs. 15).
Esse amor que Pedro estava confessando era o propósito de Pedro de que a partir desse momento seria fiel ao cumprimento e obediência dos Mandamentos e de toda a Palavra de Deus, mesmo que isto resultasse no seu martírio.
Como poderia Pedro empenhar esta palavra com um corpo carnal tão débil? Deus lhe daria o Espírito Santo para que ele pudesse viver uma vida santa. Mediante este Espírito, Pedro cresceria em poder e conhecimento espiritual vencendo os maus hábitos, as debilidades e as falhas.
Parou Pedro de cometer erros? Não! Mas, ele agiu como antigamente: ARREPENDENDO-SE e CORRIGINDO-SE!
Tem porventura alguém que tenha atingido a santidade de Pedro apesar dos seus erros? Não! Porque muitos fazem uma coisa e não fazem a outra.
Aos anjos (mesmo aos obedientes), não lhes foi dada a oportunidade de recebê-lo depois da rebelião e, embora estando no céu, na presença mesma de Deus, eles não olham de frente para Ele, senão que estão sempre de costas anunciando SANTO, SANTO, SANTO!
O Espírito Santo não se recebe pela força, como uma imposição ou conseqüência direta da conversão. Mesmo assim, isso acontece como resposta a uma necessidade do pecador que durante um tempo clama por ele.
Os escolhidos tiveram que orar continuamente durante dez dias para que fosse derramado sobre eles a Promessa, e aconteceu no dia do Pentecostes (Atos 2). Somente a partir desse momento ficaram aptos para anunciarem o Evangelho do Reino, operar milagres, falar novas línguas, destruir o poder do pecado, expulsar demônios e sarar aos enfermos.
Os animais não podem fazer isto. Eles não têm a capacidade de discernimento entre o mal e o bem nem tampouco podem arrepender-se. Isto nos mostra que existe uma diferença entre o cérebro humano e o animal.

Cérebro humano vs. cérebro animal

A capacidade do crânio humano e 1.200 cc. O dos macacos é de 900 cc. Até hoje não se encontrou um crânio intermediário. Mas esta diferença não faz ao homem pensar, raciocinar, planejar e decidir, porque existem animais que tem um crânio e uma massa encefálica maior e não por isso podem fazer o que fazem os humanos.
Existe um grande abismo entre o cérebro de um animal e a mente humana. Os cientistas afirmam que o homem é um macaco evoluído. Que num determinado momento nasceu um filhote diferente, que começou a andar ereto e a falar. Apesar de que isto jamais pode ser confirmado, porque nunca mais isto aconteceu e jamais os macacos puderam reproduzir outro com caraterísticas superior, isto se afirma como verdade e é o que se ensina em todos os estágios da educação.
O cérebro animal está dotado de instinto enquanto que o humano possui faculdades raciocínio, criatividade e não possui instinto. Nenhum animal tem capacidade intelectual, lógica nem consciência de se mesmo. Apesar da pequena diferença entre o cérebro dos macacos e dos humanos, a capacidade mental é indescriptívelmente maior.
Se o homem é tão parecido com os macacos, por que ele foi feito um dia depois? Não é apenas para que não confondamos uma coisa com a outra. O homem foi feito “a imagem e semelhança” de Deus (Gênesis 1:26), ou seja, com a mesma forma externa. Nenhuma outra criatura é uma réplica dEle, nem os macacos. E isto aconteceu porque somente o homem foi criado com o POTENCIAL de converter-se em DEUS. Nenhum animal poderá fazer isto nem tem a mínima esperança de ressurreição.
Cada animal possui um cérebro apropriado para ele e é um mistério para nós entender como uma minhoca (que possui o mínimo cérebro da criação), que tem apenas uma célula nervosa, pode fazer tantas coisas complexas que assombraram ao próprio Darwin. Mesma assim nem ela, nem nenhum outro animal possuem uma MENTE e um CARÁTER. Este caráter não é um comportamento condicionado como nos animais. Ele formou-se pela repetição de atos que acabaram criando um hábito e a repetição do hábito acabou num comportamento tão firme e inabalável que o tornaram parte da sua personalidade. Ele pode ser bom, quando mais se aproxima ao fiel cumprimento dos 10 Mandamentos. E mau, na medida em que se afasta deles. E também pode ter graus: forte, firme, médio ou débil.
Estes atos repetitivos que formaram o caráter aconteceram pelo uso da vontade e do raciocínio. Ele escolheu fazer isso decidindo entre o bem e o mal; se lhe é ou não proveitoso; se lhe trará bons ou maus resultados; se agradam ou não a Deus. O homem pode destruir seu caráter, como pode formá-lo ou restaura-lo. Pode mudar de profissão e adquirir dons. Os animais não.
O instinto nos animais é um comportamento “programado” e jamais é alterado pessoalmente. Um pássaro de uma determinada espécie fará sempre o ninho da mesma maneira e cantará igual que os outros, mas nunca mudará. As aves migratórias sabem o dia e hora em que devem partir e aonde, mas não sabem por que, nem tampouco alteram a rota ou escolhem onde procriarão. Mesmo assim não deixa de ser maravilhoso e incompreensível.
Nenhum cientista pode explicar como os animais possuem instinto sem que Deus o tenha dado. Poderia porventura algum deles explicar como uma tartaruga que nasceu numa praia brasileira e nadou pelos mares do mundo, quando tiver que desovar, ela volte exatamente ao mesmo lugar onde nasceu? Como ela sabe disso?
Existem também aptidões particulares como o caso dos castores. Eles sabem fazer diques e os outros animais não. Todas as aptidões dos animais são herdadas e não são o resultado de processos lógicos cognoscitivos ou racionais. Por exemplo: a migração das aves do norte para o sul e vice-versa. Elas não planejam a viagem, não raciocinam, tampouco se questionam se devem ou não ir e nunca aprenderam o itinerário. De repente, como se um relógio no seu interior tivesse tocado, elas levantam vôo e partem a milhes de quilômetros de distância.
Algumas constróem ninhos e voltam a eles todos os anos, e não se equivocam! Tampouco entendemos como se orientam os pombos, e assim, cada espécie nos deslumbra. E nenhum animal alterou coisa alguma em todos estes milhes de anos.
Em cambio, a mente humana é bem diferente. Podemos idear diferentes maneiras de fazer uma coisa, traçar uma meta e como alcança-la. Podemos adquirir conhecimento e ainda aumenta-lo. Podemos desenhar os mais variados tipos de moradia e construir com a maior variedade de materiais, começando com gelo, barro, pedras, cimento, madeira, etc.
Pode inventar todos os cardápios e preparar seus alimentos de acordo aos seu gosto, e pode mudar seu sistema de vida todas as vezes que quiser. Ele não está regido por nenhum conjunto de padrões previamente determinados. Ele pode escolher porque tem livre arbítrio. Por que isto? Porque ele tem como modelo a mesma mente de Deus! E recebeu dEle suas faculdades criativas!
Somente o homem pode fazer-se perguntas sobre sua existência: Que sou? Por que nasci? Que é a vida? Que é a morte? Qual é o propósito da existência humana? Além disso, o homem sabe que “sabe” e tem consciência dos fatos, memória e sabedoria. Suas qualidades inéditas são para que ele se aperfeiçoe espiritualmente e chegue a ser idêntico a Deus, assim como é idêntico fisicamente.

O espírito humano – a grande diferença

Nenhuma outra criatura na Terra foi criada para ter uma especial relação com Deus. Ele quer que um dia ele possa nascer como integrante da Família Deus. Este frágil ser, criado de barro se tornará um dia um Deus de portentoso poder, idêntico ao Pai e ao Filho. Lidando com as coisas simples do dia a dia, aperfeiçoou o seu caráter, dons e aptidões. Ao longo da Bíblia vemos como os personagens bíblicos se prepararam para isso: Noé, para ser o grande administrador mundial da flora e da fauna. José na área da Agricultura. Moisés na área da Justiça. Josué na expansão do Reino de Deus, Daniel na administração mundial de todas as nações. Sadraque, Mesaque e Abede Nego na Educação. Elias no ensino da religião, etc.
Para que todos os humanos pudessem cumprir o propósito divino, Deus dotou ao homem de uma MENTE à maneira da mente divina. Por isso, o mais admirável que temos é justamente, nossa mente! E isto é o que nos separa do reino animal e é inadmissível para os cientistas. Um macaco sem mente, jamais poderia gerar um filho com mente e que ainda se transforme num ser superior -–idêntico a Deus! Se somos macacos evoluídos, a promessa da ressurreição deveria também ser para todos os símios.
Mas, a mente não é um componente físico no homem e este componente imaterial é o que o torna único sobre a Terra. Não temos uma alma imortal dentro de nós que nos permita continuar vivos depois da morte, mas a Bíblia afirma que temos um “espírito”:
Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-Poderoso o faz entendido” (Jó 32:8).
“PESO da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele” (Zacarias 12:1).
“Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus” (I Cor. 2:11).
Este espírito não é um ser idêntico a nós, invisível, como se fosse a imagem de um espelho, senão algo que está dentro do homem, como se fosse uma “caixa preta” dos aviões ou um aparelho de DVD que grava e registra tudo. Unido ao cérebro físico do homem, forma a mente humana. É ele quem imparte ao cérebro humano suas faculdades especiais de intelecto e personalidade. A capacidade de pensar e tomar decisões, aprender matemáticas, física, química, qualquer profissão, dirigir automóveis ou aprender a pilotar um avião, etc.
Os que defendem a existência da alma imortal, se referem a ela como possuindo conhecimento de si mesma, continua viva – mesmo fora do corpo; pensa, age e se comunica com os demais sejam vivos ou mortos. Mas, isto não é bíblico. O espírito no homem, não tem consciência de se mesmo e não tem vida própria separado do corpo. Ele não é um ser espiritual, um fantasma, como normalmente os imaginamos, senão – uma essência.
Quando entra o espírito no homem? A maioria pode pensar que é no momento em que nasce, quando respira pela primeira vez. Mas, o fôlego de vida apenas muda um sistema de respiração, mas o feto tinha vida dentro da placenta e manifestou momentos de alegria, de sono e até de medo. Ele entrou no momento exato da sua conceição e formou-se sobre um padrão genético que Deus determinou ao analisar os cromossomas maternos e paternos. Não esqueça que um espermatozoide demora até uma semana para atingir o óvulo. Nosso DNA está impresso no nosso espírito assim como depois ficará gravada toda nossa vida.
Os defensores do aborto pensam que um ser humano no ventre da sua mãe tem menos valor que um saco de batatas e que ele pode ser assassinado sem que isso seja considerado um delito, mas um feto é um ser humano vivo sem que exista diferença de idade.
O espírito não concede vida ao novo ser, a vida está no sangue: “Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.” (Lev. 17:11). Foi o sangue da mãe que lhe deu vida, porque a vida gera vida. Ele sempre teve vida, seu coração latia, formava-se e crescia diariamente. Chupava seu dedo, se mexia, pulava, se virava e no momento do aborto, sentiu medo e se refugiu no mais profundo do ventre. Se a vida só começa no nascer, então não podemos explicar isto.
Este componente não físico, não existe no cérebro dos animais.
O espirito não enxerga, mas o cérebro pode ver por meio dos olhos. Não ouve mas o cérebro pode ouvir por meio dos ouvidos e por meio dos sentidos continua conhecendo o mundo externo. Ele não pensa, mas é o cérebro que o faz. É o espírito que lhe imparte o poder de pensar muito além da função cerebral dos animais. Neles, o espírito não está unido ao cérebro e portanto não podem originar pensamentos.
O moderno sistema de vida nos faz entender melhor o que é e como age – ele é uma computadora. Ele armazena a memória e os dados armazenados lhe permitem o raciocínio e o pensamento. Todas as informações ficam gravadas e armazenadas na computadora do espírito e a recoloca instantaneamente quando for necessário e lhe imparte a energia para que ele possa pensar, raciocinar e tomar decisões. Mas é também pelo espírito, que Deus se comunica com o homem.
Por ser este o “telefone” de Deus, Satanás o intenta destruir e obstruir toda comunicação possível. Todo o verdadeiro conhecimento ao respeito do espírito no homem, tem sido deturpado, corrompido e ocultado. Para que o homem não conheça a verdade, ele foi trocado por uma “alma imortal”, ensinada pelo próprio Satanás no Paraíso quando lhe fez crer a Eva que ela não morreria.
Por que não vou morrer? Poderia ter argumentado Eva, e o diabo lhe fez acreditar que ela tinha um elemento imortal chamado “alma” que Deus não lhe tinha ensinado. Assim como Ele é imortal, você também é, só que Deus não quer que você saiba. Assim foi o argumento e o ensino da grande mentira que até hoje domina a humanidade, mas Eva declarou: “a serpente me enganou”.
Se a raça humana já tem uma “alma imortal”, para que então necessita do Espírito Santo, que lhe imparte a imortalidade?
Não temos nem necessitamos de uma “alma imortal” senão de um Espírito Imortal que é o Espírito Santo!

Por que necessitamos de outro espírito?

O homem tem a capacidade intelectual como para construir pirâmides, gigantescas pontes, cidades maravilhosas, inventar máquinas, os mais velozes carros, bombas atômicas, foguetes e enviar naves ao espaço e até laboratórios espaciais tripulados e brevemente estará pisando em Marte. O homem pode inventar tudo, qualquer coisa, mas ele jamais conseguiu fazer uma coisa: COMO RESOLVER PROBLEMAS!
Quando as bombas atômicas caíram sobre Hiroshima e Nagasaki, a humanidade e todos os governantes mundiais compreenderam e entenderam que se não solucionam o problema da guerra, a próxima acabará com a humanidade.
Todos querem a PAZ MUNDIAL e apesar de ser um anelo unânime a única coisa que conseguem é – uma pequena trégua!
POR QUE O HOMEM NÃO PODE RESOLVER SEUS PROBLEMAS? Porque os verdadeiros problemas da humanidade são de índole espiritual e o homem não tem a capacidade de resolver problemas espirituais!
O ser humano estuda e treina para lidar com coisas materiais e pode inventar ou construir o que for, porque ele tem um espírito humano que o capacita para isso, porém; com esse espírito não pode entender nem resolver problemas espirituais. Ele não pode resolver problemas com seu próximo porque isso exige conhecer e entender princípios espirituais os quais não pode compreender enquanto não tenha um segundo elemento espiritual.
O homem foi criado de tal modo, que necessita OUTRO ESPÍRITO: o Espírito Santo de Deus, uma porção da própria natureza divina. Assim como não poderia conhecer as coisas do campo humano sem o espírito humano que leva dentro, tampouco pode conhecer as coisas de Deus, enquanto não receber o Espírito de Deus:
Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo” (I Cor. 2:9-16).
Assim como é impossível que o cérebro de um animal compreenda as coisas do homem por carecer de um espírito humano, assim também o homem não pode conhecer as coisas de Deus, por carecer do Espírito de Deus. Nem tampouco podem ser conhecidas por meio dos sentidos. A mente humana somente pode receber conhecimento pelos meios físicos e não tem capacidade para ter conhecimento espiritual sem o Espírito Santo de Deus.
Somente a partir do momento que o recebe, ele adquire uma nova dimensão mental então, pode ver, entender e compreender tudo o que se relaciona com Deus e ele passa a formar parte do grande propósito que Deus tem para a existência humana.
Tanto os anjos, como os humanos, foram criados em forma incompleta para que eles pudessem receber posteriormente outro espírito, a natureza de Deus que os transformaria de criaturas a Filhos. Criatura são todos os seres vivos sobre a Terra, desde um micróbio, uma formiga, um elefante, plantas, etc. Mas, para ser um Filho de Deus terá que mudar sua natureza e ser transformado na mesma dEle.
O espírito humano no homem e o Espírito Santo de Deus se unem para gerar um Filho de Deus, da mesma maneira como o espermatozoide se une ao óvulo para gerar um novo ser, mas ainda não está pronto nem plenamente desenvolvido para nascer. Isto não é o “Novo Nascimento”.
Quando o Espírito de Deus se une com o espírito humano na mente do homem, cumpre duas coisas:
1) Gera ao ser com vida eterna e divina para que mais tarde nasça como um ser espiritual na Família de Deus.
2) Imparte à mente a capacidade de compreender o conhecimento espiritual; entender as coisas de Deus.
Este espírito não foi oferecido apenas por Jesus no Novo Testamento, senão que foi pela primeira vez oferecido a Adão quando devia escolher a árvore da vida. Ao escolher a árvore da ciência, ele rejeitou esse espírito e a capacidade do conhecimento espiritual. Assim o homem isolou-se de Deus e toda sua posterior descendência ficou limitada a apenas o conhecimento físico a excepção daqueles que o Senhor chamar e capacitar para sua obra:
“Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, o SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida” (Gên. 3:22-24).
“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44).
Ao receber o Espírito Santo, o cristão tem o germe da vida eterna de Deus, sua natureza e sua própria presença dentro dele. Mas ele, ainda não é um ser imortal, pois ele ainda morrerá como morrem todos os demais mortais, porque ainda não está composto de Espírito Divino. Vamos a voltar um pouquinho para trás. O feto dentro do ventre materno não respira pelos pulmões nem tem o “fôlego de vida”. Ele entrará logo após o nascimento, entrará pela primeira vez ar nos seus pulmões. Todo seu desenvolvimento uterino é a formação de um corpo que começará a funcionar depois, embora seja carne e não deixará de sê-lo depois.
O batismo no Espírito Santo o transforma num feto dentro do ventre da Igreja, e todo o tempo em que ele permanecer nela eqüivale ao seu período de gestação completo. No momento de seu nascimento espiritual será cheio do Espírito de Deus, assim como quando nasceu entrou nele o “fôlego de vida”. A Igreja toda nascerá no dia em que Jesus retornar e acontecer a ressurreição dos mortos quando o corruptível (a carne que apodrece) se tornar incorruptível e o mortal se vestir de imortalidade. Naquele momento! Não agora!
“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados” (Rom. 8:16-17).
“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita” (Rom. 8:11).
“E VIU-SE um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz. E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono” (Apoc. 12:1-5).

O crescimento espiritual

Temos visto anteriormente o curioso fato de o homem ser o único ser vivente que demora tanto tempo para aprender e crescer fisicamente. E assim como ele tem que aprender errando e corrigindo num processo lento, o homem tem que crescer espiritualmente e desenvolver dentro dele um caráter espiritual justo. Leia de novo Gênesis 1:26: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;...”
A palavra hebréia original para “imagem” indica muito mais que a forma externa de Deus, sua semelhança. Imagem aqui se refere ao conjunto de mente e caráter. Deus quis que o homem, dotado de uma mente com faculdade de pensar e raciocinar, chegue a ter, em última instância, a mesma mente e caráter dEle. O propósito de Deus ao criar ao homem é REPRODUZIR-SE A SE MESMO com o caráter espiritual perfeito que só Ele possui. Portanto, criou ao homem à sua imagem e semelhança, dando-lhe sua mesma forma e uma mente similar à Sua. Deste jeito, Deus poderia começar a desenvolver seu próprio caráter dentro do homem.
Se o crente que recebe o Espírito Santo, o temos comparado à geração de um novo ser dentro do ventre da Igreja, voltemos novamente a esta alegoria para poder entender o seguinte. Na reprodução humana física, o corpo e o cérebro se formam gradualmente durante o período da gestação. Do mesmo modo, o caráter santo e justo de Deus começa a formar-se e a crescer a partir do momento em que a pessoa é gerada pelo Espírito Santo.
“Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém” (II Pedro 3:18).
“DEIXANDO, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;...” (I Pedro 2:1-2).
Assim como o feto não pode pensar antes do nascimento, nosso caráter perfeito só se manifestará logo após a ressurreição, quando Deus completará o processo dando-nos um novo corpo espiritual e perfeito, com a natureza perfeita e sem pecado. Nesse momento teremos a mente de Cristo.
“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos” (I João 3:2).
Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus” (Vs. 9).
Enquanto isto não acontece, crescemos diariamente na medida em que vamos praticando os mandamentos, vencendo as provas e tentações, eliminando o pecado e por meio da oração, louvor e trabalho evangélico, a mente espiritual vai se formando e crescendo.
O caráter santo e perfeito de Deus não aparece instantaneamente no homem. Ele tem que desenvolver-se e requer tempo e experiência. Por que assim?
“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz à paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:3-5).
O caráter é agir e tomar atitudes de acordo aos mandamentos divinos. Podemos errar e isso é normal. Deus sabe disso. Por isso, da mesma maneira como na nossa vida física crescemos errando, caindo e nos levantando, assim por meio das tribulações se manifesta o que há no nosso coração. A tribulação ou prova, não aparece e desaparece sozinha e num instante. Vai exigir confiar em Deus, entregar essa situação em suas mãos e aprender a ter paciência. E também esperamos com esperança, sabendo que essa situação vai ter um final feliz. Deus nos salvará, agirá a nosso favor e ainda, seremos muito abençoados, recebendo dEle muito mais do que esperávamos. E agora temos experiência! Para a próxima vez já estamos preparados para uma prova maior.
Cada prova que vencemos traz ilimitados resultados para nossa vida espiritual, porque nos obriga a estudar mais, a orar, a aperfeiçoar nossas orações, melhorar os vínculos familiares e com a Igreja, recebemos dons espirituais, virtuosismo, etc. E o mais importante – conhecemos melhor a Satanás o que nos permite repreende-lo e expulsa-lo da nossa vida, rejeitar seus caminhos e seguir mais firmes os caminhos de Deus e aprender que somente eles podem dar-nos a paz, a felicidade e a vida abundante.
A vida mortal vai a caminho da imortalidade, e ela é livre do pecado, ao qual temos aprendido a rejeitar e expulsar da nossa vida; não por imposição divina para não termos “saudades” dele.
Assim como o feto se alimenta na placenta pelos alimentos que chegam a ele por meio do sangue materno, o feto espiritual (que somos nós no ventre da Igreja), recebemos o alimento espiritual por meio do estudo da Palavra de Deus, ou seja, do estudo diário da Bíblia.
“O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida” (João 6:63).
“Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4).
A Palavra de Deus é nosso alimento e bebida espirituais.
Quando o bebê nasce ele olha tudo, aprende o que cada coisa é, para que serve e se é boa ou má. Assim se forma o conhecimento e a experiência de cada um. Como meninos espirituais recém nascidos vemos, analisamos e aprendemos tudo – novamente. O conhecimento espiritual é discernir entre o bem e o mal e rejeitar o mal, a distinguir os valores falsos dos verdadeiros, o que é a verdade e a mentira e a comparar as coisas espirituais com as espirituais. Exatamente o oposto do que fizeram Adão e Eva.
Auxiliados pelo Espírito Santo tomamos as atitudes corretas e recebemos dele o Poder para vencer e rejeitar. Mesmo que seja aos poucos, mas começamos a FAZER O BEM!
O VERDADEIRO CRISTÃO é aquele que pratica, e na medida em que o faz, ele não é aplaudido pelo mundo. Pelo contrário! Apronte-se para ser criticado, caluniado, difamado, rejeitado e aborrecido, porque Satanás usa ao mundo para destrui-lo e faze-lo desistir, e não quer que seja tomado como exemplo. Porém, o Espírito Santo nos fortalece, nos levanta quando caídos, nos alegra quando tristes, nos conforta quando desamparados, nos acompanha quando sozinhos, nos consola quando abatidos.
Dia a dia devemos orar mais e mais (em qualidade) para receber mais Espírito Santo e para aproximar-nos mais do Pai. Orar é conversar com Deus mas também ouvir. É assim que crescemos espiritualmente aperfeiçoando os dons, a comunhão com Deus e conhecendo-o pessoalmente mais e mais.
Aprendemos, entendemos e praticamos com mais diligência e prazer fazer à Sua Vontade, sabendo que isso destrói nosso ego, mas que recebemos benefícios que jamais pessoa alguma a poderia receber.
A Igreja de Deus é a “mãe” espiritual de todos os que têm sido gerados pelo Espírito Santo. Deus colocou na sua Igreja a seus verdadeiros ministros, chamados e escolhidos para “apascentar o rebanho” para que cada um possa crescer espiritualmente. Estes ministros são os que preparam o alimento e levam ao rebanho para lugares de deliciosas pastagens, para que as ovelhas possam crescer sãs, gordas e vigorosas.
“Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue” (Atos 20:28).
Quando uma criança nasce, os pais experimentam a maior felicidade que um ser humano possa sentir e a partir desse momento, todo o carinho, amor e dedicação estarão voltados para que ele tenha boa saúde e uma alimentação correta para que ele possa crescer e desenvolver-se perfeitamente. Mas a alegria pode tornar-se num grande desespero ao ver que nos passar dos dias, ele não cresce.
É linda uma criança quando nasce? Por suposto que sim! Mas, e se ele não crescer? Ficariam satisfeitos os pais se o filhinho fosse sempre “um bebê recém nascido”? Que ele jamais falará nem caminhará? Que seu alimento será sempre leite?
A mesma coisa acontece com um crente recém batizado com Espírito Santo. Ele tem que crescer, caso contrário, será uma grande tragédia. Um ser anormal.
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor” (Ef. 4:11-16).
“ACERCA dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o SENHOR, senão pelo Espírito Santo. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também” (I Cor. 12:1-12).
O crente não foi chamado para ser um ocupante de banco de Igreja, um espectador que vai para ver um show do Pastor, cuja qualidade é avaliada pelas emoções que provoca neles. Lamentavelmente, as Igrejas em vez de pregar a Verdade, a cada dia aperfeiçoam um espetáculo para atrair às massas. A comunhão não existe mais. As pessoas podem freqüentar por um longo tempo na igreja que ele não saberá como se chama o irmão.
Uma Igreja assim, não tem valor para Deus. Em vez de estar composta de “filhos”, está composta de “natimortos”. Uma pessoa nesta condição, deve renovar-se espiritualmente, adquirir vida novamente e esta é a função do Espírito Santo. Comece a orar e a trabalhar na obra do evangelismo. É a única maneira de ter vida e crescer.
Outra coisa que os pais fazem é proteger aos seus filhos de todo mal. A mesma coisa acontece com os Pastores. É função de a Igreja proteger a seus filhos de todos os males espirituais. Existem atos que podem criar hábitos mundanos, diabólicos e levar à perdição. Existe literatura aparentemente evangélica e cristã, mas pode esconder doutrinas erradas.
Os Pastores devem vigiar continuamente que fazem, que falam, que pensam, que lêem, como andam e com quem, da mesma maneira como cuidam a seus filhos carnais. Isto não quer dizer que deve criar-se um estado policial dentro da Igreja, mas ouvir, ver e observar sempre aos fiéis, porque Satanás não abandona jamais aos crentes e sempre intenta desvia-los para que se percam. Uma Igreja inteira pode desviar-se por algo que começou pequeno e imperceptivelmente.
Duas coisas que não devem iludir você: nome de Igreja e Pastor. O fato de existir uma Igreja, não significa que se devem aceitar incondicionalmente seus ensinos. E em segundo lugar o fato de ser Pastor, não quer dizer que seja verdadeiramente um homem de Deus. Tenha cuidado nestas duas coisas.
“Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras” (II Cor. 11:13-15).

Finalmente, quando ressuscitemos dentre os mortos ou quando sejamos transformados de carne mortal em espírito imortal ao retorno de Cristo, o incrível potencial humano terá alcançado sua plena realidade. Teremos NASCIDO dentro da Família Deus e teremos a plenitude do caráter de Deus. Só assim estaremos aptos para receber a vida eterna e governar com Ele.
Temos visto o grande propósito que teve o Criador ao fazer ao homem como um SER ÚNICO.
E você será assim, se hoje mesmo se propuser crescer na graça e no Espírito.



----------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário