20 de maio de 2009

GOGUE E MAGOGUE EM PROFECÍA
Revela a Bíblia qual será o futuro papel histórico
da Rússia e demais países da Ásia Meridional?

Por Mario L. Pereira Dalmao

Podemos saber tudo o que acontecerá não só na Ásia Meridional, como também as grandes crises e terríveis acontecimentos que atingirão a determinadas nações em particular e ao resto do mundo. Todos os detalhes, por menores que sejam, estão todos profetizados na Bíblia. Mais da terça parte dela consta de profecias... e todas elas, apontam para o fim dos tempos!
Os desconcertados analistas políticos se perguntam o que acontecerá no Médio Oriente, pois, essa região não conhece a paz desde que o homem saiu do Paraíso. Que acontecerá com o Iraque, Irão, Índia, do Afeganistão, do Paquistão e demais nações vizinhas? Mas, você sim pode saber!

Capítulo 1


Profecias assombrosas

Os Estados Unidos e a Inglaterra deflagraram um conflito bélico ao invadirem o Iraque e o que parecia uma guerra relâmpago, transformou-se num grande pesadelo. Que irá acontecer agora? Sairão vitoriosas estas nações? Se ganharem a guerra, terão ganhado o quê? Mas, se perderem, elas se afundarão para sempre, porque submergirão ao mundo num caos sem precedentes. Longe da conquista, a guerra se avoluma diariamente e agora envolve algo para o qual elas não estavam preparadas para enfrentar – a religião. E mais uma vez, a religião torna-se o motivo básico de todos os conflitos bélicos que fizeram dessa região a mais violenta nos últimos 6.000 anos.
Quantas pessoas sabem que o destino daqueles povos foi previsto milhes de anos atrás nas páginas da Bíblia? Porém, o cenário está preparado para que se desenvolva uma assombrosa seqüência de profecias bíblicas, que se cumprirão todas elas – com dia e hora marcada.
Vejamos o livro que fala especificamente do fim – o Apocalipse. E talvez você já tenha ouvido falar da famosa “besta” (cap. 17). O que é a “besta” e a “marca da besta”, são coisas pouco conhecidas pelos religiosos, mas nós, não estamos na confusão, e como verdadeiros conhecedores da verdade, a anunciamos abertamente porque isto se relaciona com a sua salvação e vida eterna!
A “besta” é o quarto animal da profecia de Daniel, o Império Romano. Ao longo da história vemos que este império sempre esteve regido por cruéis imperadores, especializados em matar cristãos. Este Império ressuscitado no fim dos tempos, também se caraterizará pelo seu líder político ao qual a Bíblia o chama de “besta” e o identifica com o mesmo nome do império e cuja crueldade será ímpar no mundo até agora. Este super-ditador regerá a uma confederação de 10 países europeus e formarão a última ressurreição do antigo Império Romano. Esta potência irá crescendo e ocupará os antigos territórios que ocupou nos tempos dos Césares e fixará sua capital e sede religiosa em Jerusalém.
“E este rei fará conforme a sua vontade, e levantar-se-á, e engrandecer-se-á sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas, e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado será feito. E não terá respeito ao Deus de seus pais, nem terá respeito ao amor das mulheres, nem a deus algum, porque sobre tudo se engrandecerá. Mas em seu lugar honrará a um deus das forças; e a um deus a quem seus pais não conheceram honrará com ouro, e com prata, e com pedras preciosas, e com coisas agradáveis. Com o auxílio de um deus estranho agirá contra as poderosas fortalezas; aos que o reconhecerem multiplicará a honra, e os fará reinar sobre muitos, e repartirá a terra por preço. E, no fim do tempo, o rei do sul lutará com ele, e o rei do norte se levantará contra ele com carros, e com cavaleiros, e com muitos navios; e entrará nas suas terras e as inundará, e passará. E entrará na terra gloriosa, e muitos países cairão, mas da sua mão escaparão estes: Edom e Moabe, e os chefes dos filhos de Amom. E estenderá a sua mão contra os países, e a terra do Egito não escapará. E apoderar-se-á dos tesouros de ouro e de prata e de todas as coisas preciosas do Egito; e os líbios e os etíopes o seguirão. Mas os rumores do oriente e do norte o espantarão; e sairá com grande furor, para destruir e extirpar a muitos. E armará as tendas do seu palácio entre o mar grande e o monte santo e glorioso; mas chegará ao seu fim, e não haverá quem o socorra” (Daniel 11:36-45).
Mas, este conquistador se atemorizará por “notícias do oriente e do norte” (Vs. 44). Desde a terra de Israel percorra e veja quem são os países que ficam ao oriente de Israel. São todos bem conhecidos pelas manchetes dos jornais de todos os dias. Porém, agora pegue uma régua e trace uma linha reta desde Jerusalém para o norte e verá uma coisa assombrosa que talvez nunca tenha percebido: a linha reta vai direta a MOSCOU!
E o norte não fica restrito somente à Rússia, senão a todos os países que ficam ao norte, noroeste e nordeste., porque a Bíblia não faz esta distinção. E o mesmo cabe ao sul e inclui o sudeste e o sudoeste. E aqui incluímos (no norte) a China e demais nações do gigantesco continente asiático.
Cada livro da Bíblia guarda uma estreita relação com outros e os grandes eventos finais aparecem em Daniel, Mateus 24 e Apocalipse, além de inúmeras profecias avulsas contidas nos outros livros, e nenhuma delas se contradiz.
No próximo capítulo Daniel menciona um tempo muito difícil e que se conhecerá como “um tempo de angústia” e que no Novo Testamento é conhecido como “a grande tribulação”.
“E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro” (Daniel 12:1).
Este mesmo tempo é tratado em Mateus 24 e no Apocalipse. Neste período surgirá uma grade aliança que incluirá Rússia, China e muitos outros países asiáticos e se confrontarão com o Império Romano restaurado. Jamais o mundo viu tantos povos e tanta gente envolvida num conflito bélico. Rússia, China e os países asiáticos reúnem uma população que é mais da metade da população mundial!
A Rússia deixou o comunismo de lado, mas continua atéia. A China, Mongólia, e alguns países também o são. O resto são muçulmanos. Assim que será uma associação atéia de países juntos com nações não cristãs, que se confrontarão com um bloque de supostas nações cristãs, mas que sempre foram inimigas de Cristo!
O Senhor na sua vinda destruirá ao Império Romano e deixará para mais adiante ao bloco euro-asiático e quem profetiza como eles serão destruídos é Ezequiel quem o relata nos capítulos 38 e 39. Para esse momento o Senhor e seus santos ressuscitados terão instalado o Reino de Deus na Terra e grande parte do mundo já participa deste maravilhoso reino, mas, Jesus deixou para mais adiante o especial encontro com estas nações que sempre o negaram e o impediram de ser conhecido.
Todos os israelitas espalhados pelo mundo já foram trazidos para dentro da Terra Santa e estão vivendo (pela primeira vez) uma paz inédita para aquela região, e como conseqüência disso, o deserto foi transformado em jardim e a agricultura, a
indústria e o comércio vivem seu mais glorioso momento de desenvolvimento. E as nações trazem grandes riquezas em oferendas ao Senhor.
O fantástico exército israelense não mais existe. As armas foram transformadas em máquinas e ferramentas agrícolas; as fronteiras estão abertas, não há grades nas portas, não há bombas de palestinos nem terrorismo. Israel está em Paz e (aparentemente) indefeso.
É então, que estes países que não conhecem ao Senhor, pensam em tomar posse da Terra Santa. Será uma operação êxitosa e rápida, pois, é uma terra que não tem porteiras, e se a controlam – governarão ao mundo todo!

Profecia mal entendida

A famosa guerra de Gogue e Magogue é tão mal interpretada que na época da “guerra fria”, todos entendiam que seria uma guerra entre Estados Unidos e Rússia. Mas a Bíblia nunca profetizou um encontro bélico entre estas potências e jamais acontecerá, embora tenham muita vontade. Outros acreditam que isso já aconteceu em épocas remotas e outros acreditam que acontecerá – antes da vinda de Cristo – más, ambos conceitos estão errados, porque são opiniões que não têm em conta às Escrituras, são palpites.
Necessitamos saber quando este fato acontecerá e o próprio Ezequiel o determina:
“Portanto, profetiza, ó filho do homem, e diz a Gogue: Assim diz o Senhor DEUS: Porventura não o saberás naquele dia, quando o meu povo Israel habitar em segurança? Virás, pois, do teu lugar, do extremo norte, tu e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, grande ajuntamento, e exército poderoso, e subirás contra o meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra. Nos últimos dias sucederá que hei de trazer-te contra a minha terra, para que os gentios me conheçam a mim, quando eu me houver santificado em ti, ó Gogue, diante dos seus olhos” (Ez. 38:14-16).
Duas coisas determinam o exato momento deste acontecimento: Israel morando em segurança. Atualmente Israel nem sabe o que é isso. Tampouco pode ser antes da vinda de Cristo, porque Zacarias nos relata como Israel está sendo morto pelos exércitos mundiais comandados pela besta e o falso profeta. E este período de PAZ somente pode ser depois da Sua Vinda e depois que destruiu aos exércitos mundiais. Porém; ainda tem um resto do mundo que ainda não participou – os euro-asiáticos.
Isto acontecerá “nos últimos dias”. Noutras versões diz: “ao cabo de dias”, ou seja, quando chegar ou cumprir-se o dia determinado. Prevendo um absoluto despreparo para a guerra, estas potências invadirão a Terra Santa e diz Ezequiel que virão com tantos aviões, que serão como uma nuvem de gafanhotos que escurecerão à Terra. E ali receberão um sobrenatural castigo – serão totalmente destruídos pelo Cristo vitorioso e durante sete meses seus cadáveres estarão sendo enterrados e os destroços levarão anos para serem totalmente recuperados e reciclados.
Nas Olimpíadas de Pequim, quando todo o mundo havia parado para assistir a este fabuloso evento, o mundo foi sacudido pela intervenção militar da Rússia na Geórgia reclamando parte dos seus territórios. Poderia ter feito isto noutro momento, pensamos todos, mas eles não respeitaram a paz do evento, e sem o mínimo pudor fizeram a guerra. Parecia que a Rússia estava vivendo um grande momento de paz, que nada aparentemente a levaria a isso, mas o fez, e seu espírito bélico não está morto nem adormecido, e pelo visto jamais terá em conta um período de paz mundial, embora seja por 15 dias.
Hoje, Rússia e China parecem separadas, mas a Bíblia diz que novamente estarão juntas, e formarão uma grande aliança multinacional, e o processo, já está em andamento.

Quem são estas nações?

A composição do exército que atacará às 12 tribos de Israel, já restaurado, está claramente definido. Vejamos Ezequiel 38:1-7: “VEIO a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e Tubal, e profetiza contra ele. E diz: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal; e te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos com primor, grande multidão, com escudo e rodela, manejando todos a espada; persas, etíopes, e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete; Gômer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, do extremo norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo. Prepara-te, e dispõe-te, tu e todas as multidões do teu povo que se reuniram a ti, e serve-lhes tu de guarda”.
Trata-se de uma grande potência disposta a desafiar o governo de Cristo! O profeta revela que além de Magogue, Meseque e Tubal, a confederação incluirá à Pérsia, Cus, Fut, assim como Gômer e a Líbia.
Onde estão e quem são estas nações hoje? Estes nomes já não existem mais e com o tempo, estas nações mudaram de nome, por isso, é muito difícil identifica-las hoje. Mas, tem importância saber quem são e o que significará para a Ásia Meridional! Se está na Bíblia, por suposto que sim! O crente se carateriza pelo seu CONHECIMENTO, porque ele é quem tem que advertir ao mundo sobre o que acontecerá e por quê está acontecendo.
Os nomes que aqui aparecem, os encontramos no livro de Gênesis e são de pessoas descendentes de Noé e eles foram os patriarcas das diferentes nações que formam o mundo de hoje. Uma nação é simplesmente uma grande família. Toda a família humana procriou-se a partir dos filhos de Noé: Sem, Cão (ou Cam) e Jafé.
“ESTAS, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio. Os filhos de Jafé são: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras. E os filhos de Gomer são: Asquenaz, Rifate e Togarma. E os filhos de Javã são: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim. Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações. E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã. E os filhos de Cuxe são: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sebá e Dedã” (Gên. 10:1-7).
Desde o vale de Sinar (antiga Babel, Iraque), todas estas famílias emigraram e se estabeleceram nos lugares onde estão hoje suas nações identificadas por estes nomes, e em muitos casos podemos seguir facilmente seus rastos. É através dos escritos dos geógrafos e historiadores que podemos chegar a uma clara identificação. São importantes as obras de Heródoto, As histórias de Pérsia, Tatar e os árabes (por exemplo “Colinas Dourados” de Al-Masudi), as obras dos historiadores judeus, como Flavo Josefo, as tradições chinas, asiáticas e medievais européias.

Gogue em terra de Magogue

Estes povos aliados serão governados por Gogue (nome que significa monte ou alto). Se lhe descreve como um grande príncipe e como o chefe político - militar da região. Ezequiel o mostra como sendo o guarda e o comandante dos povos reunidos (38:7). Gogue vem a ser um dos quatro grandes personagens do tempo do fim mencionados especificamente na Bíblia: a besta, o falso profeta e o “rei do sul” (o futuro chefe de uma confederação muçulmana árabe de toda a região sul de Israel).
Ao mesmo tempo, Gogue parece ser uma subdivisão tribal de Magogue. O primeiro Gogue deveu ser um filho ou neto de Magogue. O Gogue dos tempos do fim estará em terra de Magogue:
“Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e Tubal, e profetiza contra ele” (Ezeq. 38:2).
Como podemos identificar ao Magogue de hoje? A tabela das nações diz que foi o segundo filho de Jafé, filho de Noé. Os descendentes de Jafé são na sua maioria povos euro-asiáticos. Este grupo inclui aos eslavos orientais (russos maiores, russos menores e russos brancos), e também, os povos mongôlicos fora da Ásia Menor e o subcontinente indiano.
Magogue, o filho de Jafé se dividiu em duas ramas principais. A ocidental ou eslava, de aspeto caucásico, foi identificada por Josefo e outros historiadores como parte das tribos nômades escitas ao norte do Mar Negro, na Rússia. A rama oriental ou mongôlica dos escitas habitou os territórios que se estendem até o norte da China. Marco Polo, que visitou o reino mongol no século 13, identificou a Magogue como parte dos mongoles.
Outros historiadores identificam a Magogue com os habitantes do norte da China e que falam o mandarim. Os chineses do sul, cuja língua é o cantonês, constituem uma rama asiática de Javã, outro filho de Jafé.
Qual é a rama de Magogue a que se refere a profecia de Ezequiel 38 e 39? É um povo do norte , ou seja, das grandes extensões da atual Rússia.
“E te farei voltar, mas deixarei uma sexta parte de ti, e far-te-ei subir do extremo norte, e te trarei aos montes de Israel” (39:2). Não somente do norte, senão “do extremo norte”, para que não tenhamos dúvida nenhuma de quem se trata.
Além disso, Gogue é o príncipe de Rosh, Meseque e Tubal, povos de linhagem russa. Russo seria o nome gentílico de Rosh. E Meseque? Foi quem acabou dando seu nome à capital russa: MOSCOU (em castelhano é MOSCÚ). Como nas línguas orientais as vogais não se escrevem e sim vão sendo colocadas quando se fala, o nome que aparece para ser lido é Mesec. Se eliminamos as vogais teremos MSC. O nome da capital de Rosh (Rússia) é MOSCOU, e os habitantes “moscovitas”.

Os russos grandes e brancos

A palavra hebréia rosh se traduz como “soberano” em Ezequiel 38:2-3 da versão Reina – Valera. Rosh significa em hebraico “soberano”, mas também pode empregar-se como nome próprio.
Rosh é o antigo nome hebraico dos russos, que significa (loiros), e que povoaram as planícies da Europa oriental no século nono da nossa era e deram seu nome à nação russa. Este povo forma parte hoje dos russos brancos da Bielorússia. Os vizinhos de Rosh são Meseque e Tubal, ambos filhos de Jafé (Gên. 10:2) e portanto, irmãos de Magogue.
Heródoto e outros historiadores e geógrafos clássicos os conheciam como os moskhi ou moschi e os tibareni, que ocuparam a região caucásica entre o Mar Negro e o Cáspio. Figuram em inscrições assírias como os muska e tubla. Josefo os chama moschevi e tobelitas.
Os descendentes de Meseque (moski) viajaram pelas terras do Mar Negro e assentaram-se nos arredores de Moscou, onde deram seu nome ao rio Moscova e ao estado de Moscóvia.
Uma parte de Tubal também emigrou para o norte, onde deu seu nome ao rio Tobol e fundou a cidade siberiana de Tobolsk. Também se encontram ramas mongôlicas de Tubal no Tibete, Nepal, Butã, Sikkim, no estado índio de Nagaland, Sinkiang ou o Turquestão chinês, partes da China do norte e Manchúria, de acordo com fontes árabes.
Em conjunto, as ramas caucásicas de Meseque e Tubal formam as duas divisões principais dos russos maiores, o grupo étnico mais grande da extinta União Soviética.

_________________________________















3 comentários:

  1. Ezequiel 38: diz que gogue será o chefe da invasão contra Israel, na lista aparece o irã , será que tudo que ele está fazendo querendo fabricar armas ,bombas atomicas , tem haver com esta guerra ? acredito ser gogue a Russia , breve esta profecia irá se cumprir.

    ResponderExcluir
  2. Louvado seja o senhor dos exércitos

    ResponderExcluir