20 de maio de 2009

O livro de APOCALIPSE
por fim decifrado!

por Herbert W. Armstrong

Capítulo 2

A clave dos sete selos

A quem acudiremos para que nos dê o verdadeiro significado? A resposta é óbvia. Ao verdadeiro Revelador, por suposto! E em virtude de que Cristo, o Revelador, não explica o significado nesta mesma passagem, DEVEMOS PROCURAR NOUTRA PARTE para encontrar quando e onde Jesus explica o sentido destes símbolos.
Essa é a clave suprema para entender o livro de Apocalipse! Isso deveria explicar-nos por que os homens deste mundo não têm podido explicar o verdadeiro sentido dos quatro cavaleiros.
Agora tenhamos em conta duas coisas: primeiro, Cristo é chamado o Verbo nos primeiros versículos do Evangelho de João, é dizer que Ele é a Palavra ou o Porta-Voz de Deus. Jesus em pessoa, faz quase 2.000 anos, era a Palavra de Deus corporal e vivente. Mas hoje em dia temos a Palavra de Deus escrita: a Santa Bíblia. A Bíblia inteira é a Palavra de Deus. Seu divino autor, em realidade, é Jesus Cristo.
A Bíblia toda, é sua Palavra escrita!
Segundo: um símbolo é em muito semelhante a uma parábola. Um símbolo é uma figura ou coisa usada para representar outro objeto, enquanto uma parábola é uma experiência empregada para suscitar o pensamento de outra coisa, pessoa ou sucesso.
Agora quero que nos demos conta de um fato muito importante que a maioria nunca tem compreendido. Supõe você, como quase todo o mundo, que Jesus falou em parábolas para fazer suas explicações mais simples e claras, a maneira de ilustração, para que a gente entendesse melhor o que queria dizer?
Se for assim, está equivocado. Pelo contrário, embora muitos não o creiam, Jesus falou em parábolas para encobrir, para ocultar o verdadeiro significado das suas palavras às multidões que constantemente lhe seguiam. O conhecimento de tal verdade põe em nossas mãos a CLAVE que dá acesso à compreensão dos símbolos do Apocalipse.
Assim que observemos cuidadosamente o que diz a Escritura acerca da parábola do semeador: “E quando se achou só, os que estavam junto dele com os doze interrogaram-no acerca da parábola. E ele disse-lhes: A vós é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas. Para que, vendo, vejam, e não percebam; e ouvindo, ouçam, e não entendam; para que se não convertam, e lhes sejam perdoados os pecados” (Marcos 4:10-12).
E logo, Jesus procedeu a explicar a seus discípulos, em linguagem clara, o significado da parábola.
Entendamos bem isto: Jesus se dirigiu à gente em parábolas para encobrir o verdadeiro significado a quem Ele não havia designado para que o entenderam! Cristo não revelou naquele momento, nem naquele lugar, o sentido da parábola; mas, mais tarde a explicou aos seus discípulos em linguagem bem clara.
Exatamente da mesma maneira encontramos neste capítulo sexto do Apocalipse uma profecia envolvida em misteriosos SÍMBOLOS que tem encoberto o verdadeiro significado às gerações destes quase 2.000 anos. Portanto, se queremos ENTENDE-LA realmente, temos que fazer o que fizeram aqueles discípulos: devemos acudir a Jesus, o único e verdadeiro Revelador.
Posto que agora sua mensagem a nós, os desta era, é a Palavra de Deus escrita, a Bíblia, devemos esquadrinhai-la até encontrar a passagem, ou passagens onde este mesmo Jesus nos explique numa linguagem simples, os acontecimentos que ditos símbolos representam.
Quer-se dizer com isto que Jesus explicou numa linguagem clara os acontecimentos que haveriam de ter lugar ao termo desta era, ao fim destes turbulentos dias de guerras que culminarão com o dia do Senhor e a Segunda vinda de Cristo?
Efetivamente assim é! Quando seus discípulos vieram a Ele ao Monte das Oliveiras, quando eles a quem lhes era dado entender estes mistérios se chegaram a Ele “aparte”, lhe perguntaram: “Diz-nos, quando serão estas coisas, e que sinal haverá da tua vinda, e do fim do século?”
Jesus deu como resposta, numa linguagem clara, uma surpreendente profecia que descrevia as condições do mundo atual e do nosso futuro imediato.

Que significam os selos?

Aqui temos pois, a explicação dos símbolos de Apocalipse 6, a clave que decifra a revelação dos selos. Esta transcendental profecia dada no Monte das Oliveiras, está consignada em Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21. Nela, Jesus esboçou numa linguagem clara e compreensível, sete coisas que haveriam de acontecer. Aqui Jesus Cristo, o Revelador, manifesta o verdadeiro significado dos sete selos que cobrem toda a profecia do livro.
Agora, por meio do evangelho de Mateus, saibamos das primeiras quatro etapas dos sucessos que predisse Jesus.
Respondendo Jesus, disse-lhes: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores” (Mateus 24:4-8).
AQUI, EM SINTESE, SE DA UM RESUMO DAS NOTÍCIAS MUNDIAIS DESDE O ANO 31 DE NOSSA ERA ATÉ AGORA!
Note-se este princípio consistente. Uma vez que se inicie uma condição predita por Jesus, permanece continuamente até sua segunda vinda.
É mister que observemos um princípio fundamental que se desprende desta profecia de Mateus 24, e do capítulo sexto do Apocalipse. Ocorrerão sete acontecimentos sucessivos; por exemplo, a primeira condição que Jesus prediz é a dos FALSOS MESTRES que haveriam de extraviar e enganar, não a uns poucos, senão a – muitos!
Tal predição começou a cumprir-se quase imediatamente. O apóstolo Paulo escreveu acerca disso expressando que já nesta época o espírito de iniqüidade havia começado a operar. E tal espírito não há cedido; pelo contrário, há cobrado intensidade de tal maneira que já há logrado influenciar ao mundo inteiro, o qual, como claramente foi profetizado, haveria de ser enganado e extraviado respeito das verdades de Deus consignadas na Bíblia.
Como a ignorância da Palavra de Deus e suas leis acarreta guerras, a seguinte condição profetizada foi guerras e rumores de guerra. Certamente, naqueles dias houve guerras, mas em lugar de cessarem, estas tem ido em aumento progressivamente e cada vez são mais terríveis e mais destrutivas, até que na atualidade encaramos o interrogante de se a vida humana pode sobreviver outra guerra, que de livrar-se, será com armas nucleares. Sim, como o afirmam as Escrituras com toda veracidade, o pecado e os homens pecaminosos, vão de mal a pior, degenerando e não melhorando, como o homem quer crer.
Jesus classificou estes quatro sucessos da seguinte maneira:
1o) Falsos ensinos acerca de Cristo, desvirtuando e derrogando seu verdadeiro evangelho.
2o) Guerras, que na crise do fim desta era haveriam de converter-se em guerras mundiais, nação contra nação e reino contra reino. Estamos agora na segunda trégua entre guerras mundiais.
3o) Fomes.
4o) Pestes ou epidemias, que vem como conseqüência da fome e a guerra.
Nisto precisamente nos encontramos agora! Este é somente o princípio dos COLOSSAIS EVENTOS PROFETIZADOS PARA ESTE SÉCULO XXI.
As duas primeiras guerras mundiais aconteceram já, e os rumores de guerras persistem por todas partes. O que acontecerá logo à terra, serão a fome, as enfermidades, epidemias e a Terceira Guerra Mundial, todo isso em tão grande magnitude, qual este mundo jamais tem sonhado nem imaginado sequer!
Mas comparemos agora o anterior com os primeiros quatro selos no capítulo sexto do Apocalipse. Aqui está a própria revelação de Jesus, explicando em linguagem clara o que representam os místicos quatro cavaleiros.

SEQÜÊNCIA DE ACONTECIMENTOS NO LIVRO DE APOCALIPSE

OS SELOS

1 - Falsos profetas
2 - Guerras
3 - Fomes
4 - Pestilência
5 – Tribulação

6 - Sinais celestiais: 1) Danificam à terra,
2) ao mar,
3) às árvores e
4) aos rios.
7 – Trombetas: 5) Primeiro ai
6) Segundo ai
Terceiro ai
7) as sete pragas derradeiras

(Grande batalha final)
A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

PLANO DOS CAPÍTULOS DO LIVRO DE APOCALIPSE

Capítulo Progressão cronológica Inserções
1 Introdução
2 - 3 Mensagem às 7 Igrejas
4 - 5 Prelúdio
6 Primeiros seis selos
7 Duas companhias
8 - 10 As Trombeta
11 As Duas Testemunhas
12 A Igreja verdadeira
13 As Duas Bestas
14 As 3 Mensagens
15 - 16 As 7 Pragas Derradeiras
17 - 18 A Falsa Igreja
19 A Segunda Vinda
20 O Milênio
21 - 22 Os Novos Céus e a Nova Terra

A surpreendente comparação

O primeiro foi um cavalo branco. Muitos, segundo suas interpretações humanas, têm-se baseado no capítulo 19 do Apocalipse, onde encontramos a descrição do glorioso retorno de Cristo sobre um cavalo branco, e têm cometido o grave erro de afirmar que este primeiro selo ilustra também a segunda vinda de Cristo, em virtude de que se menciona um cavalo de cor branca. Mas a revelação de Cristo indica que o cavalo do primeiro selo personifica exatamente o contrário: representa aos que pregam um Cristo falso, diferente do Cristo do Novo Testamento. Refere-se a esta GRANDE IMPOSTURA que tem descido como negra nuvem sobre a Terra para ocultar aos homens a gloriosa verdade de Deus!
Todas as guerras, não importa sua magnitude, são o resultado da transgressão da suprema lei espiritual de Deus, a qual Jesus viveu e pregou. O falso ensino que rejeita a LEI e o GOVERNO de Deus, e respalda ou sanciona os caminhos e maneiras de obrar dos homens, conduz inevitavelmente à GUERRA; estas são cada vez mais temíveis e colossais, até o grau de perguntar-se se o mundo poderia sobreviver a outra guerra, se Deus Todo-Poderoso não interviesse de uma maneira sobrenatural para evitar o cosmocídio.
O segundo selo descreve um cavalo vermelho – cor de sangue – e seu cavaleiro; como Jesus o revela, este representa a GUERRA. “E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada” (Apoc. 6:4).
O terceiro selo representa a FOME: “E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão. E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho”.
E o quarto selo, como seqüela da onda de fome, surgirão terríveis ENFERMIDADES EPIDÊMICAS:
“E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra” (Vs. 7-8).
Eis aqui a própria explicação de Cristo acerca dos quatro misteriosos cavaleiros. Mas isto nos traz ao pavoroso presente, e apenas estamos no princípio da profecia!
Vamos agora ao seguinte acontecimento, que segundo a profecia, sacudirá ao mundo até seus alicerces!

A Grande Tribulação

Literalmente, dúzias de profecias tanto no Antigo como no Novo Testamento descrevem este colossal evento mundial. Para explicar tudo no que nas profecias bíblicas está escrito acerca disso, se requereria o espaço completo de muitos artigos.
É de vital importância saber – e estar preparado porque ninguém tem que atemorizar-se... se presta atenção e busca diligentemente a proteção de Deus!
Regressemos momentaneamente a Mateus 24. Lembremos que estamos agora no intervalo ou pausa que precede à próxima guerra mundial. As fomes e as enfermidades epidêmicas têm ido aumentando em proporção alarmante durante os últimos anos, mas a final e grande fome mundial, seguida de enfermidades epidêmicas, não nos tem açoitado ainda.
Estes sucessos nos trazem ao versículo 8. Estamos já começando a experimentar tais condições, mas não temos alcançado sua fúria final. Assim que, tomemos nota agora do que foi dito acerca de tudo isto: “E tudo isto será princípio de dores” (Mateus 24:8).
Sim, ainda estas coisas que temos estado comentando são apenas o PRINCÍPIO de dores... ou mais propriamente traduzido, de angústia ou TRIBULAÇÃO.
Sim, quando a fúria da fome e as enfermidades epidêmicas atinja seu máximo, todo o qual indubitavelmente virá como conseqüência da guerra mundial, então se iniciará as tantas vezes profetizada GRANDE TRIBULAÇÂO. Esse é precisamente o seguinte acontecimento acerca do qual o Onipotente Deus adverte ao mundo.
Vejamos como explica Jesus, em linguagem simples, este quinto acontecimento que sacudirá ao mundo: “Então vos entregarão a tribulação, e vos matarão, e sereis aborrecidos de todas as gentes por causa de meu nome” (Mateus 24:9).
Note-se que aqui a Escritura faz menção de dois grupos de pessoas: “eles” e “vós”. Na linguagem do Novo Testamento o pronome vós, a menos que claramente se defina de maneira diferente, se refere aos cristãos verdadeiramente convertidos, ou a Israel e Judá como nações, ou a todos estes grupos.
Se se está falando espiritual e individualmente, o pronome “vós” se refere aos que são em verdade filhos gerados de Deus. Se o contexto está falando nacionalmente, se refere a Israel, a Judá, ou a ambas.
Neste caso, ao comparar este texto com o relato de Marcos (capítulo 13) e de Lucas (capítulo 21), nos damos conta do uso dual que se lhe dá ao pronome “vós”, incluindo tanto aos cristãos espiritualmente gerados como as nações físicas de Israel.
Antes de proceder, é importante que tomemos nota de outra clave indispensável para entender quase todas as profecias. Há dualidade em praticamente tudo o que se relaciona com o plano de Deus e com o desenvolvimento do seu propósito aqui na Terra. Houve um Antigo Pacto, e há agora um Novo Pacto.
Esta dualidade ocorre em todo o plano de Deus e ocorre também nas profecias. Pelo geral há um cumprimento anterior ou típico, e logo um cumprimento final. Por não entender esta clave vital, muitos se equivocam totalmente nos seus esforços por compreender ou explicar as profecias.
Esta tribulação de fato lhe sobreveio à nação de Judá, no sentido preliminar, no ano 70 de nossa era, mas essa foi somente a precursora da grande INVASÃO NACIONAL e do CATIVEIRO que está por acontecer.
Este tempo de tribulação está descrito claramente em Lucas 21:23-24, onde lemos: “Mas ai das grávidas, e das que criarem naqueles dias! porque haverá grande aperto na terra, e ira sobre este povo. E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem”.
A passagem anterior fala de guerra, de invasão nacional e de cativeiro, o qual de fato lhe aconteceu a Judá no ano 70 da era cristã. Mas isso foi tão só o precursor típico. O acontecimento culminante desta profecia está ainda por acontecer, justamente antes da vinda de Cristo!

Também uma perseguição religiosa

Voltemos a Mateus 24: “Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”. (Vs. 10-13).
“Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver” (Vs. 21).
“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” (Vs. 24).
Aqui fala também de verdadeiros cristãos individuais, gerados espiritualmente, quem tem-se tornado tão mornos e estão já tão afastados do contato com Deus, tão esquecidos da oração, que não serão considerados dignos de escapar de todas estas coisas. Essa fase da grande tribulação está claramente exposta ao abrir-se o quinto selo de Apocalipse 6: “E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram” (Apoc. 6:9-11).
Eis ali a GRANDE TRIBULAÇÃO! Este quinto selo a apresenta como tempo de martírio de santos, de filhos gerados de Deus, verdadeiramente convertidos!
Observemos o versículo 9. Aqueles que foram mortos numa anterior e típica tribulação, como em efeito o foram milhões de seres faz muitos séculos, estão clamando: “Até quando, Senhor, santo e verdadeiro, não julgas e vingas nosso sangue nos que moram na terra?” Eles sabiam que Deus havia dito: “Minha é a vingança” . Eles sabiam que no terrível dia do Senhor, Deus tomaria vingança ao enviar suas pragas sobre os poderes que ordenaram a perseguição. Essas pragas, as do dia do Senhor – o dia da vingança de Deus sobre este grande poder que perpetrou e levou a cabo a perseguição – acontecerão precisamente à hora da Segunda vinda de Cristo!
TOMEMOS CUIDADOSAMENTE NOTA DISSO! Os mártires que foram sacrificados faz muitos séculos, perguntam alegóricamente: Até quando será a segunda vinda de Cristo e o fim desta era? E eis aqui a perturbadora resposta: Não acontecerá até que tenha lugar outra grande tribulação, outro martírio de santos. Até que os seus conservos e irmãos e seus irmãos gerados espiritualmente no Senhor, seja, mortos como eles o foram!
Isso se refere à final GRANDE tribulação. Será um tempo de guerra e invasão nacional, assim como de
catividade para os descendentes modernos da antiga nação de ISRAEL, a nação de Deus. Esta não é uma profecia para Judá, senão para Israel!
Note-se que esta tribulação, este MARTÍRIO DE SANTOS, deve ocorrer e completar-se antes de que Deus derrame os cálices da sua ira, suas pragas, à segunda vinda de Cristo.

Quando virá o fim?

Os discípulos lhe haviam perguntado a Jesus quando aconteceria sua vinda e o fim do mundo, é dizer, o fim desta era.
A falsa pregação não seria o fim; as guerras e rumores de guerra tampouco o seriam; mas no versículo 14 de Mateus 24, Jesus especificou precisamente QUANDO chegaria o fim: viria depois de algo que está acontecendo nestes mesmos instantes.
“E será pregado este evangelho do reino em todo o mundo, para testemunho a todas as nações; e então virá o fim”.
Essa foi a resposta de Jesus! Advertiu que viriam falsos profetas que enganariam a MUITOS, dizendo que Jesus era o Cristo mas fazendo caso omisso da sua mensagem, seu evangelho, o qual é a boa nova acerca do reino ou o governo de Deus. O eterno governa por meio das suas leis, mas o mundo inteiro tem sido enganado e induzido à transgressão, que é PECADO; se lhe fez crer que a LEI de Deus e o GOVERNO DE Deus sobre nossas vidas têm sido anuladas. À humanidade se lhe fez crer que embora siga as tradições dos homens, se adora a Cristo, pode alcançar a salvação.
Porém, Jesus mesmo disse: “Pois EM VÃO me honram, ensinando como doutrinas mandamentos de homens. Porque deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens...” (Marcos 7:7-8).
Mas, segundo disse Cristo: “Este evangelho do reino”, do governo de Deus, dos mandamentos de Deus, o mesmo evangelho que Jesus pregou, será pregado a todo o mundo como testemunho a todas as nações e ENTÃO virá o fim deste mundo.
Esse é o acontecimento mundial da hora presente. NESTE MOMENTOS A CITADA ESCRITURA SE ESTÁ CUMPRINDO DIANTE DOS SEUS PRÓPRIOS OLHOS! O quem tem ouvidos para ouvir, ouça!
Se temos que trazer-lhe a REVELAÇÃO de Jesus Cristo, certamente não podemos dar-lhe as interpretações populares que se têm escutado de lábios de homens, dos grandes líderes religiosos deste mundo. Os grandes homens deste mundo têm confundido a grande tribulação, que está já às portas, com o período revelado em mais de 30 profecias bíblicas como o dia do Eterno ou dia do Senhor.
Vejamos agora Mateus 24:29 e vejamos o que, segundo parece, nunca tem aprendido os grandes líderes religiosos deste mundo: “E imediatamente depois da tribulação daqueles dias, o sol se escurecerá, e a lua não dará seu resplendor, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas” (Mateus 24:29)

Sinais nos astros

Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas. Mas, quando acontecerão esses sinais siderais?
Tem-se dado conta? Imediatamente DEPOIS da GRANDE TRIBULAÇÃO. A grande tribulação que Jesus descreve em Mateus 24, é a explicação do quinto selo de Apocalipse 6, a qual Ele faz em linguagem simples. Mais adiante veremos outros detalhes sobre Apocalipse 6 e Mateus 24, mas pelo momento notemos o que segundo Apocalipse 6, acontecerá imediatamente depois da grande tribulação do quinto selo. Procure o leitor Apocalipse 6, para ler isto na sua própria Bíblia.
“E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue; e as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte” (Apoc. 6:12-13).
E depois, quê?
“Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?” (Vs. 17).
Note-se isso! Neste capítulo 6 do Apocalipse, conforme se vão abrindo os seis selos, vemos primeiro falsos profetas ou falsos pregadores; segundo, guerras, culminando em guerra mundial; terceiro, fomes; quarto, enfermidades epidêmicas; quinto, GRANDE TRIBULAÇÃO, o martírio de santos; sexto, sinais no céu, no Sol, na Lua, nas estrelas. E logo? Que vem após este sexto selo?
O grande dia da ira de Deus, o qual, como veremos, é o grande DIA DO SENHOR.
Agora vejamos a profecia de Joel, no Antigo Testamento: “O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o dia grande e espantoso do Eterno” (Joel 2:31).
Hei-lo ali! Em Mateus 24:29 limos que os sinais nos céus, no Sol, na lua e nas estrelas, ocorrerão imediatamente depois da grande tribulação. Em Apocalipse 6 vimos que os sinais sidéreos do sexto selo, no Sol e a Lua, têm lugar imediatamente depois da grande tribulação, a qual é o martírio dos santos do quinto selo. Também vimos que depois dos sinais do sexto selo, ocorre o terrível dia da IRA DE DEUS.
Agora vemos em Joel 2:31, que estes sinais no Sol e a Lua devem ocorrer, antes do grande e terrível DIA DO SENHOR!

A tribulação não é o dia do Senhor

Assim que, temos visto três eventos sucessivos que transtornarão ao mundo:
1º) A Grande Tribulação, que agora é o próximo sucesso a desenvolver-se, talvez nesta década ou na seguinte.
2º) Imediatamente depois da Grande Tribulação, os sinais no Sol, na Lua e nas estrelas.
3º) Seguindo às sobrenaturais sinais nos céus, o terrível DIA DO SENHOR!
E que é esse grande e terrível DIA DO SENHOR? Em tanto que temos a Bíblia aberta no livro de Joel, notemos como foi inspirado o profeta para descreve-lo: “Ai do dia! Porque o dia do SENHOR está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso” (Joel 1:15).
Agora observemos como Deus inspirou ao profeta Sofonías para descrever dito dia:
“O grande dia do SENHOR está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do SENHOR; clamará ali o poderoso. Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas. E angustiarei os homens, que andarão como cegos, porque pecaram contra o SENHOR; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne será como esterco” (Sofonías 1:14-17).
O dia do Senhor é o dia da ira de Deus. É o período em que as pragas de Deus são derramadas sobre os pecadores deste mundo. Deus diz que tal calamidade cairá sobre os iníquos que aborrecem a verdade e a paz, e amam a maldade. Se trata pois do tempo em que Deus derrama suas PRAGAS; mas não é o mesmo que a grande tribulação, como muitos acreditam.
Não, é dia das pragas de Deus não virá até depois que ocorram os sinais no Sol e na Lua; e ditos sinais sobrenaturais nos céus não aparecerão senão imediatamente depois da grande tribulação.
Se você há de saber o que vai suceder logo no mundo, se há de saber o que é tão seguro como a saída e o ocaso do Sol, o que vai a acontecer durante os dias da sua própria vida, o que você mesmo vai experimentar, é vital que compreenda a diferença entre a grande tribulação e o dia do Senhor.
Provavelmente você terá ouvido falar muito acerca da grande tribulação, se é que acaso tem ouvido pregações sobre a profecia. Mas, provavelmente tem ouvido muito pouco ou nada acerca do DIA DO SENHOR, apesar de que este está descrito em mais de trinta profecias diferentes esparzidas tanto no Antigo como no Novo Testamento.
POR QUÊ? Porque a maioria dos pregadores SUPÕEM que todas essas profecias acerca do Dia do Senhor – o tempo da sua ira e das suas pragas – se referem à grande tribulação. SUPÕEM que a grande tribulação é a ira de Deus e o tempo das suas pragas.
A grande tribulação não é a ira de Deus, senão que é a ira de SATANÁS O DIABO. Ele sabe que tem muito pouco tempo. Quando Deus intervenha e envie suas pragas, quando Cristo retorne como Rei de reis e Senhor de senhores para governar a Terra, chegará o fim da atuação de Satanás como príncipe deste mundo, e ele se dá plena conta disso.
A grande tribulação, como comprovaremos mais adiante, se nos mantemos dispostos a aceitar os claros ensinos da Palavra de Deus, é a última perseguição e martírio que Satanás dirigirá contra os verdadeiros filhos gerados de Deus, a quem ele não pode enganar, como tem enganado ao mundo inteiro.
-----------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário