20 de maio de 2009

O livro de APOCALIPSE
por fim decifrado!

por Herbert W. Armstrong

Capítulo 3

O “dia do Senhor”

Voltemos ao capítulo sexto de Apocalipse. Àqueles santos que anteriormente foram martirizados, se lhes disse que os juízos de Deus – as pragas que ocorrerão e culminarão ao tempo da Segunda vinda de Cristo – não podem executar-se até que seus conservos e seus irmãos, é dizer outros cristãos gerados espiritualmente, sejam mortos como eles o foram. Eis aqui o que é a grande tribulação: outro futuro martírio do povo de Deus!
E depois, quê? O sexto selo, como temos visto, consiste nos aterradores sinais celestiais, os quais marcarão o princípio da intervenção de Deus nos assuntos do mundo, quando os homens presos de pavor exclamarão: “Tem chegado o dia terrível da ira de Deus”.
“E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda. E outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice, e sega; a hora de segar te é vinda, porque já a seara da terra está madura. E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice à terra, e a terra foi segada. E saiu do templo, que está no céu, outro anjo, o qual também tinha uma foice aguda” (Apoc. 6:14-17).
Assim será o dia do Eterno, seguido de imediato pelo retorno de Cristo com todo poder e glória, para GOVERNAR aos povos da terra e trazer-nos PAZ. Entretanto, VOCÊ NÃO TEM QUE SOFRER TEMORES INECESSÁRIOS NEM PREOCUPAÇÕES respeito das coisas que vão a suceder sobre a Terra. Segundo o relato de Lucas sobre esta mesma profecia de Jesus, a qual se refere aos distúrbios mundiais que estão já na nossa frente, é dizer a grande tribulação e o dia do Senhor, Cristo finalizou suas declarações proféticas pronunciadas no Monte das Oliveiras, com estas convincentes palavras: ”Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem” (Lucas 21:36).
Que Deus lhe ajude para que seja contado entre aqueles que estudam as profecias, que vigiam os acontecimentos do mundo (os quais não são senão o cumprimento delas), e que oram sem cessar, rogando que sejam considerados dignos de escapar a todas estas coisas e de estar em pé diante de Cristo ao seu retorno!

Por quê tão terríveis pragas?

Por espaço de 6.000 anos, Deus tem estado enviado suas mensagens de amor à humanidade. No seu amor, Deus revelou sua lei a nossos primeiros pais, Adão e Eva. Sua lei é o CAMINHO de vida que conduz a todo o bom e desejável. Deus enviou a todos seus profetas, com sua mensagem de PAZ, revelando o caminho que leva à paz e a felicidade, mas os homens têm rejeitado tal mensagem e assassinaram aos profetas.
Pregaram no madeiro ao Filho de Deus, portador das BOAS NOVAS de Reino de Deus, o qual imperará no mundo de amanhã, e martirizaram aos apóstolos de Jesus, quem foram pelo mundo com o evangelho concernente ao caminho de vida e ao GOVERNO de Deus nas nossas vidas.
Todos os homens de Deus, paciente e afetuosamente, mas com energia, têm admoestado a este mundo rebelde. Eles trouxeram uma mensagem de PAZ, de AMOR, de MISERICÓRDIA e COMPAIXÃO.
Por meio dos seus servos, Deus tem querido ajustar contas, amorosamente, com este mundo obstinado e voluntarioso, durante quase seis mil anos. Tem admoestado ao mundo, fazendo-lhe saber de antemão o trágico final que terá sua humana inventiva e seus caminhos errados: total aniquilação de quanto ser vivente exista sobre a Terra!
Com incomparável amor e com indulgente misericórdia, por quase seis milênios Deus tem vindo dando a esta rebelde e extraviada raça humana todas as oportunidades possíveis. Para salvar-se da destruição que a se mesma se está acarretando.
MAS O HOMEM NÃO QUER FAZER CASO, nem jamais tem atendido à exortação divina. Continuará ainda inventando mais terríveis meios de destruição cujo resultado será o suicídio da raça humana, se Deus não intervir.
Mas Deus está a ponto de falar a este mundo cabeça-dura e inclinado ao mal, na única linguagem que entende. Como qualquer pai amante castiga ao seu filho que não faz admonição carinhosa e de bom grau, assim agora Deus vai castigar ao mundo com justos juízos e com pragas tão terríveis que o homem se verá por fim forçado a voltar-se dos seus iníquos procederes e buscar ao Criador e seus CAMINHOS, OS QUAIS CONDUZEM À PAZ E A TUDO O QUE É BOM. Deus evitará o suicídio da humanidade.
Salvará a este depravado mundo justamente quando esteja a ponto de destruir-se a se mesmo! Esse é precisamente o período que se avizinha e que em mais de trinta profecias diferentes está descrito como o dia do Senhor; isto nos levará diretamente à Segunda vinda de Cristo, para trazer-nos, por fim a almejada paz mundial!

A ira de Deus reprimida

O capítulo sétimo do livro de Apocalipse nos dá a saber que o dia do Eterno, o tempo em que estas terríveis; pragas hão de serem administradas, vai ser detido temporariamente, até que tenha lugar certo sucesso dos planos de Deus.
Vejamos agora o capítulo sete da mais portentosa profecia que alguma vez se tenha escrito:
“E DEPOIS destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus. E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel” (Apoc. 7:1-4).
Consideremos agora cuidadosamente uns quantos pontos importantes. Primeiro, as palavras que acabamos de citar demonstram que os juízos do dia do Senhor estão a ponto de serem administrados, mas por uma razão especial, Deus os detém. Note-se que justamente quando o dia do Senhor está próximo a ocorrer, João vê em visão quatro anjos retendo os quatro ventos que estão já para assoprar sobre a Terra. Veremos depois, que estes ventos são os que fazem soar as sete trombetas que se mencionarão mais adiante. Estes, por suposto, são símbolos, mas representam acontecimentos que este mundo encontrará muito reais.
Mas observemos que os ventos ficam restringidos até que OS SERVOS DE DEUS recebam certo selo nas suas testas. Os primeiros em ser selados são os 144.000.

Quem são os 144.000?

Você provavelmente tem ouvido interpretações errôneas sobre o particular. Os homens são incapazes de interpretar esta profecia. O primeiro que devemos notar é que o tempo de aplicar os selos a estes 144.000 ainda pertence ao futuro: será depois da grande tribulação, depois de que ocorram os sinais nos céus, e justamente antes de que sejam enviadas as pragas dos juízos de Deus, nada do qual tem sucedido ainda!
Em segundo lugar, notemos que é o que diz com suma clareza, que estes 144.000 pertencem às doze tribos de Israel, 12.000 de cada tribo. Onde se encontram estas hoje em dia? Onde estão as dez tribos perdidas?
Devemos observar também que estes 144.000 não são todos os servos de Deus: “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém. E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro” (Apoc. 7:9-14).
Qual é o selo que levam sobre suas testas? Estão selados pelo Espírito Santo. O capítulo 14, versículo 1, diz que é o nome do Pai o que está escrito nas testas destes servos de Deus. A última oração de Jesus em intercessão pela sua Igreja foi para que eles fossem guardados no nome do PAI. Hoje encontramos às igrejas deste mundo ostentando toda classe de nomes segundo o parecer humano, muitas inclusive levam nome de homens. Mas, no Novo Testamento achamos em 12 passagens que o nome que Deus lhe deu à sua própria igreja é: Igreja de Deus.

Quem constituem a inumerável multidão?

E a inumerável multidão? Esta a compõem aqueles que tem saído da grande tribulação. Deus não lançará suas aterradoras PRAGAS sem que envie previamente uma admoestação sobrenatural. Como se disse antes, Deus tem admoestado ao mundo por meio dos seus profetas e seu Filho Jesus Cristo, e está ainda admoestando mediante a obra da sua Igreja.
Mas Deus é um Deus de misericórdia e compaixão, de modo que Ele advertirá ao mundo uma vez mais, com sinais sobrenaturais no Sol, na Lua e as estrelas, para que ao homem não lhe fique escusa alguma.
Depois da grande tribulação, quando os homens sejam presa de indescritível terror a causa das tremendas comoções que terão lugar nos céus, milhares de pessoas reconhecerão ao fim, que essa é a admonição de Deus para prevenir-lhes de maiores catástrofes. Sim, muitos milhares estão ouvindo agora esta advertência de Deus, mas não fazem caso, porque vivem enganados. A maioria segue a seus líderes e grupos, por quanto seu entendimento não tem sido aberto para que se dêem conta de que, esta é a última advertência que Deus dará a este mundo antes que se inicie a crise final!
Muitos poucos se estão arrependendo e voltando a Deus agora, mas quando sintam o efeito destas coisas, quando vejam estes sinais espantosos e sobrenaturais nos céus, então milhares reconhecerão por fim a verdade e se voltarão para Deus em completa submissão e total arrependimento por meio de Jesus Cristo o Salvador do mundo.
Nós, os deste ministério, sabemos de sobra que nossa principal recompensa no que respeita à colheita de preciosas vidas, a receberemos depois de que nossas labores hajam terminado.

Se abre o sétimo selo

Chegamos agora ao capítulo oitavo, onde se descreve a abertura do sétimo selo. Que encerra este sétimo selo? Recordemos que conforme se foi efetuando a abertura de cada selo, João foi tomando nota por escrito do que viu na sua visão. Em todos os casos, os objetos que ele viu foram símbolos; mas estes símbolos representam verdadeiros acontecimentos mundiais que se têm ido desenvolvendo numa definida ordem cronológica. Assim que, leiamos o que João viu quando este sétimo selo foi aberto: "E, HAVENDO aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora. E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas” (Apoc. 8:1-2).
João viu SETE TROMBETAS. Aí temos a terceira clave vital para entender este livro de Apocalipse. As sete trombetas são, por suposto, símbolos. Representam acontecimentos reais que pronto ocorrerão no mundo.

Que simbolizam as trombetas?

Estas “trombetas” não são, como muitos têm crido, contemporâneas com os sete selos. Tampouco seguem ao termo do sétimo selo, senão que em sim constituem o sétimo selo, o qual se desenvolve em sete etapas sucessivas. Cada uma destas sete etapas ou partes do sétimo selo, recebe o nome de TROMBETA. Estas trombetas são PRAGAS que Deus enviará como castigo físico às forças do mal deste mundo.
Observe que ao final da sexta de ditas trombetas, claramente se lhes chama pragas: ”E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar” (Apoc. 9:20).
Uma trombeta é um instrumento musical de vento. Para que uma trombeta produza som, é mister assoprar vento através da mesma. Estas sete trombetas que compõem o sétimo selo, seguem imediatamente depois do sexto selo. Ao tempo do sexto selo, descrito na parte final do capítulo 6 do Apocalipse, foi anunciada a chegada do “GRANDE DIA DA SUA IRA”. Então estas trombetas simbolicamente representam graficamente o dia do Senhor, ou seja, o dia da ira de Deus, o dia em que o Eterno intervirá nos assuntos do mundo para castigar aos moradores da Terra por suas iniquidades, o dia em que o Criador ajustará contas com toda carne numa linguagem física que possa entender, como diz Sofonías 1:16:”Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas”. Noutras palavras, sobre as fortificações militares.
O som da trombeta foi sempre presságio de destruição e guerra, ou da proximidade de exércitos inimigos. Significa guerra e destruição. Quando a antiga Israel fechou seus ouvidos a todas as admoestações dos profetas do Eterno, rejeitando a afetuosa súplica que o Onipotente lhe fazia mediante a pregação, Deus a castigou por mãos dos exércitos assírios, os quais acabaram por vencê-la e conquista-la. Quando a desobediência de Judá chegou a ser pior que a de Israel, Deus enviou os exércitos caldeus para que a avassalassem. Assim vemos agora que quando o Criador intervenha para castigar ao mundo inteiro, sim, A TODAS AS NAÇÕES, pelas suas múltiplas transgressões que são a causa das guerras, a desdita e indescritível sofrimento, primeiro se deixará escutar o som das TROMBETAS ou alarmas de GUERRA!
Lembremos que as trombetas são instrumentos de vento. Notemos agora o que diz o versículo um do capítulo sete: “E DEPOIS destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma”.

Proteção para os filhos de Deus

Estes ventos foram contidos para que não tocassem as sete trombetas até que foram selados os 144.000 e a inumerável multidão que saiu da grande tribulação, procedente de todas as nacionalidades e povos. Aqueles que se arrependeram e se voltaram a Deus em busca de proteção, foram os primeiros em receber auxílio divino. Da mesma maneira em que Deus protegeu ao povo de Israel, quando derramou as pragas sobre o antigo Egito, protegerá a todos Seus filhos que confiem plenamente nEle, livrando-os das pragas que estão a ponto de serem vertidas sobre a moderna Babilônia. Os que foram protegidos daquelas antigas pragas, foram conduzidos, sob Moisés, à Terra Prometida.
Os que sejam salvos destas pragas, serão levados por Cristo ao REINO DE DEUS, o qual será estabelecido sobre a Terra, com sede em Jerusalém.
As primeiras quatro trombetas (pragas) estão descritas no capítulo 8, como ventos que sopram sobre a Terra, às árvores, os rios e os mares. Lemos disso nos versículos 6 – 12 do capítulo 8 do livro que nos ocupa.
As últimas três trombetas são chamadas AIS, a causa do terrível AI ou calamidade que porá fim às forças do mal sobre a Terra. Tal declaração a encontramos no versículo décimo terceiro do capítulo oito.
O primeiro ai, que é também a Quinta trombeta, está descrito no capítulo 9, versículos 1 ao 11. O poder que nesta ocasião causa a destruição dos homens, procede do simbólico “abismo”, o qual é interpretado em Apocalipse 17:8-14. Ditas passagens nos indicam que o renascimento do antigo IMPERIO ROMANO é o poder que emerge do “abismo”, de certa condição de existência no visível ao mundo.
O versículo 7 demonstra que este futuro poder será uma potência BÉLICA e fascista. Está descrito como um poder que tem seu assento num território ao norte e ao oeste da Terra Santa, pois as profecias sempre falam desde o ponto focal dessa região.
O segundo ai, com seus cavalos e cavaleiros simbólicos, é interpretado por Ezequiel 38:4-15 e é mencionado também em Joel 2:4 como um dos sucessos do dia do Eterno. Se refere a um tremendo poder militar, situado diretamente no norte, que virá com um exército de 200.000.000 de soldados!
Neste momento, a cena mundial está sendo preparada rapidamente para fazer possível a criação de um exército europeu com participação provável da Rússia, com um poder avassalador!
Sim. Já é tempo de despertar e ficar sabendo do que está acontecendo hoje e de compreender o verdadeiro significado do tempo em que vivemos, e qual será seu fim!

As duas testemunhas

Antes do terceiro ai, o qual é a última trombeta, aparecem duas testemunhas. Os homens têm dado toda interpretação possível a estas testemunhas. Note-se o elemento cronológico. Eles terminam sua missão (descrita no capítulo 11) ao finalizar o período do segundo ai (versículos 12-14). Sua missão dura somente três anos e meio. E ao contrário do que asseguram algumas interpretações humanas, tal missão nem sequer tem começado ainda.
Ditas testemunhas estarão dotadas de proteção sobrenatural, e antes que soe esta final trombeta, proclamarão a última admoestação que por meio de instrumentos humanos Deus dará aos perversos poderes da Terra.
Eles serão assassinados pela “besta”, símbolo do poder descrito em Apocalipse 13 e 17, e identificado por Daniel 2 e 7 como a ressurreição do antigo IMPÉRIO ROMANO.
Vem agora o TERCEIRO AI: a sétima e última trombeta. Que ocorrerá quando soe a fatídica sétima trombeta?

A última trombeta

Em muitas outras profecias se menciona que a segunda vinda de Cristo, o retorno literal, corpóreo de Cristo, ocorrerá ao soar a última trombeta! O mesmo Jesus que veio à Terra faz quase 2.000 anos, que assinalou o caminho que leva à felicidade, a quem os homens menosprezaram e crucificaram e que foi ressuscitado dentre os mortos e ascendeu ao céu, esse mesmo Jesus está por vir uma vez mais com todo PODER E GLÓRIA.
Virá como GOVERNADOR do mundo, como REI de todos os reis, como SENHOR de todos os senhores, para governar a todas as nações e para exigir, pela força se for necessário, que todos seus súbditos tomem o caminho que leva à PAZ!
Seu retorno ocorrerá quando soe a última trombeta! Encontramos tal declaração em 1 Coríntios 15:52, 1 Tessalonicenses 4:16 e Mateus 24:31.
Sabemos por estas profecias que a última trombeta anuncia a verdadeira aparição de Cristo como GOVERNADOR DO MUNDO! Mas, que mais nos diz? Notemos o que acontece ao soar a sétima trombeta.
“E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (Apoc. 11:15).
Hei-lo ali! Se anuncia o estabelecimento do GOVERNO MUNDIAL de Cristo sobre todas as nações. Todos os governos humanos da Terra cairão, sob o divino poder do Onipotente.
Os homens nunca têm desejado o governo de Deus, embora é o único que pode conduzi-los à paz, a felicidade e à alegria. Por isso vemos aqui que os que levem as rédeas governamentais das nações estarão iradas. Terão sido enganadas pelos falsos ensinos dos que sustentam várias teorias sobre o retorno de Jesus Cristo; crerão que essa é a manifestação do anticristo, pelo que pelejarão contra Cristo e contra o estabelecimento do seu governo sobre a Terra.
Vejamos o que diz a Escritura ao respeito: “E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (Apoc. 11:18).
Sim, quando soe a sétima trombeta, as nações estarão iradas. Uma vez mais se proclama: “TUA IRA tem vindo”. A única coisa descrita com relação à abertura desta sétima trombeta que pudera constituir o terceiro ai, é A IRA DE DEUS! Mas lembremos que todas as trombetas são pragas produzidas pela ira de Deus, que são seus castigos para fazer voltar em si, a este mundo inclinado à maldade, e para dar-lhe a felicidade e a paz que por se só não pode conseguir. A sétima trombeta é a consumação desta ira!

As sete últimas pragas

“E vi outro grande e admirável sinal no céu: sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus” (Apoc. 15:1).
No versículo 10 do capítulo 14, se nos diz que estas sete últimas pragas vão ser derramadas “diante dos santos anjos e do Cordeiro” (“Cordeiro” é uma expressão simbólica que representa a Jesus Cristo). Quando Ele venha para governar ao mundo, lhe acompanharão todos seus santos anjos desde o céu.
Tomemos nota de que na própria profecia de Jesus se indica que Ele virá a governar, a tomar posse do seu trono. Leiamos: “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;...” (Mateus 25:31-34).
Jesus Cristo virá para reinar. O Reino de Deus é um reino ou governo que exercerá domínio sobre todos os demais reinos da Terra. Mas o Reino de Deus é também descrito por Jesus, e ao longo da Bíblia, como uma família que irá crescendo até converter-se numa NAÇÃO DIVINA, uma nação composta de seres IMORTAIS que terá autoridade governamental sobre todo o mundo.
Jesus disse que o homem pode herdar o Reino de Deus, mas que é mister que primeiramente seja gerado de Deus e que logo nasça de Deus. O apóstolo Paulo disse claramente que a carne e o sangue, é dizer, os seres humanos mortais, não podem herdar o Reino de Deus.
Não se trata de um reino mortal nem humano.
É um reino divino dentro do qual seres humanos “podem nascer ao ser transformados de humanos em divinos, de mortais em imortais!
Tomemos nota disto agora: Quando o Salvador volte, os mortos em Cristo serão ressuscitados à imortalidade. Os que estão vivendo em Cristo (1 Coríntios 15:50-54), serão transformados, convertidos de mortais em imortais, num abrir e fechar de olhos.
Haverão então os nascidos herdando o Reino de Deus. Jesus dirá: “Vinde benditos do meu Pai, herdai o reino preparado para vós”. Jesus Cristo estará então assentado sobre seu trono, em qualidade de REI DO MUNDO.
Quando retorne, todos os santos anjos virão do céu com Ele, e as sete últimas pragas serão derramadas precisamente ao tempo da sua vinda, de fato, na presença mesma de Cristo e de todos os santos anjos!

As importantes claves

Assim pois, a sétima trombeta, ao igual que o sétimo selo, se divide em sete partes, chamadas as sete últimas pragas. As últimas sete pragas constituem a sétima trombeta, exatamente como as sete trombetas constituem o sétimo selo. Os sete selos abrangem toda a profecia! Esta seqüência de acontecimentos é uma importante clave que discorre o mistério do Apocalipse, o qual por tão longo permaneceu selado.
As sete últimas pragas completam a ira de Deus. Estas são a sétima porção do sétimo selo, e uma parte muito importante do mesmo. Mostram a Segunda vinda de Cristo, quem trará paz ao mundo e imporá o governo de Deus sobre as nações... e Deus governa por meio das suas leis!
Sim. Cristo é o caminho, o único caminho que leva à paz, a felicidade e a VIDA ETERNA! Não há outro!
O mundo tem desdenhado esse caminho, mas Cristo lhe compelirá então a encontra-lo. Deus ama ao mundo e pelo muito que o ama, acudirá no seu auxílio para salva-lo da extinção total.
Para concluir, mencionaremos as demais claves que dão acesso a este maravilhoso livro de Apocalipse.
O capítulo 12 é uma inserção na parte principal do relato. Da mesma maneira que o escritor faz uma pausa em certo ponto da sua narração para voltar-se e esboçar uma cena diferente, incluindo diferentes caracteres e sucessos, que logo conecta com o fio da sua história, assim João interrompe sua narrativa aqui e se remonta até a época precedente ao nascimento de Cristo pondo em cena à IGREJA VERDADEIRA de então (versículo 4), abrangendo o nascimento, a ressurreição e a ascensão de Jesus (versículo 5), e os 1.260 anos de perseguição quando a Igreja verdadeira foi obrigada a fugir além dos limites do governo que organizou a perseguição. A igreja verdadeira sempre tem existido. A igreja do capítulo 17 é a grande igreja falsa.
Apocalipse 12 nos relata a história da Igreja verdadeira até o presente, quando o diabo, sabendo que tem muito pouco tempo (versículo 12), persegue à Igreja verdadeira, ilustrada como um remanescente ou um grupo muito pequeno em número, e que guarda os mandamentos de Deus (Apocalipse 17).
O capítulo 13 é outra inserção que descreve à “besta” simbólica e à segunda “besta” de dois chifres. O capítulo 14 mostra as mensagens dos três anjos, proclamando a caída da “Babilônia”, pelo efeito das sete últimas pragas, e dando a admoestação contra a marca da besta que ostentam quem estão em Babilônia por estarem enganados.
Os capítulos 15 e 16 descrevem as sete últimas pragas, as quais são o terceiro ai ou a sétima trombeta. Estas são os juízos de Deus contra o falso sistema deste mundo: “Babilônia” (Apoc.18:4-10).
Os capítulos 17 e 18 descrevem ao revivido Império Romano e a grande igreja falsa, que juntamente com suas filhas (17:5), enganam a todas as nações (17:2, 15 e 18:3).
Israel está hoje na Babilônia: está enganado! Israel, a nação de Deus, se encontra na Babilônia hoje, ao igual que a antiga Israel se achava no Egito quando as pragas de Deus foram derramadas sobre o povo de Faraó. Por isso Deus está chamando-nos e admoestando-nos a fim de que saiamos da Babilônia (Apoc. 18:4), nos voltemos a Ele e comecemos a guardar seus mandamentos. O capítulo 19 mostra a Segunda vinda de Cristo. O 20 descreve o reinado milenar sobre a Terra (Apoc. 5:10) e o juízo do grande trono branco. Os capítulos 21 e 22 ilustram os novos céus e a nova terra até a eternidade.

Onde nos achamos hoje segundo a profecia?

Compreende você em que etapa da profecia nos encontramos hoje? Nos achamos num estado de muitas guerras, conflitos nacionais, mas no fundo, num estado de caos crescente, numa calma semi-caótica que precede à tempestade bélica mais espantosa que este mundo tenha presenciado.
Mas, algo muito especial foi profetizado para hoje! Um dos acontecimentos profetizados com relação a este livro de Apocalipse está levando-se a cabo nestes momentos.
Na grande profecia pronunciada por Jesus no Monte das Oliveiras (Mateus 24), profecia que é a clave mesma dos símbolos do Apocalipse, os discípulos lhe perguntaram a Jesus qual seria o sinal da sua vinda e do fim desta era, o fim do mundo dos nossos dias!
Jesus respondeu que muitos iriam pregando em seu nome, proclamando que Ele é o Cristo, e não obstante, enganando ao mundo no relativo ao seu evangelho, mas que esse não seria o fim. Explicou que a fome e a pestilência que haveriam de vir, não constituiriam o sinal da sua vinda, nem do fim do mundo; que as séries de guerras mundiais tampouco haveriam de ser um signo do seu retorno, nem da consumação do século.
É no versículo 14 onde encontramos sua resposta clara e enfática a este respeito. Observemos o significado de dito versículo: “E será pregado este evangelho do reino em todo o mundo, para testemunho a todas as nações; e então virá o fim” (Mateus 24:14).
Hei-lo ali! Jesus proclamou o evangelho do REINO DE DEUS, é dizer, as BOAS NOVAS DO MUNDO DE AMANHÃ. Pouco depois saíram homens proclamando a CRISTO, valendo-se do seu nome e do prestígio que este conlevava, mas enganando ao mundo ao suprimir a MENSAGEM que Ele trouxe à Terra. Mas agora, neste tempo quando o fim desta era tem-se aproximado, o mesmo evangelho do Reino de Deus, que anuncia o governo de Deus e que proclama que o homem há de nascer na família de Deus, está sendo pregado agora EM TODO O MUNDO!

Dita profecia está sendo cumprida por meio da verdadeira Igreja de Deus, pelos alunos do Pr. Herbert Armstrong, pelas páginas deste site, do Curso Bíblico por Correspondência e um grande número de folhetos como o que tem nas suas mãos.
Este estudo do Pr. Hebert Armstrong tem sido publicado sob autorização da Igreja de Deus.
------------------------------------------------------------------
A depressão é o problema humano de moda neste momento, mas ele tem solução, sem remédios químicos que afetarão totalmente seu sistema nervoso criando lesões permanentes, e sim com produtos naturais a base de Aloe Vera da Forever Living. Entre em contato comigo hoje mesmo para adquiri-los ou para obter maiores informações.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário