20 de maio de 2009

O livro de APOCALIPSE
por fim decifrado!

por Herbert W. Armstrong

Por fim tem sido reveladas as profecias do livro de Apocalipse. As predições que por tantos séculos permaneceram fechadas e seladas, estão agora postas ao descoberto. Apresentamos aqui uma vívida e surpreendente revelação dos catastróficos sucessos que muito em breve culminarão, no fim desta era!

Capítulo 1

O prazo que Deus havia fixado, tem-se cumprido! Por fim, o livro mais misterioso e fascinante, mas nunca antes compreendido – o Apocalipse; tem sido decifrado!
Por meio deste livro, até agora selado, o Eterno Deus revela não somente o maravilhoso mundo de PAZ, de ABUNDÂNCIA, de FELICIDADE, e GOZO que pronto se tornará realidade durante a geração atual, senão também as aterradoras catástrofes mundiais que, como prelúdio a tudo isso, o mundo presente está atraindo sobre se mesmo!
A ciência, a tecnologia e a indústria estão desenvolvendo, em quantidades cada vez maiores, pavorosas armas de destruição massiva. Já temos a nosso alcance os meios para extinguir toda a vida humana de sobre a face da Terra.
Enquanto isso, a imoralidade, o crime, a violência, a pobreza, a enfermidade e a fome acossam ao homem a um ritmo cada vez mais vertiginoso. Porém, existe um Deus vivo, um Deus de amor, misericórdia, compaixão, sabedoria e justiça, um Deus que está levando a cabo um PROPÓSITO transcendental, quem dotado de PODER SUPREMO breve vai intervir e, PELA FORÇA, salvar à humanidade de se mesma. De fato; se Ele não existisse, então o iminente fim do mundo viria a ser também – O FIM DA VIDA HUMANA!
Mas, felizmente, Deus VIVE! Ele atenta para as condições mundiais e está ao tanto da grave situação que está ameaçando à humanidade, a qual se encontra atualmente presa na trampa da sua própria criação... totalmente incapaz de evitar o fatal destino para o qual se dirige a toda velocidade!

Que acontecerá primeiro?

Mas, este feliz MUNDO DO AMANHÃ, sob o governo do Deus Todo-Poderoso, não virá até que os homens tenhamos chegado a estar literalmente com a soga no pescoço. Não virá até que o homem tenha demonstrado, sem dúvida alguma, que ele é totalmente incapaz de governar-se a se mesmo, não até que tenha aproveitado; sua última oportunidade!
Já é tempo de advertir ao mundo!
Os conflitos entre as principais potências nucleares, as tensões internacionais que se agravam a diário, o desenfreado aumento do crime, a violência racial e a violência de toda índole, se estão combinando para lançar ao mundo num holocausto de destruição e morte como nunca tem havido antes, nem haverá depois!
O Deus Criador conhece a natureza humana e seu FIM inevitável. Desde este momento em diante, cada passo gigantesco nos sucessos mundiais está ilustrado nas profecias de Deus.
Tem chegado o tempo, conforme ao Plano Divino, de abrir ao entendimento humano as terríveis profecias do livro do Apocalipse. Hoje em dia a solene advertência do Todo-Poderoso está sendo pregoada, para testemunho, ao redor do mundo. Que atenda o leitor a advertência em tanto que tem ocasião, e anote bem esta verdade:
VOCÊ NÃO TEM POR QUÊ SOFRER CALAMIDADE ALGUMA!
Você pode, se atenta e obedece a Deus, ser tido por digno de escapar de todas estas coisas que certamente acontecerão!

Estes não são tempos normais

Já é hora de despertar! Estes não são tempos normais. Depois de quase 6.000 anos de comparativa quietude, a partir do ano de 1914, o mundo inteiro subitamente fez erupção, e trepidante violência comoveu a toda a Terra; mas não temos visto nada, em comparação ao que breve sucederá.
Em pouco tempo, o conhecimento há aumentado em grande maneira. Os progressos científicos e tecnológicos não têm paralelo, e estes hão dado lugar às comunicações instantâneas, transportes incrivelmente rápidos e pavorosas invenções capazes de destruir tudo.
O homem tem aprendido o segredo do átomo e com isto, tem aprendido a dissociar poderes, forças e energias da natureza que são capazes de eliminar tudo o que tem vida sobre este planeta.
Ao mesmo tempo, o Onipotente Deus está revelando novos conhecimentos. Certos mistérios de Deus, nunca antes conhecidos nem entendidos pelo homem, tem sido revelados agora aos verdadeiros servos do Todo-Poderoso.
Que significa tudo isso?

Tudo isso significa que aqui sobre a Terra, se está efetuando um propósito e que tem chegado o tempo de que o Eterno, o Criador e Governador do universo, nos revele com toda exatidão, como a partir de agora, os sucessos do mundo cumprirão a tremenda consumação desse propósito divino. O mundo inteiro está agora em agitação, com terríveis convulsões que não são senão o prelúdio dos mais formidáveis acontecimentos da história humana.
Agora nos encontramos precisamente na crise do fim do que a Bíblia chama “o presente século mau” (Gálatas 1:4).
Uma terça parte da Bíblia é profecia

Aproximadamente uma terça parte da Bíblia está dedicada à profecia. O conteúdo de muitos livros das Sagradas Escrituras, especialmente do Antigo Testamento – Isaías, Jeremias, Ezequiel e outros, inclusive os dos chamados profetas “menores” – é quase exclusivamente PROFÉTICO.
Percebe você de que a IGREJA de Jesus Cristo está de fato edificada sobre o FUNDAMENTO mesmo destes PROFETAS e seus escritos proféticos? Encontramos tal declaração em Efésios 2:20. Mas, o panorama geral de todas as profecias se encontra em dois livros proféticos, um do Antigo Testamento e outro do Novo Testamento, a saber: Daniel e o Apocalipse. Só no livro do Apocalipse encontramos em ORDEM CRONOLÓGICO e de um modo correlativo, acontecimentos que, ao serem descritos por outros profetas, não parecem ter relação entre sim.
Enquanto que o livro de Apocalipse em sim como uma CLAVE vital que dá acesso a uma grande porção das outras profecias, se requerem certas claves adicionais para entender propriamente este singular volume.
Uma clave importante é reconhecer que no Apocalipse há uma narração que vai coordenando um com outro os acontecimentos futuros em ordem cronológico, com inserções ocasionais injetados na ilação da história.
Analisemos agora este livro que a muitos lhes parece o mais misteriosos e insondável de todos os livros proféticos. Nada poderia ser mais inquietante, e, nada neste mundo tão agitado e transtornado poderia ser MAIS IMPORTANTE! O livro de Apocalipse descreve precisamente a hora crítica em que vivemos, e discorre a cortina que cobre o futuro!

Uma profecia selada

O Apocalipse foi dado como um livro místico e fechado, que tinha forma de um rolo selado com sete selos. Assim mesmo, algumas das profecias reveladas a Daniel e escritas do seu punho e letra, estiveram também seladas até este preciso tempo de CRISE MUNDIAL que precede à consumação desta era.
Daniel escreveu ao final do seu livro: “E eu ouvi, mas não entendi”. É dizer, ele pode ouvir o que o anjo lhe estava revelando e o escreveu no livro que leva seu nome, mas não pode decifrar o significado das profecias que sob inspiração escreveu. O anjo disse a Daniel: “FECHA as palavras e SELA o livro até o tempo do fim. Muitos correrão de aqui para lá e a ciência se aumentará” (Daniel 12:4).
Assim como as profecias de Daniel estiveram FECHADAS e SELADAS até o tempo do fim – a atual crise mundial do fim, este tempo de transportes rápidos em que os homens correm de aqui para lá, este tempo em que a ciência tem aumentado – assim também as profecias do livro do Apocalipse, permaneceram seladas até hoje.
Sim. Durante muitos séculos estiveram ocultas sob sete selos, segundo o veremos mais adiante.
Mas, é mister que nos demos conta de que estamos vendo já no dinâmico, terrível e agitado “TEMPO DO FIM”; a aproximação da crise mundial da CONSUMAÇÃO DA PRESENTE ERA! As profecias e mistérios de Deus, até agora selados, tem sido REVELADOS na atualidade aos que Deus tem escolhido para apregoar sua última mensagem ao mundo, para testemunho. Jesus Cristo cabeça da sua Igreja, é o REVELADOR; é Cristo quem tem descoberto estes mistérios aos seus servos.
Tem chegado o tempo para que os servos de Deus lhe dêem a conhecer a VOCÊ estas tremendas profecias do livro do Apocalipse!
Examinemos pois, este livro. Preparem-nos para considerar diretamente o primeiro capítulo, começando desde o primeiro versículo deste emocionante volume. Vejamos o que realmente diz. Lhe
asseguramos que lhe esperam muitas SURPRESAS!

A revelação de Jesus Cristo

O preâmbulo diz assim: “A revelação de Jesus Cristo... para manifestar a seus servos as coisas que devem brevemente suceder”.
A palavra “Apocalipse” a qual não é portuguesa senão grega, significa REVELAÇÃO, não enigma, segredo nem esconderijo. Porém, a profecia concernente a certos acontecimentos que brevemente terão lugar no mundo, a qual se encontra no livro que leva por título “Apocalipse”, foi selada com sete selos, de maneira que absolutamente NINGUÉM, exceto Jesus Cristo, foi achado digno de abrir os selos e REVELAR o significado das profecias.
Notemos agora que foi Deus quem deu estas profecias a Cristo. Os primeiros três versículos formam a introdução. Leiamos:
“A revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu, para manifestar a seus servos as coisas que devem suceder pronto; e a declarou enviando-a por meio de seu anjo a seu servo João, que há dado testemunho da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de todas as coisas que tem visto. Bem-aventurado o que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas nela escritas; porque o tempo está próximo” (Apocalipse 1:1-3).
Notemos que foi DEUS O PAI quem DEU ORIGEM à profecia. Esta é a revelação, não o encobrimento, senão a EXPLICAÇÃO, o descobrimento que Jesus Cristo faz do livro que Deus Pai lhe deu selado.
Cristo, o Verbo ou Porta-Voz de Deus, nos diz claramente em João 12:49 e em outras passagens, que Ele nada falou de se mesmo, senão somente o que o Pai lhe encomendou que dissesse. Cristo é o Verbo. Cristo é o REVELADOR.
João não é o revelador

Ouvimos a expressão tão comum: “João o Revelador”, mas como já temos visto, esta é a revelação de Jesus Cristo. É Cristo, não João, o que faz a explicação. Isto mesmo é outra clave vital para entender o conteúdo deste livro. Assim pois, dita revelação se originou em Deus o Pai, quem deu-la a Cristo, o qual pela sua vez a enviou e declarou por meio de seu anjo, a seu servo João. Por conseguinte, João foi unicamente um servo quem deu testemunho escrito desta revelação.
Ele foi simplesmente o secretário, o estenógrafo, por assim dizer, mas não o revelador.
Agora, tomemos nota de que João testemunhou por escrito acerca de três coisas:
1) A Palavra de Deus;
2) O testemunho de Jesus Cristo, e
3) Todas as coisas que viu.
Portanto, o livro de Apocalipse, como toda a Escritura, é simplesmente a Palavra de Deus; mas parte do mesmo compreende as declarações diretas de Jesus Cristo, ou seja, a transcrição textual dos seus ditos. Logo João escreveu as coisas que viu em VISÃO, ou como a Bíblia o expressa “no ESPÍRITO”. Quase toda a profecia do livro está compreendida nas coisas que João viu em VISÃO, e a maioria destas são SÍMBOLOS.
Logo encontramos no terceiro versículo, a seguinte declaração: “Bem-aventurado o que lê e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas nela escritas; porque o tempo está próximo”.
Uma bem-aventurança ou BENÇÃO é pronunciada a quem lê estas palavras... sempre e quando seja submisso e obediente para GUARDAR as ordenanças incluídas em dita mensagem!
A bela saudação começa no versículo 4 e continua até o final do capítulo primeiro.
A clave dominante do livro, é dizer seu tema Principal, aparece exatamente na metade do primeiro capítulo no versículo décimo.
O Tema do livro

Eis aqui o versículo clave, o qual declara o tema da revelação inteira! E é aqui, precisamente, onde muitos começam a tropeçar e a mal entender.
O tema é O DIA DO SENHOR; leiamos: “Eu estava no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz como de trombeta” (Vs. 10).
Por não entender-se bem o citado versículo, suscitaram-se intermináveis controvérsias, trazendo como conseqüência grande confusão, já que asseguram alguns que o DIA da semana em que João ESCREVEU esta mensagem era Sábado, e outros afirmam que era Domingo, ignorando que João, não se estava referindo a nenhum dia da semana!
No dia em que João se pôs a escrever a revelação, se é que pode ter escrito tudo num único dia, carece de importância, posto que este versículo não se refere a isso em absoluto, senão ao período profético chamado em mais de 30 profecias o grande e terrível “DIA DO SENHOR”.
Este fato é confirmado pelo comentarista e experto no idioma grego Adolf Diessmann, quem escreveu que tanto a gramática como o contexto indicam que “o dia do Senhor” aqui se refere ao dia de Yavéh: "o dia do juízo” (Enciclopédia Bíblica, artigo “Dia do Senhor”).
O erudito J. F. A. Hort, especialista na crítica textual do Novo Testamento, apoia este mesmo conceito, confirmando que é o que “melhor concorda com o contexto” e que “revela o tema do livro” (The Apocalypse, páginas 15-16).
Em Espírito – em VISÃO – João foi transportado ao futuro, foi projetado ao dia do Senhor, tempo que está já quase por iniciar-se. João pode ver, com quase 1.900 anos de antecipação, o que ocorrerá durante a presente geração. O profeta Joel descreve o dia do Senhor como o terrível período em que Deus enviará DESTRUIÇÃO sobre as iníquas nações do mundo. Sofonías o chama o “dia da IRA de DEUS”. Se menciona ao longo do livro de Apocalipse para assinalar a hora em que Deus Todo-Poderoso aparecerá em cena, quando de uma maneira sobrenatural INTERVIRÁ na diabólica e destrutiva contenda que prevalece entre os homens, enviando suas PRAGAS para castigar aos pecadores!
É o período que segue imediatamente depois da grande tribulação e que CULMINARÁ na GLORIOSA SEGUNDA VINDA DE CRISTO.

Uma revelação para nossos dias

Assim, no Espírito, é dizer em VISÃO, quando a João lhe foi mostrada a profecia – “as coisas que ele viu” – foi projetado para a época ATUAL e o futuro imediato. O mesmo acorreu ao profeta Ezequiel, segundo ficou consignado no capítulo 8, versículo 3 do livro do mesmo nome: “E estendeu a forma de uma mão, e me tomou pelos cabelos da minha cabeça; e o Espírito me levantou entre a terra e o céu, e me trouxe a Jerusalém em visões de Deus, ...”.
De fato, Ezequiel não foi levado a Jerusalém, senão que o ESPÍRITO o elevou, transportando-o por meio de uma VISÃO à Cidade Santa. Da mesma maneira João, em ESPÍRITO, foi transportado para que visse, em visão, os eventos que haveria, de ocorrer no DIA DO SENHOR, sucessos que estão começando a efetuar-se já sobre a Terra e que você e eu presenciaremos.
Esta visão é VITAL. O cenário da profecia não é a Idade Média, senão o presente caótico no qual vivemos. É pois, imperativo que compreendamos a mensagem profética que encerra. Que Deus nos ajude a entender!
O verdadeiro propósito deste livro é mostrar-nos aos desta geração os acontecimentos do dia do Senhor, os quais sacudirão ao mundo num futuro já quase imediato. Esse será o tempo da execução dos juízos de Deus, ao final desta era, os quais culminarão na SEGUNDA VINDA DE CRISTO y e feliz e pacífico MUNDO DO AMANHÃ.
Temos tomado bastante tempo em explicar esta saudação e preâmbulo, porque é a CLAVE e o TEMA de toda a profecia. É muito importante orientar-nos primeiro para fixar corretamente os ALICERCES.

A mensagem às Igrejas

A primeira mensagem do livro figura nos capítulos segundo e terceiro, o qual é enviado às sete Igrejas. Em realidade são sete mensagens PROCEDENTES DIRETAMENTE DE JESUS CRISTO, os quais contém o TESTEMUNHO patente dEle. Aqui, Cristo se vale da condição espiritual que em efeito prevalecia em sete Igrejas que existiam então na Ásia Menor, para PROFETIZAR a condição espiritual e as obras que haveria de realizar a verdadeira Igreja de Deus, no cumprimento da grande comissão dada por Ele, durante SETE PERIODOS SUCESSIVOS desde sua fundação até o fim desta era e a Segunda vinda de Cristo.
Os homens jamais têm compreendido o significado destas mensagens, por quanto não têm sabido a quem foram dirigidas. Estas mensagens não são para as grandes Igrejas, com suas seitas e divisões, que PROFESSAM serem cristãs; antes bem, são mensagens de Cristo, cabeça vivente da sua Igreja, à sua VERDADEIRA CONGREGAÇÃO, a qual haveria de ter sete etapas sucessivas a partir da sua origem no ano 31 de nossa era, até uma época que ainda pertence ao futuro. Posto que com uma só exceção, estas mensagens não contém profecias acerca das condições presentes nem futuras do mundo, passaremos por alto estes dois capítulos no presente folheto.
Agora passemos rapidamente aos capítulos quarto e quinto, onde encontramos o PRELÚDIO das profecias mais importantes do livro.

Se instala o cenário

João se encontrava na ilha de Patmos, no Mar Mediterrâneo; mas na sua visão, aparece como transportado ao céu, ao trono mesmo de Deus.
Na visão, enxerga a Deus Pai sentado sobre seu trono. Diante do sólio estão os quatro seres viventes e os 24 anciãos. No meio deles, de pé, frente ao assento real do Pai, está Jesus Cristo. O livro da profecia se acha na mão direita do Pai. Leiamos a descrição literal do quadro anterior: “Depois disto olhei, e eis aqui uma porta aberta no céu; e a primeira voz que ouvi, como de trombeta, falando comigo, disse: Sobe aqui, e eu te mostrarei as coisas que sucederão depois destas. E ao instante eu estava no Espírito; e eis aqui, um trono estabelecido no céu, e no trono, um assentado” (Apocalipse 4:1-2).
Os versículos restantes do capítulo quarto descrevem a cena celeste que João contemplou em visão. Ao redor do trono estavam os 24 anciões, assentados sobre 24 tronos pequenos, vestidos de vestes brancas, com coroas de ouro sobre suas cabeças. A cada lado do trono estavam quatro seres viventes, todos adorando ao Deus Todo-Poderoso assentado sobre seu trono.
Eis aqui uma revelação do que tem lugar no trono mesmo do Governador do universo! Eis aqui um vislumbre da sede governamental do universo inteiro.
Agora chegamos ao importantíssimo capítulo quinto do Apocalipse. O versículo primeiro diz: “E vi na mão direita do que estava assentado no trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos”.

Um livro misterioso

Eis aqui o verdadeiro livro da profecia. É muito significativo que tão enigmático livro se encontrara na destra de Deus. Também devemos esclarecer que este não era igual aos livros que usamos hoje em dia, com muitas páginas encadernadas e unidas, senão um comprido rolo escrito por ambos lados enrolado e selado com sete selos. Esse número é significativo: sete é o número que Deus usa para denotar perfeição ou qualidade de completo. Em conseqüência, este livro profético estava selado de uma maneira completa e perfeita, fechado de tal maneira que não podia ser visto ou lido... nem muito menos entendido.
O citado livro veio originalmente de Deus o Pai, e permanecia selado tal como veio dEle. É muito importante notar que os sete selos abrangem toda a profecia do livro.
Seu significado estava completamente selado e oculto. Notemos agora o que dizem os versículos 2 e 3 do citado capítulo 5: “E vi a um anjo forte que bradando a grande voz: Quem é digno de abrir o livro e desatar seus selos? E ninguém, nem no céu nem na terra nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem ainda olha-lo”.
Lembre-se bem dessas palavras.
A profecia aparece SELADA! NINGUÉM é digno ou capaz de descobri-la ou REVELA-LA de maneira que possamos ler seu verdadeiro significado.
Por quê não tem lido os homens essa declaração tão clara e simples? Nenhum ser humano PODE explicar o significado desta grande profecia. Está completa e perfeitamente SELADA! Por quê então os homens tem intentado dizer-lhe ao público que eles podem ler e revelar tão maravilhosa e surpreendente profecia?
João não é o revelador. Esta não é a revelação de João, nem de nenhum modernista, nem de nenhum líder eclesiástico, nem tampouco de seita ou denominação religiosa alguma. Para todos eles segue ainda SELADA!
Mas, prestemos mais atenção, porque aqui vem a CHAVE que abre as portas do entendimento: “E um dos anciões me disse: Não chores. Eis aqui que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, tem vencido para abrir o livro e desatar seus sete selos” (Vs.5).

Quem abriria o livro?

Eis aqui a clave do enigma! O leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, é JESUS CRISTO. Nenhum HOMEM pode interpretar esta profecia de tanta transcendência; só Jesus Cristo, o Filho de Deus, quem em cena está de pé diante do trono de Deus o Pai, é digno de abrir estes selos e REVELAR-NOS seu significado.
Esta não é a interpretação do que escreve este folheto, senão que é; a revelação de JESUS CRISTO!
Jesus é o Revelador, não João nem nenhum dirigente eclesiástico, nem seita ou organização religiosa alguma. Esta é a revelação de JESUS CRISTO que o Pai lhe deu a Ele! Agora sigamos lendo: “E veio, e tomou o livro da mão direita do que estava assentado no trono” (Vs. 7).
Nos acercamos agora à CLAVE que discorrerá o véu que cobre esta misteriosa profecia, a qual tem confundido a todas as Igrejas deste mundo durante quase 2.000 anos. Cristo é o único capaz de esclarecer esta, a mais grande de todas as profecias concernentes aos ACONTECIMENTOS DO MUNDO DE HOJE e aos tremendos DE HOJE e aos tremendos cataclismos que terão lugar nos anos imediatos.
Mas antes que cheguemos ao capítulo sexto, onde veremos o que efetivamente aparece escrito neste livro misterioso, conforme Cristo vai desatando um a um seus selos, notemos o seguinte: “E cantavam um cântico novo, dizendo: “Digno és tu de tomar o livro, e de abrir seus selos; porque fostes imolado, e tens adquirido para Deus com teu mesmo sangue, homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; e os tem feito para nosso Deus reis e sacerdotes; e reinarão sobre a terra!” (Apoc. 5:9-10, Versão Moderna).
Sim, a visão aparece no céu, mas põe em cena ACONTECIMENTOS que haverão de ocorrer na TERRA. Aqueles seres entoavam um canto glorioso, dizendo que os redimidos por Cristo haverão de governar e de REINAR com ELE. Ministrarão como reis e sacerdotes para salvar às gentes.
No céu? Não! Leiamos com toda atenção a parte final do versículo dez: “e reinarão sobre A TERRA”.
Cristo disse em João 14:3: “E se eu for... “, e em efeito Ele foi ao céu à direita do trono de Deus o Pai. Mas fez além disso, uma solene promessa: “VIREI OUTRA VEZ”. Cristo virá OUTRA VEZ para governar toda a TERRA como Rei de Reis e Senhor dos Senhores. As últimas palavras deste livro de Apocalipse são: “O que dá testemunho destas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém; sim, VEM, Senhor Jesus”.
Chegamos agora ao capítulo sexto do Apocalipse, a própria revelação.

Os sete selos

Jesus abre os misteriosos selos um por um. Os seis primeiros são abertos neste capítulo sexto.
Não lhe parece estranho? Um espaço muito breve é dedicado a cada um destes seis primeiros selos, tão breves, que estão condensados num só capítulo, apesar de que lhe ficam 16 capítulos ao livro. Mas, como os sete selos abrangem a profecia inteira, compreendida em 17 capítulos, nós ficamos com 16, os quais se ocupam de descobrir unicamente os sucessos pertencentes ao sétimo selo.
Agora, conforme chegamos a este importante capítulo sexto do livro de Apocalipse ou revelação, lembremos a descrição da cena e seus personagens. Não esqueçamos que o livro é uma declaração por escrito das coisas que João viu em VISÃO e que ainda quando em realidade o apóstolo se encontrava numa ilha do Mediterrâneo, aqui sobre nosso planeta, segundo a visão, aparece como transportado ao céu mesmo onde se encontra o trono do Eterno. O livro da profecia em forma de um pergaminho enrolado, está na destra de Deus o Pai, quem se acha assentado no seu trono; Jesus Cristo, representado aqui como o Cordeiro de Deus, se vê de pé diante do trono de seu Pai.
Jesus Cristo, o Revelador, toma agora o livro profético da mão direita de Deus o Pai, e começa a desatar um a um os selos que cobrem a profecia.
As porções proféticas destes escritos de João estão contidas nas coisas que ele viu, por meio de uma visão. Note-se agora o primeiro versículo do capítulo sexto: “Vi quando o Cordeiro abriu um dos selos, e ouvi a um dos quatro seres viventes dizer como com uma voz de trovão: Vem e vê”.
João tomou nota, para nós, do que contemplou na visão. Ele viu ao Cordeiro, Jesus Cristo o Messias, abrindo o primeiro dos sete selos. Os quatro seres viventes o convidaram a vir e ver o que estava sob o primeiro selo: “E olhei, e eis aqui um cavalo branco; e o que o montava tinha um arco; e lhe foi dada uma coroa, e saiu vencendo, e para vencer” (Vs. 2).

A revelação dada em símbolos

Precisamente aqui começa o verdadeiro mistério. Quem é este cavalo branco? É somente um símbolo, e é importante notar que os símbolos são susceptíveis a muitas variadas interpretações. As explicações que por séculos se tem feito respeito destes símbolos tem sido muito humanas, e por conseqüência, muito errôneas.
Com este cavalo branco não tem sido diferente. Continuemos lendo: “Quando abriu o segundo selo, ouvi ao segundo ser vivente que dizia: Vem e vê. E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que o montava lhe foi dado poder de tirar a paz, e que se matassem uns aos outros; e se lhe deu uma grande espada”.
“Quando abriu o terceiro selo, ouvi ao terceiro ser vivente que dizia: Vem e vê. E olhei, e eis aqui um cavalo preto; e o que o montava tinha uma balança na mão. E ouvi uma voz no meio dos quatro seres viventes, que dizia: Duas libras de trigo por um denário, e seis libras de cevada por um denário; mas, não danifiques o azeite nem o vinho”.
“Quando abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente, que dizia: Vem e vê. Olhei, e eis aqui um cavalo amarelo, e o que o montava tinha por nome Morte, e o Hades lhe seguia; e lhe foi dada potestade sobre a quarta parte da terra, para matar com espada, com fome, com mortandade, e com as feras da terra”
(Vs. 3-8).
Esses são os famosos quatro cavaleiros do Apocalipse.
Repetimos que Apocalipse não é uma voz portuguesa, senão grega. O Apóstolo João escreveu este livro de revelação em grego. A citada palavra Apocalipse, traduzida ao português, simplesmente significa “revelação” (veja o dicionário Pequeno Larousse Ilustrado, parte histórica). Assim que, os quatro cavaleiros do Apocalipse são simplesmente quatro símbolos proféticos do livro de revelação.
Mas, quem são estes míticos cavaleiros? Que representam estes símbolos? Quem tem a interpretação correta? A verdade é que nenhum homem nem organização de homens, já seja religiosa ou de qualquer outra índole, tem poder algum para revelar este significado. Somente JESUS CRISTO foi achado digno de decifrar a escritura simbólica perfeitamente guardada sob aqueles enigmáticos selos.
Jesus Cristo é o Revelador!
Quando Cristo, segundo a visão de João, desatou os quatro primeiros selos que lacravam este pergaminho perfeito, João somente viu o que, em forma por demais peculiar, apareceu escrito ali. A escritura está em SÍMBOLOS, e Deus se vale de símbolos para OCULTAR aos homens o significado dos seus propósitos, até que Jesus Cristo mesmo o revela.
Assim que notemos bem esta situação. Nos primeiros oito versículos do capítulo sexto, encontramos a descrição que deu Jesus Cristo, a qual revela a estranha escritura traçada em símbolos místicos; mas Cristo, o único Revelador, não explica aqui o significado! Simplesmente dá a conhecer as palavras simbólicas, mas não o significado.
---------------------------------------------------

7 comentários:

  1. D I V I N A C O N V O C A Ç Ã O
    (MC.12.10) AINDA NAO LESTES ESTA ESCRITURA:(SL.108.7) DISSE DEUS NA SUA SANTIDADE: (ÊX.4.22) ISRAEL É MEU FILHO, MEU PRIMOGÊNITO; (IS.49.3) POR QUEM HEI DE SER GLORIFICADO: (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
    Todo Cristão desperto deve ingressar no ciclo da Nova Ordem Mundial, que chega com a criação do Reino de Deus na terra:
    (MT.25.34) VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! ENTRAI NA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO: (JB.6.27) TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERECE, MAS PELA QUE SUBSISTE PARA A VIDA ETERNA, A QUAL O FILHO DO HOMEM VOS DARÁ; PORQUE DEUS, O PAI, O CONFIRMOU COM O SEU AMOR: (IS.42.21) FOI DO AGRADO DO SENHOR, POR AMOR DA SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, ENGRANDECER A LEI E FAZE-LA GLORIOSA; (LC.12.32) PORQUE O VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO; (1CO.15.45) POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO: (JB.14.17) O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NAO NO VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CONHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSVO E ESTARÁ EM VÓS; (PV.1.4) PARA DAR AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO; (1PE.4.17) PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUIZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA:
    (RM.13.11) E DIGO ISTO A Vós OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO, QUE JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; (2PE.3.4) PORQUE, DESDE QUE OS PAIS DORMIRAM, TODAS AS COUSAS PERMANECIAM COMO DESDE O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO: (HB.5.11) A ESSE RESPEITO TEMOS MUITAS COUSAS QUE DIZER E DIFICIL DE EXPLICAR; PORQUANTO VÓS TENDES TORNADO TARDIOS EM OUVIR: (LC.16.9) E EU VOS RECOMENDO: Estudai e praticai os fundamentos cristãos, que temos divulgado através da internet, em particular no blog de Arnaldo Ribeiro ou Israel e no Site: arnaldoouisrael: (TB.5.21) FAZEI BOA JORNADA, E DEUS SEJA CONVOSCO NO VOSSO CAMINHO, E O SEU ANJO VÁ EM VOSSA COMPANHIA:

    ResponderExcluir
  2. D I V I N A C O N V O C A Ç Ã O
    (MC.12.10) AINDA NAO LESTES ESTA ESCRITURA:(SL.108.7) DISSE DEUS NA SUA SANTIDADE: (ÊX.4.22) ISRAEL É MEU FILHO, MEU PRIMOGÊNITO; (IS.49.3) POR QUEM HEI DE SER GLORIFICADO: (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
    Todo Cristão desperto deve ingressar no ciclo da Nova Ordem Mundial, que chega com a criação do Reino de Deus na terra:
    (MT.25.34) VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! ENTRAI NA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO: (JB.6.27) TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERECE, MAS PELA QUE SUBSISTE PARA A VIDA ETERNA, A QUAL O FILHO DO HOMEM VOS DARÁ; PORQUE DEUS, O PAI, O CONFIRMOU COM O SEU AMOR: (IS.42.21) FOI DO AGRADO DO SENHOR, POR AMOR DA SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, ENGRANDECER A LEI E FAZE-LA GLORIOSA; (LC.12.32) PORQUE O VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO; (1CO.15.45) POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO: (JB.14.17) O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NAO NO VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CONHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSVO E ESTARÁ EM VÓS; (PV.1.4) PARA DAR AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO; (1PE.4.17) PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUIZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA:
    (RM.13.11) E DIGO ISTO A Vós OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO, QUE JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; (2PE.3.4) PORQUE, DESDE QUE OS PAIS DORMIRAM, TODAS AS COUSAS PERMANECIAM COMO DESDE O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO: (HB.5.11) A ESSE RESPEITO TEMOS MUITAS COUSAS QUE DIZER E DIFICIL DE EXPLICAR; PORQUANTO VÓS TENDES TORNADO TARDIOS EM OUVIR: (LC.16.9) E EU VOS RECOMENDO: Estudai e praticai os fundamentos cristãos, que temos divulgado através da internet, em particular no blog de Arnaldo Ribeiro ou Israel e no Site: arnaldoouisrael: (TB.5.21) FAZEI BOA JORNADA, E DEUS SEJA CONVOSCO NO VOSSO CAMINHO, E O SEU ANJO VÁ EM VOSSA COMPANHIA:

    ResponderExcluir
  3. CONFIA E CAMINHA


    A existência na Terra é comparável a uma viagem de aperfeiçoamento, na qual necessitas seguir adiante, ao lado de nossos companheiros da jornada evolutiva.

    Muitos te desconhecem, no entanto, Deus sabe quem és.

    Muitos te menosprezam, contudo, Deus não te abandona.

    Muitos te hostilizam, mas Deus te apoia.

    Muitos te reprovam, em circunstâncias difíceis, no entanto, Deus te abençoa.

    Muitos se te afastam da presença, todavia, Deus permanece contigo.

    À vista de semelhante realidade, sempre que tropeços e provações te apareçam, não te acomodes, à beira da estrada, em algum recanto da inércia.

    Confia em Deus e caminha.


    Emmanuel & Chico Xavier


    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/meditacao-diaria/confia-e-caminha-44918/#ixzz2C19aghMy

    ResponderExcluir
  4. CONFIA E CAMINHA


    A existência na Terra é comparável a uma viagem de aperfeiçoamento, na qual necessitas seguir adiante, ao lado de nossos companheiros da jornada evolutiva.

    Muitos te desconhecem, no entanto, Deus sabe quem és.

    Muitos te menosprezam, contudo, Deus não te abandona.

    Muitos te hostilizam, mas Deus te apoia.

    Muitos te reprovam, em circunstâncias difíceis, no entanto, Deus te abençoa.

    Muitos se te afastam da presença, todavia, Deus permanece contigo.

    À vista de semelhante realidade, sempre que tropeços e provações te apareçam, não te acomodes, à beira da estrada, em algum recanto da inércia.

    Confia em Deus e caminha.


    Emmanuel & Chico Xavier


    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/meditacao-diaria/confia-e-caminha-44918/#ixzz2C19aghMy

    ResponderExcluir
  5. O SABER LER A SI:
    (ES.12.1)
    (AP.13.18) – AQUI ESTÁ A SABEDORIA: AQUELE QUE TEM ENTENDIMENTO CALCULE O NUMERO DA BESTA, POIS É NÚMERO DE HOMEM: ORA ESSE NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS: (AR.119.9)

    (ISRAEL é o nome do Homem que sabe LER A SI no Espírito Bíblico: Aqui o saber acaba com as cogitações infundadas que existiam acerca do número 666 do Apocalipse, pois o que está escondido nas 131 letras e 10 sinais que compõem o texto acima, é isto):

    ARNALDO RIBEIRO É ISRAEL: É O HOMEM QUE NASCEU NO CÉU, QUE AMA E SABE TESTAR AS ALMAS NO SEU NOME: E ELE ENTENDE QUE CRISTO TESTA DEUSES E DIABOS NESSE MESMO ESPÍRITO. (IL.131.7)



    O SÉTIMO DIA
    (DN.4.2) Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo,; (EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus; (1CO.15.45) pois assim está escrito:

    (GN.2.3) – E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA: (AR.85.6)

    E o que o Senhor quer dizer com as 85 letras e 6 sinais acima é isto:

    SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO: (IL.85.6)

    (Lc.12.50 – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize; (IS.21.16) porque assim me disse o Senhor: (1RS.18.31) Israel será o teu nome, (LS..9.6) porque ainda que algum seja consumado entre os filhos dos homens, se estiver ausente dele a tua sabedoria, será reputado como nada.(LC.4.21) Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (LC.6.5) O Filho do Homem é Senhor do sábado:
    E agora José? Ou melhor, Chico?...

    ResponderExcluir
  6. O SABER LER A SI:
    (ES.12.1)
    (AP.13.18) – AQUI ESTÁ A SABEDORIA: AQUELE QUE TEM ENTENDIMENTO CALCULE O NUMERO DA BESTA, POIS É NÚMERO DE HOMEM: ORA ESSE NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS: (AR.119.9)

    (ISRAEL é o nome do Homem que sabe LER A SI no Espírito Bíblico: Aqui o saber acaba com as cogitações infundadas que existiam acerca do número 666 do Apocalipse, pois o que está escondido nas 131 letras e 10 sinais que compõem o texto acima, é isto):

    ARNALDO RIBEIRO É ISRAEL: É O HOMEM QUE NASCEU NO CÉU, QUE AMA E SABE TESTAR AS ALMAS NO SEU NOME: E ELE ENTENDE QUE CRISTO TESTA DEUSES E DIABOS NESSE MESMO ESPÍRITO. (IL.131.7)



    O SÉTIMO DIA
    (DN.4.2) Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo,; (EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus; (1CO.15.45) pois assim está escrito:

    (GN.2.3) – E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA: (AR.85.6)

    E o que o Senhor quer dizer com as 85 letras e 6 sinais acima é isto:

    SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO: (IL.85.6)

    (Lc.12.50 – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize; (IS.21.16) porque assim me disse o Senhor: (1RS.18.31) Israel será o teu nome, (LS..9.6) porque ainda que algum seja consumado entre os filhos dos homens, se estiver ausente dele a tua sabedoria, será reputado como nada.(LC.4.21) Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (LC.6.5) O Filho do Homem é Senhor do sábado:
    E agora José? Ou melhor, Chico?...

    ResponderExcluir
  7. A Besta que subiu do mar.
    Uma grande parte do Apocalipse é revelada no Apocalipse. É só querer entender.

    Apocalipse 13

    1 E eu pus-me (no meio das pessoas ,e vi surgir da vontade das pessoas um monstro formado por sete reinos e dez futuros reinos , e sobre os seus futuros
    Reinos diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.
    2 E a besta que vi era (astuta ) semelhante ao leopardo, e os seus pés (esmagava seus opositores ) como os de urso, e a sua boca como a de leão (pois falava com tanta fúria que ninguém ousava contrariála ); e o imperador romano deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.
    3 E vi ( que o império romano estava em declínio por causa dos ensinamentos do evangelho ), mas as desavenças foi amenizada; e toda a terra se maravilhou após a igreja assumir o poder.
    4 E adoraram o imperador romano que deu à igreja o seu poder; e adoraram a igreja , dizendo: Quem é semelhante à igreja ? Quem poderá batalhar contra ela?
    5 E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por (1260 anos , desde a queda de Roma no ano 476 até a prisão do papa Pio VI no ano 1798).
    6 E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.
    7 E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo ( da América, África, Ásia , e língua, e nação.
    8 E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida de Jesus que foi morto desde a fundação do mundo.
    9 Se alguém tem ouvidos, ouça.
    10 Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.

    ResponderExcluir