14 de maio de 2009

É ESTE O ÚNICO DIA DE SALVAÇÃO?

Por Mario L. Pereira Dalmao

Todos os que não tiveram a oportunidade de ouvir o Evangelho devido a políticas e religiões contrárias, estão irremediavelmente perdidos? Cada alma está sendo disputada corpo a corpo numa luta entre Deus e o diabo? Se for assim o diabo parece mais poderoso que, porque são mais os que se perdem dos que se salvam. Por que Deus não opera com todas suas forças para salvar a toda a Humanidade? Simplesmente porque hoje não é o único dia de salvação!

Durante os setenta anos da ditadura comunista na Rússia foi impossível ouvir a voz de Deus naquele país. O mesmo problema acontece hoje na China. Agora, veja no mapa quantos países muçulmanos existem. Depois, quantos países “cristãos” impedem a pregação do verdadeiro Evangelho, e faça a soma dos bilhões de habitantes no mundo que são totalmente desconhecedores da Mensagem de Deus. Que acontecerá com eles?
Não nasceram ali por vontade própria e não ouviram porque os governos agem violenta e cruelmente contra toda pessoa que apenas menciona o nome Deus. Estas pessoas estão eternamente perdidas? Isto é mais grave do que podemos imaginar.
A Bíblia diz que todo aquele que pecar, morrerá. E todas estas pessoas, como qualquer ser humano, é pecador e pode que por instigação do próprio governo, se aperfeiçoa diariamente no pecado. Que acontecerá com esta pessoa quando morrer? Pela própria Palavra de Deus vemos que ele ressuscitará e será julgado. Abrir-se-á o Livro da Vida e seu nome não estará lá e a única coisa que o infortunado dirá é: -“Eu não sabia nada disso!”
Que é o que fará Deus com ele? O condenará a morte eterna? E no meio do desespero e do pranto, ele ainda diz: -“Se me tivessem anunciado me teria arrependido e teria sido um verdadeiro cristão!” Implorará por socorro, por uma chance, mas, até hoje nunca ouvi disser o que acontecerá com uma pessoa assim. Geralmente o que se prega é que se não ouviu, está perdido e ponto final.
Um grande pregador que tem um programa a nível mundial, não soube responder a esta pergunta feita por um telespectador. E se o cristianismo está tão confuso em todas suas doutrinas, não é de estranhar que não possa responder a esta pergunta porque não conhecem o próprio Deus que pregam!

Os gentios estão sem esperança?

Voltemos um pouco para atrás. Vejamos a nossos antepassados. Eles viveram numa época em que não haviam Igrejas Evangélicas e nem se conhecia uma Bíblia. Talvez a única que existia na cidade era a que estava no púlpito da Igreja Católica, e ninguém podia nem sequer toca-la! Vamos supor também que eles não eram maus. Eram pessoas maravilhosas de sólidos padrões morais, como o era naquela época. Sua quarta, terceira, segunda e primeira geração – desde os últimos, que talvez chegou a conhecer pessoalmente. Seus parentes, incluindo seus pais – seja sincero – não ouviram nada sobre Salvação. Crê sinceramente que estão perdidos?
O problema é que não podemos afirmar nem ensinar nada que contradiga à Palavra de Deus e sabemos que a Salvação inclui ouvir o Evangelho, arrependimento e aceitação de Jesus Cristo como Salvador pessoal. Nenhum deles fez isso.
“Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei” (Ezequiel 3:18).
“A alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:4).
“O salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23).
“... e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará” (Ecl. 11:3). Ou seja, se morreu sem salvação, ficará sem salvação!
Depois disto pense nos seus seres queridos que morreram sem ouvir o Evangelho. Como podem ser salvos quando a Palavra claramente os condena? Se pregarmos a um Deus misericordioso, justo e clemente, como pode Ele fechar as portas na cara deles? Acaso não pensaram os Seres Divinos nessa possibilidade quando traçaram o Plano da Criação do Homem e da sua Salvação?
Se os “salvos” foram “predestinados desde antes da fundação do mundo”, como é possível que não foi tida em conta essa possibilidade? E CLARO QUE FOI!
Deus sabia perfeitamente que Satanás agiria para confundir, tergiversar e até impedir a pregação do Evangelho, e que por sua causa, a grande maioria morreria sem o conhecimento da Verdade. Mas, como pode Deus salvar a uma pessoa que morreu sem salvação, sem passar por alto as palavras de condenação? Comecemos a estudar este mistério e conhecer como o Senhor preparou um outro tempo de salvação para os que morreram inocentemente.
Observe como Paulo, em Efésios 2:11-12 fala dos gentios, quando escreve aos cristãos convertidos da Ásia Menor:
“Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios... Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados... e estranhos aos concertos [alianças] da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo”.
Evidentemente, os que ainda não tomaram conhecimento do caminho da salvação, nem do nome de Jesus Cristo, estariam agora sem esperança de salvação – poderiam estar perdidos para sempre se não houvesse nenhuma oportunidade de salvação futura. Seria Deus justo em condená-los, quando não puderam, por motivos alheios à sua vontade, ouvir a verdade?

O que Deus deseja para a Humanidade

Deus quer que toda a humanidade tenha a oportunidade de salvação: “... Deus nosso Salvador... quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (I Timóteo 2:3-4). Mas isto não significa numa salvação universal incondicional. Absolutamente, não!
Se hoje, os que se salvam passam pelo processo da Salvação, não será diferente com aqueles que morreram. Quando ressuscitarem não ouvirão: “Vocês estão salvos!”. A Bíblia não ensina que haverá uma salvação universal, incondicional, mas, todos os que morreram sem conhecimento, terão a chance da salvação da mesma maneira que a tivemos nós.
Observe o que diz II Pedro 3:9: O Eterno “é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”. É vontade ou desejo de Deus que todos cheguem ao conhecimento da verdade para que se arrependam e sejam salvos da punição do pecado – a morte.
Vejamos o caso de uma pessoa que hoje é salva. Ele é pecador e portanto, condenado a morte. Mas, ele ouve o Evangelho, crê que o Senhor Jesus morreu na cruz por ele, se arrepende e confessa ao Senhor como seu Salvador. Este é o único sistema pelo qual qualquer pessoa pode e poderá ser salva. Nem haverá salvação apenas por decreto.
A Bíblia fala de duas ressurreições. A primeira acontecerá com todos os que hoje são salvos e o resto da humanidade, só ressuscitará mil anos depois. O problema é: como poderão os ressuscitados após o milênio serem salvos, e aqui estão considerados todos nossos familiares que não ouviram a palavra, todos os que nasceram desde Adão e Eva e todos os que viveram em regimes contrários ou ignorantes de Deus.
“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (Apoc. 20:15).
Os que nunca ouviram o Evangelho, tampouco o aceitaram e se não fizeram isto – não podem ter seus nomes escritos no Livro da Vida! Se interpretamos este versículo assim como está escrito, ninguém, absolutamente ninguém, que nunca ouviu o Evangelho será salvo. Que é o que Deus quer? Que todos morram ou que todos se salvem? Deus não quer a morte do pecador e sim que ele seja salvo, mas para que isto aconteça é necessário que se arrependa e para ele poder arrepender-se – tem que ouvir o Evangelho!
Existe uma LEI DE DEUS que é completamente ignorada e mal aplicada quando pregada:
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16:15-16).
A partir desse exato momento fica decretado que a morte no Inferno só acontecerá depois de ter sido pregado o Evangelho e a pessoa ter feito a escolha: creu ou não creu; aceitou ou não aceitou; arrependeu-se ou não se arrependeu; batizou-se ou não se batizou.
Na lei penal civil de qualquer nação do mundo não existe castigo por incapacidade mental, acidente ou inocência. Com Deus acontece a mesma coisa? Claro que sim!
Uma criança de quatro anos vê um revolver e aperta o gatilho e mata a uma pessoa. Ela é condenada a pena de morte, prisão perpétua ou a longos anos na cadeia? Não! A mesma coisa com os acidentes que acontecem diariamente ou por crimes praticados por insanos mentais, ou por tantos exemplos que acontecem diariamente. Deus não condenará a uma pessoa que jamais ouviu o Evangelho.
Desde Adão e Eva os governos e as falsas religiões impediram que a Palavra de Deus fosse pregada. Todos os líderes de todas as civilizações, tanto pré como pós-diluvianas o impediram, e até hoje acontece à mesma coisa.
Então; por que diz ali que todo aquele que não tem seu nome escrito no livro da vida será lançado no lago de fogo? Quem são esses que serão lançados no lago? OS QUE NÃO SE ARREPENDERAM!!! PORQUE ESSA É A CONDIÇÃO ESTIPULADA POR DEUS ANTES DE LANÇAR A UMA PESSOA AO INFERNO!!!
E a mesma coisa acontece com os salvos. Qual é a condição que se exige para ser SALVO? Crer e ser batizado. Se é um problema saber como os anteriores à cruz serão salvos, também é um mistério saber a partir de que momento as pessoas começaram a ser salvas. Sim. Porque a Lei determinada pelo Evangelho começou momentos antes da ascensão do Senhor ao céu. Então, que acontecerá com todos os que nasceram antes e são aparentemente de Deus?
Já ouvi disser muitas vezes que a SALVAÇÃO começou somente a partir do momento da cruz, e que todos os que nasceram antes – estão perdidos!
Se isso for assim – Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Josué, Jó, Davi, Elias, Daniel e todos os santos homens de Deus do Antigo Testamento – estão perdidos! E alguns especialistas bíblicos afirmam que eles ficarão ressuscitados na Terra, enquanto os demais viverão eternamente no céu.
Se a condição que se exige é ARREPENDIMENTO, todos os salvos antes da cruz mostraram perante Deus que estavam arrependidos e foram santificados pelos meios que Ele determinou para antes da cruz, e viveram em obediência às Leis de Deus. Deus determinou como seriam salvos e o que deveriam fazer, e o primeiro foi ABEL! A Bíblia o chama “o justo Abel”. Ora! Como é que ele foi justificado? Não o fez por méritos próprios! Ele foi justificado pelo único meio determinado por Deus e ele o cumpriu. Qual é então, esse meio? A única coisa que permanece inalterável desde aquele dia até hoje: AS LEIS DE DEUS!!! ELE É O MESMO ONTEM, HOJE E ETERNAMENTE!!! (Hebreus 13:8).
Que significa isto? Que o caminho para a salvação foi, é e será unicamente por meio de algo imutável, que não perece nem envelhece: A SANTA LEI DE DEUS DADA A CONHECER AOS HOMENS POR MEIO DOS 10 MANDAMENTOS.
E antes que você coloque o grito no céu dizendo que jamais alguém poderá ser salvo por meio do sangue dos animais e dos sacrifícios, permita-me dizer-lhe que eu também comparto essa mesma opinião. Ninguém pode ser salvo pelo sangue dos animais, mas observe que quem estipulou o sangue dos animais para aquela época foi o próprio Deus e ela era necessária. Mas, jamais alguém foi salvo, se ele não se arrependia e não se afastava do pecado. Somente depois disto, é que o sangue derramado sobre ele lhe permitia a Deus cobrir seu pecado. Não é o rito, nem a liturgia que o salva, senão sua conduta antes (arrependimento) e depois (vida separada do pecado) que lhe permitia contar-se entre os salvos.
A natureza carnal é tão forte no homem que mesmo vendo a grandiosa obra de Deus, nem todas as pessoas se arrependerão, apesar de todas as chances e oportunidades que Deus lhes deu, porque se todos se arrependessem e preenchessem as condições para a salvação eterna, não haveria necessidade de se atirar seres humanos no lago de fogo descrito em Apocalipse 20:15 e 21:18 o qual destruirá o iníquo.
A passagem de Malaquias 4:1-3, absolutamente refuta a doutrina da salvação universal que provém de filosofias pagãs.
A doutrina de que as almas que cometeram certos pecados “mortais” vão para um Inferno onde sofrerão castigos eternos e que nunca morrerão, porque têm uma alma imortal (o que lhes permite sofrer sem morrer), não está na Bíblia.
Depois estão as outras pessoas que cometeram pecados “leves” ou “veniais” , e vão para o Purgatório. Tanto o Inferno como o Purgatório são lugares de tormentos, onde as pessoas também estão penando no meio do fogo, mas a diferença é que elas sairão dali algum dia, e suas saídas podem ser aceleradas de acordo a quantos ofícios religiosos “pagos” seus familiares fizerem aqui na terra. Desafiamos a qualquer pessoa que possa mostrar isto na Bíblia, pelo menos a palavra “Purgatório”.
Também está uma terceira categoria que são as de todos os homens que viveram antes de Cristo. Eles não estariam nem no Inferno, nem no Purgatório, senão num lugar intermédio chamado “Limbo”. Esta doutrina é tão descabelada que nem mesmo seus inventores puderam sustenta-la e faz pouco tempo o Papa decretou que O LIMBO NÃO EXISTE MAIS!
Esqueceu de duas coisas:
1) Definir para onde foram as almas que estavam no limbo.
2) Esqueceu de comunicar-lhe a Deus, que agora não sabe o que fazer com as almas que estavam lá.
Os teólogos usando sempre o sistema de interpretar um versículo isolado fora do contexto tergiversam as palavras de Jesus quando falou: “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna” (Mateus 25:46).
Aqui diz claramente “tormento eterno”. Não podemos afirmar nada contrário a isto, até porque quem o disse foi o próprio Jesus. Mas, as doutrinas do Inferno e Purgatório mencionadas anteriormente são exatamente as mesmas de todas as doutrinas pagãs e Jesus não estava corroborando isso. Se o sistema que se deve usar para uma interpretação escatológica é aceitar o que diz um versículo, vejamos agora Malaquias 4:3:
“E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o SENHOR dos Exércitos”.
Aqui diz que os ímpios se farão cinzas debaixo das plantas dos nossos pés, e este versículo é totalmente oposto a doutrina do sofrimento eterno no Inferno e que as almas jamais morrerão porque são eternas. Ele não deixará nem raiz nem ramos, o que significa a destruição total deles, incluindo sua memória ou qualquer coisa que nos possa lembrar deles futuramente. Em qual das duas devo crer?
“TORMENTO ETERNO” significa – morrer no lago de fogo uma segunda morte, sem a esperança de uma nova ressurreição! O tormento que sofreram quando ouviram a sentença de morte, o pavor ao ver as chamas e a dor sofrida quando suas carnes estejam queimando; será um tormento sem recompensa futura de ressuscitar e entrar na glória de Deus. Morrerá para sempre, eternamente.
Deus não determinou e jamais falou que alguém lançado às chamas do inferno será para ser purificado pelo fogo, para depois sair dali limpo e ter pagado até o último centavo de todas suas iniqüidades. Isto significaria acrescentar mais um sistema de Salvação, pelo fogo do Inferno, além do sangue de Cristo.
O problema fundamental continua sendo a salvação das pessoas que não ouviram o Evangelho, desde Abel até o último homem vivo. Há esperança para estes bilhões de pessoas que morreram na ignorância do verdadeiro Cristo? Claro que sim!
Deus deseja que todos alcancem a vida eterna. Por isso é a qualidade de “longânimo” de Deus. Longânimo quer dizer o contrário de “pavio curto”, não explode rapidamente. Ele é paciente, analisa todos os fatos e não tem pressa para julgar, não querendo com isto dizer que Ele é relaxado e displicente. Ele deseja que todos venham a aceitar Seu Caminho de Vida, como está registrado nas Escrituras Sagradas, a fim de tornar-nos Filhos nascidos do Espírito no dia da ressurreição.
O que confunde é que não entendem que hoje, Deus está salvando aos primeiros, e por isso são chamados de “primícias”. Estas pessoas ressuscitarão e receberão a plenitude do Espírito Santo. O resto da Humanidade ressuscitará depois de mil anos, mas, como nunca ouviram o Evangelho não poderão receber o Espírito Santo. Então; estas pessoas – OUVIRÃO O EVANGELHO - e depois terão que escolher livremente, se aceitam ou não, si se arrependem ou não, e se assim o fizerem, virá sobre eles o Espírito Santo, e os que não aceitarem – serão lançados no lago do fogo e destruídos para sempre!
Assim como nós tivemos que escolher, a mesma oportunidade lhes será dada aos derradeiros.

A atitude comum

“E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo” (João 12:47).
“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (João 3:17).
A crença comum é que Deus está livrando uma luta com o diabo por cada alma, e que os salvos de hoje, serão as únicas pessoas que entrarão na glória de Deus. Todo o resto estaria irremediavelmente perdido. Seria justo Deus, se condenasse a pessoas que nunca ouviram? Estão perdidos os habitantes de Sodoma e Gomorra? Nínive? Babilônia? Todas as antigas civilizações? Todos os pré-diluvianos? Acaso não estava eu na mesma situação deles? E se Deus me salvou (Glória a Deus!), porque não salva a eles também estendendo seu manto de misericórdia, como o fez com todos os salvos?
Nunca ouvi a alguém explicar como o mundo será salvo, nem explicar as palavras de Jesus:
“Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade” (Mateus 10:15).
“Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti” (Mateus 11:21-24).
“E tantos quantos vos não receberem, nem vos ouvirem, saindo dali, sacudi o pó que estiver debaixo dos vossos pés, em testemunho contra eles. Em verdade vos digo que haverá mais tolerância no dia de juízo para Sodoma e Gomorra, do que para os daquela cidade” (Marcos 6:11).
“Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas” (Mateus 12:41).
“A rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará; pois até dos confins da terra veio ouvir a sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão. Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; pois se converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que Jonas” (Lucas 11:31-32).
Você está vendo que aqui diz que os ninivitas estão salvos porque se arrependeram quando Jonas lhes pregou? Jesus não veio para salvar ao punhado dos que o aceitaram ao longo dos séculos, veio para salvar ao MUNDO.
Deus é Amor, pregam normalmente. Poderia você explicar como Deus sendo Amor, enviou um Dilúvio e acabou com o mundo antigo? A isso você chama AMOR? Se Ele quer, de fato, salvar ao mundo, por que os afogou? Você alguma vez pensou por que Deus fez isso e o que significa?
Deus é Amor, mas Ele disse que este novo mundo perecerá no meio do FOGO! E novamente formulamos as mesmas perguntas anteriores. E você jamais relacionou isto com a RESSURREIÇÃO DO MUNDO!
Todo Israel quando saiu do Egito, passou pela pelo mar Vermelho num gigantesco batismo nas águas, e ao andar atrás da nuvem, passaram simbolicamente pelo batismo no Espírito Santo.
“ORA, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de uma mesma comida espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto” (I Cor. 10:1-5).
Israel não sabia uma palavra de Bíblia quando saíram para o deserto, nem quando atravessaram o mar, nem quando seguiam a nuvem. Nem sabiam o que isto significava, mas era a maneira que Ele preparou para salva-los! Se nós somos salvos pelos batismos da água e do Espírito Santo; eles não poderiam ser diferentes!
O batismo nas águas significa o enterro do velho homem e da sua natureza pecaminosa, e assim como João batizou a Israel preparando-o para ouvirem o Evangelho pregado pelo Senhor, assim Deus teve que batizar ao mundo antigo, sepultando-o nas águas, para que - lavados das suas imundícies, possam ouvir o Evangelho que lhes será pregado quando ressuscitem.
E o fogo? Ora. Se a água significa o batismo nas águas, a detonação das bombas atômicas da profetizada 3a Guerra Mundial, transformará à Terra numa gigantesca bola de fogo, significando uma purificação do pecado e um simbólico batismo no Espírito Santo. A Terra será purificada por meio do fogo a primeira vez. Depois nós teremos outra purificação pelo fogo do lago de fogo, no fim, quando todos os não convertidos sejam destruídos.
Israel, na carne, viu, ouviu, comeu e andou com Deus. Mesmo assim, se rebelaram contra Ele e não o obedeceram. Os que assim procederam, morreram sem poder entrar na Terra Prometida. Tal como simbolicamente foi com Israel, assim o será com o resto da humanidade não salva hoje. Deus fará a mesma coisa, tanto com israelitas como com os gentios ressuscitados. Na carne verão a Deus e Seu Reino instalado e haverá os que se arrependerão e os que não se arrependerão. Para esses será o Inferno junto com Satanás, seus anjos, a Besta e o Falso Profeta.
Mas, por quê Deus não salva a todos hoje? Muitos se desesperam porque o esposo ou a esposa não se converte. Estão eles perdidos? E se os filhos não se convertem? Ou nossos parentes?
É evidente que você já deve ter feito todos os esforços possíveis para que se salvem, e aparentemente sem resultados. Por que Deus não os salva? Parecem cegos, não é mesmo? E de fato estão! Deus cegou-lhes o entendimento para que hoje não se salvem! Porque há outro tempo de salvação para eles, e nesse momento, você verá suas orações respondidas! Vejamos o que a Bíblia ensina a este respeito. Isto interessa a cada um de nós.

Por que a antiga Israel teve os olhos vendados?

Veja o que Moisés disse aos israelitas pouco depois de saírem do Egito: “E chamou Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Tendes visto tudo quanto o SENHOR fez perante vossos olhos, na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra; as grandes provas que os teus olhos têm visto, aqueles sinais e grandes maravilhas; porém não vos tem dado o SENHOR um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje” (Deut. 29:2-4).
O próprio Deus havia permitido que os olhos de Israel fossem vendados. Observe o que Deus disse que faria a Efraim, líder das dez tribos de Israel, depois que haviam pecado: “Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo. Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir. Assim, pois, a palavra do SENHOR lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem e se enlacem, e sejam presos” (Isaías 28:11-13).
O que havia feito a tribo de Efraim? Haviam pecado. E que foi o que Deus fez? Escondeu deles Suas Leis.
“Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo. Porque todas as suas mesas estão cheias de vômitos e imundícia, e não há lugar limpo” (Vs. 7-8).
Como resultado da rejeição do conhecimento que os israelitas fizeram, Deus cegou-lhes o entendimento:
“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” (Oséias 4:6).
Agora leia Ezequiel 20. Este é um capítulo de vital importância, que contém o resumo do relacionamento de Deus com o Israel rebelde e examine os versículos 11 e 12: “E dei-lhes os meus estatutos e lhes mostrei os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles. E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica”.
Mas, que fez o Senhor quando se rebelaram? Então leia os versículos 24 e 25:
“Porque não executaram os meus juízos, e rejeitaram os meus estatutos, e profanaram os meus sábados, e os seus olhos iam após os ídolos de seus pais. Por isso também lhes dei estatutos que não eram bons, juízos pelos quais não haviam de viver;...”
Vamos a repetir isto porque é muito importante: “Por isso também lhes dei estatutos que não eram bons, juízos pelos quais não haviam de viver;...”. Isto que acabou de ler passa totalmente desapercebido e é o miolo da questão quando se fala das coisas que foram abolidas na Lei. A Lei não foi abolida, senão as coisas que estavam no lugar de Cristo e estas leis – QUE NÃO ERAM BOAS!
Deus disse que os deixou seguir outras leis pelas quais não haviam de viver!
Qual foi a razão que levou a Deus fazer isto?
“E os contaminei em seus próprios dons, nos quais faziam passar pelo fogo tudo o que abre a madre; para assolá-los para que soubessem que eu sou o SENHOR” (Vs. 26).
Para que eles soubessem que Deus é o Eterno!!! Por toda a Bíblia, depois que descreve os castigos divinos, ela menciona o que Deus disse ser a sua razão ou seu propósito – para que relacionem pecado com castigo e para por meio dela se arrependam e se corrijam, e sejam perdoados.
Sim. Deus quer que todos o conheçam. Qualquer pessoa que rejeita o conhecimento será punido para que aprenda sobre Deus e Seu Caminho, por meio da dura experiência. Mas, qual foi a razão da cegueira de Israel? Estão eles perdidos para sempre?

Por que Deus cega?

O homem na sua natureza carnal se nega a obedecer a Deus e fazer à Sua Vontade: “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser” (Rom. 8:7).
“Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos” (Rom. 3:9-18).
“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gálatas 5:17).
Mesmo querendo obedecer a Deus, porque pelo entendimento quase todos acreditam que isso é bom, mas, querendo fazer o bem, fazem o contrário. (Veja também Tiago 1:14 e Salmo 81:11-12).
Todos os que hoje são salvos têm uma coisa em comum: todos entenderam que eram pecadores e que suas vidas problemáticas, derrotadas, sofridas e enfermiças eram uma conseqüência direta da vida pecaminosa que levavam. Arrependeram-se e pediram a Deus para serem SALVOS. Estavam cansados dos seus próprios caminhos. Quê e como fizeram para mudar de vida? Deus lhes abriu o entendimento por meio do Espírito Santo para que pudessem entender o Caminho da Salvação – porque eles pediram!
Este Espírito opera transformando suas mentes dando-lhes uma nova dimensão para que eles possam entender, aceitar e receber o poder de Deus para que possam ter a própria mente de Deus e seus mesmos sentimentos.
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,...” (Fil. 2:5).
Mesmo num solitário e árido deserto num país muçulmano, ou num país budista, comunista ou de qualquer outro “ista”, se alguém buscar e querer encontrar-se com Deus e clamar por salvação; esse será salvo, porque Deus jamais rejeitou um pedido de salvação, seja quem for, no lugar onde estiver. Ele enviará a um servo Seu que lhe falará e ele ouvirá e aceitará.
Que é o que se logra com a prática do pecado? Afastar-nos de Deus cada vez mais. Como resultado disto a vida vai ficando cada vez mais vazia, depressiva, angustiada, sem sentido, impotente, pobre e derrotada. E até onde vai? Até o fundo do poço!
Quando o indivíduo chega ao seu nível mais baixo, ele tem um natural desejo de morrer, porque o ponto álgido do pecado é o desejo da morte. E aqui temos duas alternativas: morremos no pecado ou lhe pedimos a Deus que nos salve. Todo intento de salvar a uma pessoa quando ainda não atingiu este ponto nunca deu resultado.
Que é o que temos que fazer? Deixar de pregar? Perguntar para as pessoas se verdadeiramente estão no fundo do poço? Não! Claro que não!!! Cada pregação é uma semente que colocamos no coração do ouvinte. Pode ser que hoje não aceite a Jesus como seu Salvador, mas o dia em que chegar ao nível crítico, ele se lembrará do que um dia lhe foi pregado, e então se voltará para o Senhor.
Satanás tem enganado às pessoas, assim como o fez com Eva, levando-as a rejeitar a verdade e a fazer o que parece certo aos seus próprios olhos, induzindo-as a desejar o pecado e a violar as leis de Deus. É assim que Deus lhes venda os olhos – não para destrui-las, mas para trazê-las ao arrependimento (leia todo o capítulo 1 de Romanos).
Falando da cegueira de Israel Paulo disse: “Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia” (Rom. 11:32).
Está vendo? Todos estão perdidos por causa da desobediência, mas Deus tem e terá misericórdia – de todos! Portanto, a Israel antiga não está perdida para sempre. A sua hora de salvação ainda não chegou.

A criação do caráter leva tempo

A Criação de Deus ainda não está completa, mas nada do que fez se compara ao que está criando – o CARATER SANTO DE DEUS NO HOMEM! E Ele sabe que isto requer tempo para se formar. Qual é o desejo ou o propósito de Deus em desenvolver este caráter?
“Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre” (Deut. 5:29).
Deus não tem pressa de salvar a todos, até que hajam aprendido sua lição. Esta é a razão de por quê Deus concedeu 6.000 anos para a humanidade aprender. Até que a Humanidade não chegue ao fundo do poço, ela não poderá ser salva – PORQUE NÃO VÃO QUERER NEM ACEITAR!
E Deus teve essa paciência com seu próprio povo Israel. Nos livros dos Juizes e de Reis, o Eterno deixou que experimentasse várias formas de governo humano. Eles tinham que experimentar o que é o governo humano. E onde foram parar? No exílio até hoje!
E desde Adão se inventaram todos os tipos de governo imagináveis e nenhum deu certo. Nenhum deu ao seu povo Paz e Felicidade, a não ser por pouco tempo, enquanto tinham mais poder que seus inimigos. A paz que o homem conhece é apenas pelo poder das armas.

Cristo não procurou converter a todos

Jesus pregou o Evangelho e multidões o seguiam. Mas, quando Ele morreu, ficou sozinho. Convidou a 500 pessoas para estarem no cenáculo para receberem o Espírito Santo, mas apenas 120 compareceram. Só essa quantidade de pessoas conseguiu salvar durante todo seu ministério? Alguma coisa deve estar errada.
Tem certeza que o Pai ouvia as orações dEle? Orou pedindo a salvação de Israel e do mundo? Se fez isso, por que o Pai não respondeu? Entendiam os discípulos o que ele falava? Chegou a falar Jesus que seu Pai estava fazendo o possível para salvar às pessoas mas não conseguia porque o diabo era mais forte? Deixe que a Bíblia responda a estas perguntas.
“Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos, porque assim te agradou” (Lucas 10:21).
“Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste” (João 11:42).
“E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido” (João 6:65).
Assim que o conhecimento divino foi escondido dos sábios e dos entendidos e revelado ao crente convertido. Também se afirma que “sempre” o Pai o ouvia e que toda pessoa que se salva foi trazida por Ele. Então, por que esconder a Verdade?
“E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados” (Marcos 4:11-12).
Você consegue entender o significado deste versículo? Ele não queria salva-los! Jesus freqüentemente falava por parábolas para que a verdade fosse vedada aos estranhos, e não para torná-la mais clara. Embora hoje seja mais fácil compreender cada uma delas, não foi assim quando ele as pregou. Veja só que nem seus discípulos entendiam e necessitavam de uma posterior explicação em particular. Mas, por que esse mistério? E o pior – propositadamente! Tem que haver uma resposta!
O homem é, dentre todas as coisas físicas que criou, várias vezes superiores por causa da sua habilidade de raciocínio e criatividade. Mas, em comparação com a habilidade de Deus, o homem não tem idéia da sua inabilidade para governar-se a se mesmo e ao mundo! O Pai quer que desenvolvamos nossa iniciativa e habilidade para um dia estarmos aptos para fazê-lo. Mas, hoje Ele quer que reconheçamos que Ele é o ÚNICO a quem devemos recorrer para solucionar nossos problemas, e que Suas Leis são as melhores que existem e que só Ele é o legítimo Governante da Terra. Ele quer que saibamos que precisamos do Seu próprio Espírito dentro de nós (Atos 2:38).
Cego espiritualmente, o homem ensaiará todas as possibilidades de governo e sempre fracassando. Ao tomar posse do poder o homem se desenfreia atingindo os mais altos índices de crueldade, tirania, cobiça e corrupção. Nunca usou o poder em benefício dos governados. A História são rios de sangue provocados pelos atos mais monstruosos e inimagináveis. Toda realidade superou a ficção.
Estes mundanos governantes não governarão o Mundo do Amanhã. Quem o fará? Os SALVOS, porque para isso foram chamados. A natureza humana é incontrolável e insaciável. Por meio do Espírito Santo, estas pessoas a controlaram e dominaram, e ao controlarem seus corpos se tornam aptos para dominarem aos outros. Eles podem ensinar os princípios que regem tanto a vida material como a física porque têm experiência e vivem seus resultados. Eles morreram para os desejos carnais e sepultaram o velho homem no batismo de Cristo e apresentam seus corpos como um sacrifício vivo para que Deus realize Sua Vontade.
Deus não está treinando a todo o mundo para governar. Os eleitos serão Reis e Sacerdotes e governarão com Cristo durante mil anos.
“E, ouvindo eles estas coisas, ele prosseguiu, e contou uma parábola; porquanto estava perto de Jerusalém, e cuidavam que logo se havia de manifestar o reino de Deus. Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois. E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha. Mas os seus concidadãos odiavam-no, e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós. E aconteceu que, voltando ele, depois de ter tomado o reino, disse que lhe chamassem aqueles servos, a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando. E veio o primeiro, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu dez minas. E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade. E veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas. E a este disse também: Sê tu também sobre cinco cidades. E veio outro, dizendo: Senhor, aqui está a tua mina, que guardei num lenço;...” (Lucas 19:11-20).
“E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém” (Apoc. 1:6).
Jesus nunca afirmou, nem uma vez, que o mundo todo seria chamado à salvação nesta época. Ele disse na sua oração: “... não rogo pelo mundo” (João 17:9).
Paulo disse: “Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados” (I Cor. 1:26).
Hoje, apenas os chamados são os primeiros: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44)
Sempre chamo a atenção para as traduções e como muitos não encontram nela o que pregam, entortam e acrescentam para pôr na boca de Deus uma coisa que Ele não diz. Um dos versículos mal traduzidos é II Cor. 6:2:
“(Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação).”
No original grego, o artigo “o” não se encontra. Como seria então a tradução correta?
“(Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora tempo aceitável, eis aqui agora dia da salvação).”
Como pode ver, muda todo o sentido. Hoje é tempo de salvação e dia da salvação, mas não significa o único tempo e o único dia.
Aqui, Paulo usa uma cita de Isaías 49:8: “Assim diz o SENHOR: No tempo aceitável te ouvi e no dia da salvação te ajudei, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, para restaurares a terra, e dar-lhes em herança as herdades assoladas;...”
Este texto, tampouco traz o artigo definido “o”. A primeira parte deste versículo quer dizer isto:
“Ouvi-te em tempo (não diz NO único tempo) aceitável e socorri-te em um dia (não no único dia) de salvação”.
Sem dúvidas, este é O DIA DE SALVAÇÃO para os que foram chamados, cujas mentes foram abertas por Deus para conhecer a verdade. Agora é a oportunidade deles – o momento oportuno para se qualificarem para o Reino de Deus. Este é O DIA DE SALVAÇÃO para eles. Porém; não é o dia de salvação para a grande maioria, pois terão à sua oportunidade – a primeira e única – em tempo futuro. Hoje é um dia de salvação, mas não é o único.
Leve também em consideração que se fosse o único dia de salvação nos dias de Paulo – então – nós não teríamos a oportunidade porque faz muito tempo que passou aquele dia. Assim como Paulo estava citando uma antiga Escritura de mais de 500 anos, hoje, 2000 anos depois dele, continuamos a cita-la, porque ainda hoje é o “dia” ou tempo de salvação.
Veja um caso concreto que aconteceu.
“E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram. E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o SENHOR lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia” (Atos 16:13-14).
Chegando Paulo em Filipos, não sabendo como começar a pregar naquela cidade e achar os primeiros prosélitos, achou por bem caminhar pela beira do rio para ver se havia alguém orando e lendo os pergaminhos, porque era dia de Sábado. Os que eram de Deus faziam isto e como era um dia de trabalho para os demais, eles eram os únicos que aparentemente estavam a passeio e descansando.
Então, ele enxerga um grupo de mulheres gentias, que estavam orando. Aproximando-se a elas começou a falar-lhes do Senhor Jesus e do Evangelho. Agora veja o que aconteceu. Nenhuma das outras mulheres entendeu o que Paulo pregava, mas Deus lhe abriu o coração a Lídia para que entendesse. E que aconteceu depois?
“E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao SENHOR, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso” (Vs. 15).
A casa de Lídia se converteu na Igreja de Filipos e Lídia foi sua grande coluna. Cabe perguntar-nos: Por que Deus lhe abriu o coração somente a Lídia? Por que às outras não? Eram elas ímpias, indignas de salvação? Não estava querendo Deus abrir ali uma Igreja e ajuntar a maior quantidade possível de pessoas?
Que foi da vida das outras? Salvaram-se depois? A Bíblia não diz. É provável que depois se tenham salvado, mas, se não foi naquela época, elas não estão perdidas, Deus as salvará depois. Naquele dia, Ele queria salvar apenas a Lídia, porque a necessitava.

Espiritualmente cegos

Assim percebemos que a grande maioria dos povos continua cega ainda hoje. Vejamos um sonho de Nabucodonosor: “Eis, pois, as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: Eu estava assim olhando, e vi uma árvore no meio da terra, cuja altura era grande; crescia esta árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até ao céu; e era vista até aos confins da terra. A sua folhagem era formosa, e o seu fruto abundante, e havia nela sustento para todos; debaixo dela os animais do campo achavam sombra, e as aves do céu faziam morada nos seus ramos, e toda a carne se mantinha dela” (Daniel 4:10-12).
Babilônia foi o berço de todo o que podemos chamar de falsa religião e já havia servido de base para a religião egípcia quem adotou suas doutrinas e lhe deu um aspeto científico que para muitos é irrefutável. Só que neste sonho, Deus lhe está revelando a Nabucodonosor, que o sistema político, econômico, social e religioso instalado no seu governo, cresceria, superando os limites territoriais e se estenderia por toda a Terra. Por quanto tempo?
“Então Daniel, cujo nome era Beltessazar, esteve atônito por uma hora, e os seus pensamentos o turbavam; falou, pois, o rei, dizendo: Beltessazar, não te espante o sonho, nem a sua interpretação. Respondeu Beltessazar, dizendo: SENHOR meu, seja o sonho contra os que te têm ódio, e a sua interpretação aos teus inimigos. És tu, ó rei, que cresceste, e te fizeste forte; a tua grandeza cresceu, e chegou até ao céu, e o teu domínio até à extremidade da terra. E quanto ao que viu o rei, um vigia, um santo, que descia do céu, e dizia: Cortai a árvore, e destruí-a, mas o tronco com as suas raízes deixai na terra, e atada com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo; e seja molhado do orvalho do céu, e a sua porção seja com os animais do campo, até que passem sobre ele sete tempos; esta é a interpretação, ó rei; e este é o decreto do Altíssimo, que virá sobre o rei, meu senhor: serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo, e te farão comer erva como os bois, e serás molhado do orvalho do céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. E quanto ao que foi falado, que deixassem o tronco com as raízes da árvore, o teu reino voltará para ti, depois que tiveres conhecido que o céu reina” (Vs. 19-26).
Sete tempos seria o período de domínio do babilonismo em toda a Terra. Quantos anos são sete tempos? Um tempo é 1 ano. Portanto, sete tempos são sete anos. Quantos dias tem um ano bíblico? 360 dias.
360 dias x 7= 2520 dias. Aplicando o princípio bíblico de 1 ano por cada dia – temos: 2520 anos. Este seria o tempo em que o babilonismo será o sistema mundial!
Babilonismo também significa – confusão. Neste caso, confusão religiosa oposta a Deus. O babilonismo envolve espiritismo, magia, idolatria, parapsicologia, bruxaria, adivinhação, astrologia, adoração ao Sol, dia de repouso, festas pagãs.
Neste sonho, que é uma profecia, encontramos o princípio da dualidade. Literalmente isto se cumpriu na pessoa do rei. Sete anos depois Nabucodonosor sofreu o castigo divino e ele transformou-se numa besta e comia capim. Ficou todo esse tempo ao relento, mas o seu trono e seu reino ficaram intacto. Passado o tempo de castigo foi restaurado e novamente assentou-se nele.
E agora a parte espiritual, e toda profecia aponta para dois períodos: para o momento em que acontece e PARA O FIM DOS TEMPOS, QUANDO SE CUMPRAM OS 2520 ANOS!!!
Este é o tempo que Deus determinou para que a falsa religião babilônica domine o mundo e se estenda por ele, começou com Nabucodonosor e quando se cumpram os 2520 anos, um anjo descerá do céu com uma corrente na mão e amarrará – a quem? Evidentemente não será a Nabucodonosor, porque ele morreu pouco depois, mas ao inventor, patrocinador e sustentador do falso sistema religioso mundial, que mantém ao mundo cego espiritualmente. Veja Apocalipse 20:1-3:
“E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo”.
Onde está hoje a Humanidade e todas as religiões, incluindo as insuspeitáveis Igrejas Evangélicas?
“E DEPOIS destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória. E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável. Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias. E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela” (Apoc. 18:1-5).
Quem está no meio da Babilônia, junto com as demais falsas religiões? Os espíritas? Umbandistas? Católicos? O aviso de Deus não é para eles, pois nunca se denominaram povo de Deus, nem levam o nome de Cristo, mas, por incrível que pareça, os próprios crentes. Acha isto inconcebível? Então, como começa o livro de Apocalipse? Com sete cartas enviadas por Jesus para que seus dirigentes abandonem o babilonismo que os identifica!
Jesus, antes de começarem os acontecimentos apocalípticos, restaurará Sua Verdadeira Igreja fundada no dia do Pentecostes, comprada e lavada com seu sangue precioso!
A besta (o Império Romano restaurado) e o falso profeta (o líder do babilonismo) arregimentarão um exército de duzentos milhões de soldados para destruir Israel. E quando o tenham vencido e estejam matando a todos, o Messias descerá dos céus para salvar ao seu povo, e estes soldados pararão de matar judeus encurralados e apontarão suas armas para o Senhor, que instigados pela besta e o falso profeta acreditarão que Ele é o Anticristo (Apoc. 17:13-14).
Naturalmente, aqueles que estão cegos para a verdade podem ter a salvação agora, se fervorosamente rogarem a Deus para que lhes mostre o Caminho e desejosos o seguirão. Quantos têm a coragem de agirem assim? Apenas um número relativamente pequeno nesta época receberá salvação:
“E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontram” (Mateus 7:14). Estes serão utilizados para ensinar, reinar, e julgar à aqueles que serão chamados mais tarde durante o Milênio (Apoc. 1:6; I Cor. 6:2).
E o que dizer da grande maioria que nunca teve uma oportunidade? Estaria condenada porque foi impedida de ver o caminho que leva á salvação? Bem. Como Deus é justo, e foi Ele quem permitiu esta cegueira da grande maioria, então Ele terá que removê-la para lhe dar a oportunidade – pela primeira vez – não pela segunda. Porque foi isso que prometeu fazer: “E destruirá neste monte a face da cobertura, com que todos os povos andam cobertos, e o véu com que todas as nações se cobrem” (Isaías 25:7). Noutras traduções diz “E destruirá neste monte a máscara do rosto, com que todos os povos andam cobertos, e o véu com que todas as nações se escondem”.
Isto significa que tirará o véu das trevas espirituais de todas as nações, incluindo o próprio Israel
Não é estigma nem humilhação para os seus familiares queridos e outros que estejam entre os que estão cegos agora. O Plano de Deus requer a remoção da cegueira de somente alguns nesta época. Essa responsabilidade é de Deus. Isto não quer dizer que não devemos orar e lutar pela salvação dos nossos entes queridos. Nada disso!!! É necessário que você lhes pregue uma vez. Isto significa “colocar a semente no coração” da pessoa. O resto não é obra sua e nem a poderá fazer. O resto é com Deus. Que deve fazer agora? Orar, jejuar e clamar a Deus para que os converta. É necessário que os deixe nas mãos dEle.
Agora, viva os dias em santidade mostrando para eles, a cada dia, o que é cristianismo. Uma personalidade verdadeiramente cristã é extraordinariamente notável e todo o bairro o notará, e até seus patrões e companheiros de trabalho. Por ser cristão, você terá paz, um elemento estranho e desconhecido para eles, e como a cada dia se afundam no pecado, têm menos; então, vão querer ser como você!
“Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos” (I Cor. 7:14).
A mulher crente deve entender que se o seu marido não se converteu, ela salva ao marido incrédulo, porque formam uma única carne perante Deus. Da mesma maneira, o marido crente salva à mulher incrédula. E os pais salvam aos filhos incrédulos. E o filho crente salva à família inteira. Porque Deus chamou somente ao SALVO daquela família.
Uma vez fizemos um levantamento nas congregações para saber quantos primogênitos (primeiro filho do casal) havia e tivemos uma grande surpresa. A maioria dos filhos convertidos é exatamente o filho maior do casal. Pode fazer este levantamento em qualquer congregação e verá que é rigorosamente exato. Por que isto? Porque Deus disse: “Meus são todos os primogênitos”.
Em vez de “filhos imundos”, outras traduções dizem: “bastardos”, ou seja, filhos sem pais conhecidos, ou neste caso, filhos fora da Família Deus.
Se Deus salva aos pais tem que salvar aos filhos e vice-versa. Agora, quando vão ressuscitar nossos familiares incrédulos? Evidentemente não agora na primeira ressurreição, mas na segunda, quando terão a chance que Deus lhes dará, porque eles terão que passar por todo o processo da Salvação.
Mas Deus não pode salvar a quem rejeita o Evangelho, e concordamos com isto. Como Deus pode salvar a uma pessoa que odeia tudo o que a Deus se refere? Isto seria como estar casado eternamente com uma pessoa de quem jamais esteve apaixonada nem a ama. Ninguém vai querer uma vida eterna desse jeito e Deus tampouco o permitirá. E se nossos parentes ouviram o Evangelho e não o aceitaram? Antes de responder a esta pergunta, permitam-me perguntar-lhe se de fato, eles ouviram o VERDADEIRO EVANGELHO? Se o que eles ouviram foi o que se prega normalmente, então não o ouviram e jamais conheceram a verdade.
Se ouvirem o verdadeiro e não aceitaram, a situação deles se complica, mas eu não me atrevo a dizer que estejam perdidos, senão que devemos ter em conta ao GRANDE TRONO BRANCO que estará reunido para decidir e julgar cada caso como este. Se eles, de fato, rejeitaram com todo conhecimento, quando ressuscitem, estarão irremediavelmente perdidos. Mesmo assim, enfrentarão um julgamento.

Salvação no Milênio

Os seis mil anos que Deus determinou como sendo o “Tempo do Homem”, estão chegando ao fim. Neste período, ele teve todas as oportunidades de inventar e pôr em prática todos os tipos imagináveis de governo, mas
até hoje nada deu certo. O próprio sistema cairá sobre ele mesmo, sepultado pela desigualdade, corrupção, miséria, fome, poluição e violência. O Homem está aprendendo que sem a ajuda de Deus é impossível governar-se e a Bíblia descreve este fim como um mar de sangue, porque a única coisa que aprendeu foi a fazer guerra.
Um país pode não ter dinheiro suficiente para educação, saúde e habitação, mas pode dedicar até 90% dos seus ingressos para comprar armas e não as compra para tê-las armazenadas. Em 1970, cada habitante do mundo tinha 500 quilos de pólvora estocada sobre sua cabeça. Hoje, essa quantidade multiplicou-se muitas vezes e até o país mais pobre e diminuto do mundo possui um arsenal poderoso e pode enfrentar-se a qualquer outra nação.
E o mundo terá a oportunidade de experimentar todas elas. Brevemente os conflitos serão entre duas nações, depois, entre três ou quatro, depois entre blocos de nações, depois entre continentes inteiros e depois num grande, sinfônico e espetacular final, o mundo todo explode numa Guerra Total Atômica.
MAS ESTE NÃO SERÁ O FIM DA HUMANIDADE! PORQUE CRISTO DESCERÁ PARA SALVA-LA!!!
“O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. Tu multiplicaste a nação, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa, e como exultam quando se repartem os despojos. Porque tu quebraste o jugo da sua carga, e o bordão do seu ombro, e a vara do seu opressor, como no dia dos midianitas. Porque todo calçado que levava o guerreiro no tumulto da batalha, e todo o manto revolvido em sangue, serão queimados, servindo de combustível ao fogo. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto” (Isaías 9:2-7).
O início desta passagem já se cumpriu uma vez, e se refere à Galiléia onde Jesus pregou. O povo que andava em trevas (na cegueira espiritual), resplandeceu a luz (o conhecimento espiritual). O menino mencionado aqui é o nascimento do Senhor Jesus que toma posse do Governo Mundial no seu retorno. Nesse dia começarão os mil primeiros anos do Reino de Deus e Ele volta no meio da Guerra Atômica Mundial, justamente para poder parar essa guerra, porque os próprios homens que a detonaram não poderão detê-la.
O exército de duzentos milhões de todas as nações reunido em Israel, é justamente a maneira que Deus encontrou para iniciar seu Reino, pois, a única coisa que o homem sabe para impor sua vontade, é por meio da força, e ele só aceita um pacto, se for vencido. As nações vencidas e derrotadas completamente, com todas suas poderosíssimas armas, se renderão e aceitarão as condições que o Vencedor impor: A PAZ MUNDIAL E A POSSE DOS SEUS GOVERNOS!!! O MUNDO SERÁ FORÇADO A SER FELIZ!!!
Assim como o vencedor assume o governo do vencido, assim Jesus assumirá o controle das nações vencidas para impor-lhes Suas Leis. Essa será realmente a hora determinada por Deus para começar a salvar os povos. A cegueira espiritual será removida: os povos verão claramente a misericórdia e o amor de Deus. Todos os que hoje estão cegos, mas que sobreviverem até o começo do Milênio, terão a sua primeira oportunidade para a salvação.
“E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele” (Judas 14-15).
No início do Milênio teremos dois tipos de seres humanos:
1) Os carnais. Um reduzido número de sobreviventes mundiais ficarão vivos, tão pequeno, que talvez seja apenas 1% de toda a Humanidade. A partir deste momento eles começam a repovoar a Terra, exatamente como Noé e sua família o fizeram. Entre os carnais vamos ver talvez o maior milagre de Deus. Pessoas irão saber que eles são israelitas pertencentes ao Israel perdido e eles serão trazidos para a Terra Prometida.
2) Os Santos. Estes são os ressuscitados em Cristo, os Salvos, que receberam a nova natureza espiritual, a plenitude do Espírito Santo e que se transformaram em Filhos de Deus. Estes são os que tomarão posse do governo das nações e governarão sobre os que ficarem vivos. Eles serão ensinados e obrigados a obedecer aos Mandamentos, Leis, Estatutos e Decretos de Deus, mas estas Leis não serão decretadas naquele momento, senão que serão as mesmas que Moisés escreveu e que pela obediência a elas os Santos se aperfeiçoaram. (Daniel 7:27; Lucas 19:17; Apoc. 2:26,27; 5:10).
O diabo será acorrentado durante mil anos e estes vivos não sofrerão sua influência. Estas pessoas não serão imortais, mas aprendendo a viver de maneira santa não morrerão jovens, senão, centenárias. Todos os que nascerem e morrerem neste período, ressuscitarão junto com todo o resto da Humanidade, na Segunda ressurreição.
Com os Santos ressuscitados, Deus começa a dar cumprimento à profecia de Joel derramando sobre toda carne Seu Espírito Santo e a Terra começa a se encher do conhecimento do Eterno (Isaías 11:9).

Quando será salva a grande maioria?

“Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos” (Apoc. 20:5-6).
Agora vamos para os versículos 11-12: “E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras”.
Passados os mil anos, acontece a ressurreição de todos os mortos, desde Adão até esse dia. Os SANTOS serão os Juizes que estarão julgando no Grande Trono Branco, e começam agora a julgar a todos eles. Cada um deles ouvirá que de acordo às Leis Divinas todos são pecadores, e portanto, estão condenados a morte e seus nomes não estão escritos no Livro da Vida. O desespero será total e não faltarão as reclamações: “EU NÃO SABIA DISSO!!!” “TINHAMOS OUTRA RELIGIÃO” “EU FUI SEMPRE FIEL A DEUS PORQUE PRATICAVA CERTO O QUE ME ENSINARAM COMO VERDADE”, etc.
A Palavra de Deus diz que eles devem morrer, porque o salário do pecado é a morte, mas, ali entra A GRAÇA DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! A morte do Senhor foi por Ele ter carregado com TODO o Pecado da raça humana e o Pai descarregou sobre Ele toda Sua Ira. O castigo de cada um de nós foi sobre Ele e foi esmagado, moído por nossas transgressões (Isaías 53).
O Senhor Jesus ainda tem e ainda terá suas mãos e pés furados. Nesse momento, intercederá perante o Pai para que A GRAÇA DE DEUS venha sobre todos os ressuscitados e eles tenham a CHANCE de ouvirem o Evangelho, de terem um tempo para viver e ver o Reino de Deus estabelecido.
Satanás será solto para que volte a enganar a todos os ressuscitados, inclusive aos que nasceram e viveram no Milênio, porque eles viveram todas suas vidas, sem a tentação de Satanás e não conheceram seu sistema de vida. Os ressuscitados anteriores ao Milênio, testemunharão para os milenitas como foram suas vidas com ele e como os levou ao holocausto final.
“E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” (Apoc. 20:7-10).
Solto Satanás, ele parte para sua última oportunidade de combater a Deus e destruir a Humanidade. Novamente começa a tentar aos ressuscitados da mesma maneira que fez com Adão e Eva e como o fizera sempre com todos. Os fará lembrar das “coisas boas” que havia no passado: idolatria, feitiçaria, drogas, bebidas, cigarros, rebeldia, modas, imoralidade, etc.
Fará-lhes ver que se o antigo mundo fosse restaurado, seria um grande negócio! E muitos concordarão com ele. Mas, para que isso fosse possível, é necessário destruir a Jesus, a Cidade Santa e aos Santos. Fará-lhes acreditar que ele e seus demônios têm poder suficiente para isso e os arregimentará para o grande assalto ao Trono De Deus, da mesma maneira como antes o tinha feito com os anjos.
E assim como o reino angelical foi destruído, Deus novamente os destruirá por meio de um fogo vindo do céu que os devorará.
E que será daqueles que não se rebelaram? Sobre estes que rejeitaram a Satanás e o seu caminho de vida baseado na rebeldia e egoísmo, se qualificaram como aptos para receberem a Salvação e sobre eles virá o Espírito Santo e serão transformados em Santos, da mesma maneira como aqueles primeiros o foram.
A Terra havia sido purificada por meio das bombas atômicas e ela tinha virado uma gigantesca bola de fogo. Agora, depois da rebelião satânica, novamente a Terra está suja de pecado. Como ela será purificada novamente?
POR MEIO DO FOGO NOVAMENTE!!! Para poder entender isto tenha em conta duas passagens:
“Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Isaías 43:2). Como se aplica este versículo? Como pode uma pessoa passar pelo fogo e não se queimar? Veja este outro exemplo:
“Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo. E reuniram-se os príncipes, os capitães, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles” (Daniel 3:26-27).
Os três jovens que haviam sido lançados na fornalha ardente, cuja temperatura havia sido elevada sete vezes mais que a normal, nada sofreram e saíram de lá vivos, intactos e sem cheiro de fumaça. Por que isto?
Estas passagens foram escritas para que saibamos que Deus está até no controle do dano do fogo. Quando uma coisa arde é porque Deus o autorizou. Ele tem poder até para impedir a ação do fogo. Vamos aplicar isto para o tempo final. Agora não temos bombas atômicas nem incendiárias para usar. Qual será o fogo que Deus usará?
O único que estiver ardendo nesse momento! E qual é? O fogo do Inferno!!! O fogo do grande lago de fogo, será usado para purificar a Terra, porque é ele quem esteve destruindo o pecado até este momento. Grandes e gigantescas ondas de fogo se levantarão e passarão sobre toda a Terra purificando-a e Deus agindo para que nenhuma folha, nem nenhuma coisa desta Terra seja queimada, mas sim “PURIFICADA POR MEIO DO FOGO”.
Todas as coisas deste mundo: pessoas, animais, objetos e toda porção da Terra, passarão pelo fogo numa gigantesca purificação, e não serão destruídas. Se cumpre assim a Palavra de Deus que diz que no fim dos tempos o mundo pereceria por meio do fogo. Pereceu uma vez, e no fim novamente o fogo passou pela Terra não para destruir, senão para purificar.

Adão, Barrabás e os dois ladrões crucificados

Três passagens quase que desconhecidas pela interpretação correta, nos profetizam a Salvação da Humanidade. Adão, Barrabás e os dois ladrões crucificados, simbolizam este fato e o que aconteceu com eles, acontecerá no fim dos tempos.
Adão e Eva pecaram e eles não representam somente a pessoa deles, senão, a toda a Humanidade, porque eles são os Pais de todos os Viventes. Mas eles não morreram logo após o pecado. Por que? Porque um cordeiro inocente foi imolado no Paraíso e seu sangue cobriu seus pecados, de modo que eles ficaram vivos para poder procriar à espécie humana. Este cordeiro representa ao outro Cordeiro Pascoal que é o Senhor Jesus Cristo que daria sua vida para salvar a toda a humanidade e não somente aos que hoje são salvos.
Lembre que o nome Adão significa “HUMANIDADE”. O cordeiro ali sacrificado não salvou somente a Adão, salvou a Humanidade.
Agora vamos para o outro exemplo: Barrabás. Você acredita que Barrabás está salvo? NÃO!!! Você dirá no mais alto tom de voz. Como é? Tem você certeza?
Eu tenho a maior certeza de que Barrabás está salvo, apesar de todas as evidências. Não se jacta você de dizer que Jesus morreu no seu lugar? E no lugar de quem morreu Jesus? Por incrível que pareça, de Barrabás!
Ele era quem devia morrer na cruz por causa da rebelião que dias atrás tinha provocado e que acabou matando a mais de quinze mil judeus pelas tropas romanas. Ao tomar Jesus seu lugar na cruz, ele não representa mais à sua pessoa, senão que ele encarna a TODOS OS PECADORES DE TODOS OS TEMPOS.
A Lei determina que o pecador deve morrer, mas para que a graça de Deus permita a salvação é necessária a morte de um inocente. Neste caso a de Jesus. A morte do Senhor foi para carregar com TODO O PECADO DA HUMANIDADE E O CASTIGO QUE DEVERIA VIR SOBRE NÓS CAIU SOBRE ELE, PARA QUE NÓS TENHASSEMOS PAZ E FOSSEMOS RECONCILIADOS COM O PAI!!!
Barrabás passou sua última noite na mais espantosa angústia da sua vida. Morreria ao amanhecer. Ouviu ao carcereiro abrir a porta. A hora da sua morte tinha chegado, mas incrédulo, ouviu do guarda a ordem: “Saia. Você está LIVRE!”
- Como assim livre? Por que estou livre? Não vão me matar?
- Não! Jesus vai morrer no seu lugar. Ele vai pagar o preço da sua rebelião! E você pode ir tranqüilo para sua casa.
Nenhuma pessoa pode estar mais salva do que ele, mas, se arrependeu Barrabás? Aceitou a Jesus como seu salvador? Não. Provavelmente não. Ao menos a Bíblia não o menciona mais. Então, que salvação terá Barrabás? A oportunidade de ressuscitar e ouvir o Evangelho, porque ele representa a toda a Humanidade que foi crucificada na pessoa do Senhor.
Os dois ladrões que morrem na cruz, também representam a Humanidade. Jesus disse:
E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim” (Mateus 10:38).
"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;...” (Mateus 16:24).
Normalmente se prega que estes ladrões eram pessoas comuns que reagem diferentemente quando ouvem o Evangelho: uns aceitam e outros rejeitam.
Por favor, leia de novo estas passagens e o ato mesmo da crucificação. Se estas pessoas representam à Humanidade, cabe perguntar-nos em que momento a representam. Eles estavam crucificados com Jesus e haviam carregado suas cruzes, portanto eram discípulos!
Aparentemente haviam renunciado a eles mesmos e estavam seguindo ao Senhor!
A cruz estava significando, nesse momento, à última batalha espiritual livrada pela Humanidade após o Milênio. Ambos (representando à humanidade ressuscitada) são perdoados de morrer pela Graça de Deus. Ouviram o Evangelho e viram com seus olhos o Reino de Deus instalado. Agora tinham todo o conhecimento que anteriormente lhes havia sido vedado.
Souberam que eram pecadores e que Jesus tinha morrido no lugar deles para pagar a Deus Pai o preço do pecado. Estes ladrões haviam morrido por causa dos seus delitos, mas suas mortes não pagou o preço do pecado deles. Jesus estava morrendo junto com eles para pagar o preço deles e eles terem a chance da posterior salvação.
Depois de tudo, ambos representando à humanidade ressuscitada, decidem o eterno futuro. Ambos haviam ouvido, aprendido e estudado o que era o VERDADEIRO EVANGELHO e o estavam enxergando e experimentando. Andando nele! Mesmo assim, tinham que decidir.
Um aceitou e pediu a Jesus para entrar no Reino. Pediu a Ele Vida Eterna, porque queria ser igual aos outros salvos imortalizados e viver eternamente com Deus. Aceitou o sacrifício do Senhor – que fizera no seu lugar – e arrependeu-se.
O outro questionou, rejeitou.
Ambos se dividiram, separaram-se na frente do Senhor, mas com pleno conhecimento do que estavam fazendo. Um renunciou à cruz e seguiu a Satanás. O outro aceitou e seguiu a Jesus. Quando desceu o fogo do céu, um foi salvo, e o outro queimado para sempre.
Cada um de nós deverá passar pelo mesmo processo e tomar a decisão que definirá o lugar onde passaremos a vida eterna. Onde você estará?


----------------------------------------

Nunca se escreveu algo igual! Afirmamos isto com toda certeza! O CURSO BÍBLICO do Grupo Os Enviados de Deus é inédito e surpreendente. 12 lições empolgantes que o deixarão atônito e assombrado. Com a mais absoluta clareza entenderá as principais doutrinas bíblicas e terá um total entendimento do Plano de Deus para a Humanidade, a revelação das profecías bíblicas incluindo o Apocalipse e de como e quando será a triunfal Vinda de Cristo para instalar o Reino de Deus. Somente o enviamos por e.mail. Solicite o seu hoje mesmo a: mariopereiradalmao@yahoo.com.br


-----------------------------------

Colocar silicone, fazer plástica e lipoaspiração são atualmente as maiores preocupações e desejos das mulheres. Mas isto pode ter um custo muito alto! Além do valor monetário, você está correndo um grande risco de vida ou ficar com permanentes deformações. Você sabia que pode obter os mesmos resultados com produtos naturais, sem drogas, medicamentos, contraindicações e efeitos colaterais? Seu busto pode ficar perfeito, levantado, grande e firme - sem silicone!
Faça uma plástica completa, eliminando rugas, manchas, estrias, flacidez, acne, psoriase. É possivel restaurar o colágeno e a elastina da pele e ela ficar totalmente rejuvenescida.
Faça uma lipoaspiração - sem aparelhos e sem correr riscos de saúde - Reduza 1 cm em cada aplicação.
Use os produtos da Forever Livin Products. Informe-se hoje mesmo: mariopereiradalmao@yahoo.com.br



































Nenhum comentário:

Postar um comentário